Saturday, December 16, 2006

oculto 5º parte!!!

Antes de crowley a magia negra entre os jovens intelectuais dos estados unidos inaugurou-se em paris uma loja que pos em contacto alguns dos homens mais em evidencia da franca e da inglaterra com o porposito de cultivar o estudo do ocultismo: a famosa ordem aurea aurora que nao se dve confundir com a organizacao norte-americana que tinha o mesmo nome.

Sir richard barton elifas levi lord bulwer litn (iniciado pelo anterior) elisee reclus (o geografo famoso) papus e centenas de outros homens celebres em todos os ramos do saber afluiram com seus conhecimentos a famosa loja parisiense. Um dos novelistas ingleses dos nossos dias foi membro dela por muito tempo ate que sua saude foi gravemente afectada pela magia negra.
Tambem foi fundada na irlanda uma ordem chamda de rosa de prta para estudar e praticar a magia branca. Seu fundador foi um famoso poeta irlandes as suas reunioes foram dissolvids violentamente por um cura rural seguido por muitos dos seus fantasticos fieis armados.
Ordem da aurea aurora inspirou alguns ingleses afeicoados ao estudo do ocultismo com a ideia de constituir uma loja em londres a qaul se acredita tenha pertencido aleister crowley.
O fato de a policia encontrado um livro do ritual dessa loja esquecido num carro de aluguel foi a causa de a ordem da aurea britanico por avaliar que se tratasse de alguma obra rara mas ao serem conhecidos na sctland yard os detalhes do ritual causaram tao desagradavel impressao qeu se fez saber aos membros (da loja) desta vez como em tantas outras a policia nao andou certa pois estritamente ao estudo que se referia a magia branca ou seja o caminho do lado direito hoje definido como o da magia branca.
Crowley tambem fundou uma sociedade ocultista em vitoria (londres) que foi dissolvida por um padre jesuita. Aborrecido retirou-se para o esrangeiro para nao ser perseguido.
Uma loja goetica pratica actualmente seus ritos em stonehouse (e em outros suburbios de lodres como richmond e pactruy) e celebra a missa negra.
Os ritos satanicos ou sexuais proprios da magia degradada sao perigosos.
Annie besant disse:”lede os tantras se quiserdes a titulo de estudos sao mesmo muito interessants. Mas guardai-vos porque perdereis com eles a saude de vosso corpo e mesmo a vida se insistirdes em pratica-los”.
Os satanistas sao muito numerosos em roma onde existe uma loja poderosa que tem segundo se diz mais de dois mil ano de vida.
Nela tem sido praticados ritos que foram ultimamente proibidos pela autoridade policiais.

OS INCUBOS E OS SUCUBOS

Sao numerosas as lendas pagas que falam e contam do comercio carnal realizado por certas deidades cm seres humanos.
Jupiter possuiu alemene e semele thetis entregou-se a paleo e venus a anchises.
Para os cristaos da idade media jupter e seus olimpicos companheiros nao sao falsas lendas sao alguma coisa de real e tangivel.
Os demonios fazem muito mais que instigar os homens e as activo nas seducoes revestindo-se da forma feminina ou masculina para oferecer a todos a ocasiao de se perderem pelo pecado que expulsou do paraiso os nossos primeiros pais adao e eva. E isto nos tem sido transmitido desde tempos antiquissimos.
A religiao hebraica conta o mesmo desde as primeiras epocas do mundo e a igreja adotou o parecer dos rabinos na interpretacao do famoso capitulo do genesis em que fala dos filhos de jeocah que tinham por mulheres as filhas dos homens.
Os escrios dos teologosfilosofos e medicos da idade media estao cheios de narrativas detalhadas que dizem da uniao diabolica com seres humanos. A crenca foi geral e tao admitida que um escritor sagrado disse no seculo XVII - : “nao restaria senao demonstrar como os demonios podem ter comercio carnal com homens e mulheres mas o assunto e por demais obsceno para ser descrito nestas paginas”.
Geralmente o demonio tomava uma pessoa de um outro sexo e as vezes os dois alternativa e simultaneamente para saciar-se na idefesa vitima submersa em sono profundo. Homem ou mulher era cumplice involuntario perdia no transe sua inocencia sem que pudesse conhecer o ser invisivel que lhe fizera mal despertava depois encontrando a desventurada jovem em sua carne e em suas roupas provas veridicas do que lhe havia acontecido anteriormente.
Se os demonios tomavam o sexo masculino recebiam o nome de incubos e quando tomavam o feminino denominavam-se sucubos. A realizacao desse acto sexual era chamado incubato quando a mulher era possuida por um demonio-macho e sucubato quando o homem era possuido por um demoni-femea.
A palavra incubo provem do verbo latino incubare que significa estar em cima de alguem.
Em um manuscrito citado por ducange encontra-se a seguinte definicao:”incubi vel icubone” e uma especie de demonio que esta com as mulheres”.
A etimologia do sucubo so difere da anterior por ser expressa a atitude do demonio transformado em mulher.
As descricoes de casos de incubato abundam em todos os escritores dos seculos que passaram.
Sao bernardo redimiu a uma mulher casada de nantes que tinha comercio carnal com um demonio. Aproveitando a estada do santo na cidade a mulher foi confessar-lhe o que sucedia pedindo persignasse a noite e tivesse junto a si na cama o baculo de que fez entrega os resultados foram satisfatorios e fe-los triunfar realizando tambem um exorcismo efectuado solenemente na catedral com a presenca dos bispos de nantes de chartres. Estes dados foram encontrados em velhos manuscritos.
Santo thomaz nao duvidava de semelhantes prodigios diabolicos. Em seu tratado de teologia de fama universal e imperecivel ocupa-se extensamente das audacias lascivas do demonio dos incubos e suvcubos por isso nao se deve estranhar que naqueles tempos e nos posteriores se prestasse uma fe absoluta as coisas mais celebres doutores da igreja sem excluir os papas que eram e sao altos iniciados.
Muito mais que os delirios da feiticaria a vida ascetica e anti-natural dos conventos de freiras e frades fomentou a crenca nas aparicoes de diabos luxuriosos. Todas as religiosas disse bayle quando tem uma natureza mais ou menos lasciva o que esta de impuros que sao tentacoes feitas as nossas fraquezas para que pequenos mortalmente segundo a opiniao de antonio de orquemada inserida em alguns manuscritos.
Em 1545 magdalena da cruz abadessa de um convento de cordova foi ter com paulo III pedindo-lhe a absolvicao pelo pecado de haver-se entregue sendo menina a um espirito maligno que sob a forma de mouro negro a possuia ja ha trinta anos.
A aproximacao do incubo notava-se pelo excessivo alor que causava ao lugar do corpo onde tocava. A mistica angela de folingo tinha de precaver-se sem cessar contra as solicitacoes do demonio e confessava que quando ele se acercava sentia tal fogo em suas partes intimas que se via obrigada a aplicar nelas um ferro em brasa para extinguir o incendio de desejos suscitados pelo conacto diabolico.
E apesar do fogo interno e externo que os incubos comunicavam a sua vitima durante o incubato a espera do demonio era fria como gelo. Essa particularidade fizeram sempre notar todos os inquisidores e demonologos de todas as epocas. Spranger o celebre inquisidor alemao em seu “malleus maleficarum” (o martirio dos bruxos) conta numerosas historias de incubos e sucubos entre elas ha uma de um feiticeiro que coabitava dante de amigos sem que estes vissem a suvbcuba.
Foi pico de la mirandola que conheceu um sacerdote e tambem um mago negro chamado benito berna que com a idade de oitenta anos declarava ter tido relacoes sexuais mais de quarenta vezes com uma sucuba.
Gardano conta ainda de outro sacerdote que gozou carnalmente mais de cinquenta vezes com um demonio (como se fosse sua mulher).
Apesar de tantos exemplos e casos historicos certos demonologos negaram a existencia dos incubos e sucubos chamados respectivamente efialtes e hyfialtes dos incubos e sucubos chamados respectivamente efialtes e hyfialtes. Mesre agrippa e o medico alemao wier ilustre demonologo atribuem a maginacao exaltada pela continencia todos os casos em que inervem esses demonios nocturnos. As mulheres sao melancolicas – diz este ultimo pensam celebrar o ato de uma certa maneira quando so realizam em sonhos provocados pela carne constrangida.
Foram os mais ilustres medicos do seculo XVII do mesmo parecer e sem embargo enquanto se queimavam as bruxas que confessavam estar com o demonio continuavam discutindo nas academias sobre a existencia dos incubos e sucubos.
Estas unioes diabolicas dizia-se nao eram sempre estereis.
Spranger afirma que dessa copulas nascem certas criaturas de maior peso que outras mas sempre fracas e capazes de esgotar tres amas sem nunca ficarem satisfeitas. Nao obstante a opiniao geral consistia afirmacoes de santo agosinho sao crisotomo e sao gregorio contra a opiniaop de lactanio e jose.
Todas estas discriminacoes foram encontradas em velhos manuscritos e documentos que davam estas explicacoes. Por aquele tempo cumpriu-se na europa a sentenca que aguarda todos os que transpoem a porta do astral sem estar prevenidas pelos conhecimentos na pratica da alta magia.
As alucinacoes do mundo invisivel apoderam-se dos homens e dando corpo e vida as fantasticas criacoes do plano asstral prosam geracoes inteiras nas trevas do delirio e da mais desenfreada histeria.
Hoje podemos estudr o problema serenamente e sonhar os enigmas do ivisivel com animo imparcial e decidido que nos deixara indenes.
Segundo o celebre ocultista H. Ridley no icubo e sucubato devem-se distinguir quatro aspectos que sao os seguintes:
1ºa possessao involuntaria – na cama a vitima geralmente dormindo ou semidormindo sente um peso asfixiante e a sensacao de um corpo invisivel em cotacto com o seu do qual recebe ardentes caricias preliminares de uma copula esquisita que a deixa muito exausta e dolorida pela posse.
2º a possessao stanica – o bruxo ou a bruxa toma parte voluntaria no acto e evoca a sata para que apareca revestido do sexo oposto e a ele se entrega com tal fe e certeza do fenomeno qeu segundo relats veridicos e pelo visto em casos dos nossos dias o evocador demonstra gozar com a uiao demoniaca todos os prazeres que ela promete efectivamente com todos os efeitos fisiologicos de um coito normal e natural.
3º o comercio com os epiritos – e tambem uma possessao voluntaria e e ocasionada na maioria dos casos pela evocacao de uma pessoa amada recentemente falecida que aparece durante o sono ou estando a pessoa que evoca desperta para entegar-se com ela aos transportes amorosos e carnais.
4ºa possessao magica – entramos em pleno funcionamento das forcas astrais manejadas cientificamente pelo mago.
Este se projecta para o plano astrl e materializa seu corpo para ir possuir o objecto de seus apetites carnais.
Esta possessao deixa o dominio das alucinacoes para entrar no campo da magia experimental. Valendo-se de conhecimentos ocultos estabelece uma relacao astral com a pessoa por ele escolhida por um acto de feiticaria servindo-se de qalquer objecto pertencente a mesma . se tem cabelo um pano manchado com seu sangue roupa interior usada por algum tempo etc., tanto melhor. Em seguida o mago prepara os perfumes proprios para exaltar sua imaginacao e facilitar o acontecimento.
Depois procede a exteriorizacao do corpo astral intensificando e enviando em direccao a pessoa que se encontra dormindo. Afronta sem temor as involuntarias reaccoes do organismo sobre o qual tem sem ver o causador por mais vivamente que sinta seu contrato mas materializado e visivel que a mulher nao tem duvida de haver sido atacada por um homem em carne e osso a quem procurara inutilmente depois de passado o acto.
A primeira forma de possessao (possesao involuntaria) geralmente admitida nos seculos passados e presente e puro reduto ao qual favoreciam as preocupacoes da epoca ou por desequilibrios nervosos que aida hoje fazem muitas mulheres vitimas das mais raras aberracoes da sensualidade. Os desejos recalcados em um estado de desassossego tal que se desabrochavam pelo fanatismo religioso intensificavam-se criando no plano astral entidades que tomavam o aspecto daqueles mesmos temores. E assim diabolicas figuras (obsessoras) nascidas da imaginacao do obcecado assaltavam-no no comeco e durante o sono. E mesmo depois de acordado qaundo ja estava bastante condensada sua imaginacao persuadindo-o cada vez mais da positiva existencia deste fenomeno obtido atraves das obsessoes.
A sugestao hipnotica permite obter a reproducao dos mesmos casos sem nenhum trabalho.
Se actuarmops sobre uma pessoa impressionavel e lhe sugerirmos ideia do incubato ou sucubato teremos a observar um caso que em nada desmerecera os citados anteriormente.
Na vida do claustro e o papel de sugestao exercido pelas crencas religiosas que sustentam que o demonio e a origem e causa de todas as tentacoes que se verificam na propria vida dos santos provocadas por ncubos e sucubos. Quantro a impressioanbilidade neurotica e produzida pelo proprio regme do convento que ocasiona as circunstancias mais proprias para fazer vitimas de toda sorte de desequilibrios morais.
E nao possessao satanica ha um exemplo de aurto-facinacao exaltada pelo emprtego de certas cerimonias e substancias e tambem pela evocacao astral de onde vem as formas atraidas e intensificadas poderia deixar de dar um resultado com uma aparencia de realidade suficiente para que o bruxo ou bruxa acreditasse na verdqdeira presenca do demonio. Nao ha nada pois de incrivel que sem o com o diabo pois e tudo questao de magia e alta concentracao.
Quanto ao comercio com os espiritos tanto da direita como da esquerda nao ha duvidas a causa que o determina. Causado pelos prodigios realizados por um desejo ardente e continuo como no caso anterior o astral e a auto-sugestao intervem associando-se para determinar os resultados expostos. A influencia do astral e aqui mais directa e poderosa visto que chama a vida e nao a uma ideia melhor ou pior intensificada como a do demonio mas algo mais de um elementar que no invisivel contiua procurando oua entidade de voltar ao plano de existencia que deixou. Personifica-se primeiro enquanto dorme a pessoa que a evoca porque assim se acha em melhores condicoes para estabelecer o contacto astral mas depois de visoes conseguidas facilitara ao astral do morto novos e poderosos meios de materializar-se chegando o momento em que aparece em forma densa e realiza o acto sexual com todas as aparencias da realidade como se estivesse vivo de corpo quente.
Temos seguido ate aqui passo a passo as teorias do grande ocultista H. RIDLEY sobre esta materia. Vejamos agora o que dizem sobre a mesma mentalidades do talhe de H.P.BLAVATSKY fundadora da sociedde teosofica e o celebre pensador alemao dr. Franz hartman.
- “o incubo” disse a primeira “e o elemento masculino e a sucubo e o feminino e estes sao sem duvida alguma os fantasmas de demonologia medieval evocados das regioes invisiveis pela paixao humana”.
Actualmente chama-se es+piritos esposos e espiritos esposas entre alguns mediuns e espiritas. Mas ambos os nomes apesar de poeticos nao mpedem em nada aos ditos fantasmas de serem o que sao na realidade vampiros e elementos sem alma infimos centros de vida desprovidos de sentido. Em uma palavra: protoplasmas subjectivos quando os deixam tranquilos pois agem como seres inteligentes e malvados mago negro ou uma bruxa em trabalhos de magia negra.
Este seres foram conhecidos em todos os tempos e em todos os paises e os antigos podem relatar os dramas horripilantes representados na vida de jovens estudantes e misticos pelo pizachas como sao chamados na india milenar.
Segundo o dr. Franz hartmann estas entidades dividem-se em 3 grupos:
1º) parasits machos e femeeas que se trasnformam em elementos astrais do homem ou da mulher em consequencia de uma imaginacao lasciva e corrupta.
2º) formas astrais de pessoas falecdas (elementares) que de maneira consciente ou instintiva sao atraidas pelos luxuriosos manifestando sua presenca de maneira tangivel mas ivisivel e que tem comercio carnal com suas vitimas.
3º)os corpos astrais de feiticeiros ou bruxos que visitam homens ou mulheres para se unirem sexualmente.
Estas relacoes sexuais nao sao hoje em dia frequentes como na idade media naturalmente mas sao mais comuns do que geralmente se possa crer.
Os magos negros exercitados no desdobramento sao inumeros e abusam de seus poderes para satisfazer as suas baixas paixoes em suas experiencias.
Quando nao ha evocacao isto e qundo a possessao e involuntaria estas entidades astrais so se materializam em determinadas codicoes. Sao unicamente sentidas durante um estado de desequilibrio psiquico mas quando o doente recobra a saude deixam de manifestar-se porque de uma constituicao sa nao podem tirar os elementos necessarios para materializar-se e fazer realizar o que desejam.
Os incubos e sucubos podem ser pois o produto de uma psicose ou uma obsessao desejada.
A maginacao morbida cria uma imagem: a vontade da pessoa a torna objectiva e a aura-nervosa pode torna-la visivel e tangivel. Depois uma vez criada uma imagem esta atrai a si as influencias correspondentes da anima mundi.
Depois do acima trasncrito julgamos desnecssario continuar acumulado os pareceres de autoridades cientificas ou filosoficas para confirmar a existencia real e positiva desses seres lascivos desses espiritos apegados a terra que eram tidos como demonios na idade media e cuja missao era fazer entir o aguilhao da luxuria aos homens e mulheres mais castas.
So nos resta ao terminar este capitulo recomendar vivamente aos leitores a mais absoluta abstencao das praticas do incubato e sucubato pois suas consequencias sao terriveis.
Ai do imprudente que tenta franquear os umbrais do astral deixando-se cair pela vertente do erotismo pois vira num futuro muito proxmo a pagar muito caro usando desta forca que enfraquece o espirito e empobrece a alma. Do mesmo modo acontece a todos aqueles que recorrem a magia negra ou a quimbanda para trazer para si pessoas do sexo oposto.
Completando nossa informacao sobre o estudo do satanismo daremos mostra dos cantos liturgicosd que se ofereciam ao grnde bode nas grotescas cerimonias da missa negra.
No templo luciferiano de charleston em 1855 todos os sabados a noite celebravam-se terriveis evocacoes infernais e as quartas e sextas tambem a noite dizia-se a horrivel missa negra cantando entao o hino a sata que foi composto pelo poeta italiano josue carducci um dos mais vigorosos vates de seu tempo.
Apresentamos a traducao quase literal do hino cujo valor literario desaparece mas conserva completo e profundo sentido da rebeliao que encarna.

HINO A SATA

A ti imenso principio do ser materia
E espirito razao e sentimento.
Quando cintila o vinho no copo como a alma brilha no fundo da pupila
Quando correm a terra e o sol e trocam palavras de amor
E corre o espasmo de um himeneu invisivel
Que chega aos montes e fecunda a planicie
A ti chegam meus cantos atrevidos.
Eu te invoco o sata! Rei do festim.
Volta com teu hissopo vil sacerdote!
Volta com teus salmos!
Sata retrocede.
Olha como a ferrugem roi a mistica
Espada de miguel
E o arcanjo ja sem penas se despenca no vazio!
O raio gelou-se na mao do orgulhoso jehovah
Como uma chuva de plalidos msterios de planetas
Apagados!
Os arcanjos vao cando do alto do firmamento.
Na materia que nunca para rei do fenomeno
Rei da forma
Vive unicamente sata.
No relampejar tremulo de seu negro olhar esta
Seu imperio que aos que desviam atrai.
E ele que brilha com o sangue dos enforacados
Para que a breve alegria esmoreca.
E ele quem restaura a vida breve que
Prorroga a dor e o amor reanima.
Tu inspras o sata! O meu verso
Desafiando deus dos pontificies crueis e reis homicidas.
Por ti vivem agramancio adonis e astarteia
Qeu animam os marmores dos escultores
As telas dos pintores a lira dos poetas.
E o canto das serenas brisas de jonia deu a venus andromeda.
Por ti estremecem-se as palmeiras do libano
Ao ressuscitar o amante da doce chypre.
Por ti agitam-se as dancas e as cores.
Por ti as virgens desfalecem de amor ante
As odoriferas palmeiras da idumeia onde branqueiam as espumas chyprianas.
Que importa que o barbaro furor dos orgiasticos agapes do acto obsceno tenha incendiado teus templos com a sagrada
Luz e demolido as estatuas de argus
A plebe vem a ti agradecida entre suas
Divindades e vencida de amor a palida
Bruxa com eterna anguistia vem remediar
A natureza enferma.
Foste tu que do olhar penetrante do
Alquimista e as pupilas do mago indomavel
Revelaste mais para alem do sonolento
Claustro os respelendores de novos ceus.
Esquivando-te ate nos compromissos o triste
Monge ocultou-se no fundo da tebaida.
Oh alma extraviada de teu caminho
Sata e bom e nao te abandona!
Por isso quando passas e ele te bendiz. Eis aqui
Eloisa.
Em vao te atormentas sob o aspero
Burel misero monge.
Os versos de horacio e de virgilio0 soaram
Em teus ouvidos misturados as queixas
Dos salmos de david.
E as formas delficas surgiram voluptuosas
A teu lado tingindo de rosa a horrenda
Companhia das dobradeirs lycoria e glyceria.
De outras visoes de um tempo mais belo
Povoam-se as celas insones.
Por ti as paginas vivas de tito livio
Despertam fogos tribunos consules e ardente multdao.
E repleto de italico orgulho dirige-te
O monge! Ao capitolio.
E repleto de italico orgulho dirige-te
O monge! Ao capitolio.
As poderosas fogueiras nao podem destruir
As fatidicas vozes de wieleff e joao huss.
No espaco ressoa o grito de alerta e o seculo se renova. A prazo extinguiu-se.
Tremem os simbolos poderosos caem as mitras e as coroas do claustro mesmo surge ameacadora a rebeliao debaixo dos
Habitos de frei jeronimo savanarola.
Joga o escapulario martim luthero e rompe
As cadeias do pensamento humano.
E esplendida fulgurante sobre as chamas
Ergue-se a materia. Sata vbenceu!
Um monstro belo e terrivel desencadeia-se
Percorre o oceano percorre a terra
Vomitando chamas e fumegante como um vulcao cai sobre os montes.
Devora planicies esta sobre os abismos
Oculta-se nos antros profundos e surge novamente.
E eis que passa triunfante o povo!
Sata o grande.
Passas semeando o bem por toda parte
Montado sobre seu carro de fogfo que nenhum obstaculo detem.
Louvor a ti o sata! O rebeliao!
O forca vingadora da razao humana!
Que subam a ti consagrados nosso
Incenso e nossos votos!
Venceste ao jehovah dos sacerdotes!
Gloria a sata!

O tu o mais sabio dos anjos e o mais belo!
O deus traido pela sorte nao abandones teu anhelo!
Sata apieda-te da minha grande miseria!
Principe do desterro com quem o senhor foi injusto
Altivo sempre venceste ergue-te mais robusto
Sata apieda-te da minha grande miseria!
Tu oculto sabedor e rei das coisas subterraneas familiar
Curador das angustias momentaneas
Sata apieda-te da minha grande miseria!
Tu que da morte a tua velha e parca amante suscitas a
Esperanca essa tao louca bacante!
Sata apieda-te da minha grande miseria!
Tu que da aos reus esse olhar sereno e abres a cena em volta do cadafalso que o povo condena
Sata apieda-te da minha grande miseria!
Tu conheces as terras em cujas tendas sinuosas o
Deus zeloso oculta as pedras preciosas
Sata apieda-te da minha grande miseria!
Tu cujo olhar penetra nos profundos arsenais onde dorme
O suntuoso povo dos metais
Sata apieda-te da minha grande miseria!
Tu cuja larga mao esconde terriveis precipicios ao sonambulo errante ao longo dos edificios
Sata pieda-te da minha grande miseria!
Tu que magicamente aligeiras os ebrios charlataes
Miseros entes a quem de noite latem os caes
Sata apieda-te da minha grande miseria!
Tu qeu consols o fraco quando de chofre nos ensna
Misturar salitre com enxofre
Sata apieda-te da minha grande miseria!
Tu que poes tua marca o cumplice sutil!sobre a dura fronte de cresus torpe e vil!
Sata apieda-te da minha grande miseria!
Tu que das as craturas de vagas fantasias o culto aos
Farrapos e o amor as agonias
Sata apeda-te da minha grande miseria!
Bastao dos exilados lampada dos inventores confessor
Dos reus e dos conspiradores
Sata apieda-te da minha grande miseria!
Pai adoptivo dos filhos que a colera de adonai do paraiso
Terrestre os arrojou deus pai
Sata apeda-te da minha grande miseria!

PRECE A SATA

Gloria e louvor a ti sata nas alturas do ceu onde reinas e nas negruras do inferno onde vencido espalhas clemencia!
Faze que minha alma um dia sob a arvore da ciencia ao
Teu lado repouse sobre tua placida fronte como num
Templo novo resplandeces o demofoonte!
Baudelaire escreveu seu canto de rebeldia pensando nos miseraveis aos quais se dedicou e nao para ser cantado na sinagoga satanica. Nao obstante foi utilizado em rituais por um grupo de bruxos parisienses . por isso so e que o trasncrevemos neste captulo dedicado ao satanismo enfim a secular magia negra ate hoje tao cultuada por seus adeptos cada vez mais crentes.

MAGIA BRANCA E NEGRA


As definicoes sobre magia sao inumeras e contraditorias.
Para a igreja catolica a magia e a arte de produzir fenomenos sobrenaturais mediante a intervencao dos demonios.
Para os homens da ciencia a magia foi a primeira forma do instinto de saber do desejo de investigar os segredos da natureza.
Os antigos dividiam a magia em duas classes cujas finalidades eram opostas.
A primeira era a que tratava de agir beneficamente que se inspirava unicamente na ideia de fazer o bem aos nossos semelhantes para a qual era necessario possuir altos dons de bondade consciencia pura abnegacao e desinteresse sem limites. Chamavam-na de magia branca.
A sgunda era constituida por um conjunto de praticas repugnantes e condenaveis com processos fortes que faziam sofrer adoecer ou morrer alguem execuado impunemente e sem perigo algum para o feiticeiro visando realizar vingancas crueis. Enfim seu objecto era causar sempre o mal. Essa magia chama-se goecia ou magia negra tambem conhecida como quimbanda.
Agripa o “magister doctissimus” autor da famosissima obra intitulada “de occulta philosophia” diz:
A magia era considerada pelos sabios da natiguidade como sendo a mais alta expressao da sabedoria porem alguns falsos filosofos e inimigos da mesma a desfiguraram completamente.
Resta hoje dessa sublime ciencia apenas um conjunto de formulas para envenenar-se e ter sonhos eroticos ou visoes aterradoras.
Da magia “cerimonial” nada mais resta senao uma aglomeracao de conselhos e prescricoes para por-se em relacao com os espiritos inferiores.
Por isso sempre combaterei a falsa magia.
Atraves do que o homem tem de mais sagrado pode elevar-se ate a verdade e ao proprio deus que e precisamente o objecto da verdadeira magia.
Para tanto e necessario compreender que existe uma unica magia: a sabedoria das iniciacoes una em essencia e multipla na forma.
Essa ciencia representa a magia dos antigos. Tudo o mais e feiticaria.
A magia nos ensina a colocar a alma em harmonia com os outros elementos da natureza e as vezes com o todo.
Para isso e necessario uma forca enorme que e a vontade:
Pois atraves dela podemos fazer realizar coisas tao incompreensiveis que os ignorantes as tomarao por milagres.
Schopenhauer o insigne filosofo alemao ocupou-se extensamnete da magi e das ciencias ocultas de forma geral. Eis a sua opiniao sobre a magia ocultista:
A magia de outrora era uma famosa arte secreta de cuja realidade estiveram convencidos em todos os tempos nao so os tao duramente perseguidos nos primeiros seculos da era crista como tambem outros povos de toda a terra sem executar os povos selvagens.
Sobre sua perniciosa aplicacao impuseram a pena de morte as doze tabuas dos romanos aos livros de moises e ate platao no livro undecimo de suas leis.
Era tomada muito a serio ate a epoca romana prova-o a bela defesa judicial de apuleio contra as acusacoes de feiticeiro (oratio de magia) que lhe fizeram ameacando-he a vida. Nessa defesa apuleio se esforca por livrar-se de tal acusacao sem negar a realidade da magia.
O seculo XVIII e o unico na europa que constitui excecao a essa crenca: com o proposito de fechar para sempre a porta aos crueis processos contra as feiticeiras becker tomasius evora e alguns outros afirmaram as impossibilidades da magia.
O povo nunca deixou de crer na magia nem mesmo na inglaterra franca ou italia cujas leis ilustradas defendem uma inquebrantavel incredulidade a maneira de santo thomaz sem confessar que ha no ceu e na terr mais coisas do que pode sonhar a va filosofia.
“na sua historia da magia escrita por tiedemann sob o titulo de “disputario de quaestione quae fuerit in artium magicarum origio” marb 1787 obra premiada pela academia de gotinga fica-se assombrado pela perseveranca com que apesar de tantos contratempos a humanidade se preocupou com a magia em todos os tempos e lugares deduzido-se dai que deve haver para sso uma razao profunda na natureza humana se e que nao nas coisas em geral porquanto sem isso nao haveria mais que um capricho arbitrario.
Embora os autores tenham pontos-de-vista diferentes muitas vezes ao definir a magia nao podemos desconhecer-lhe o pensamento fundamental.
Em todos os tempos e em todos os povos dominou a ideia de que afora a arte regular de produzir alteracoes no mundo mediano da relacao causal dos corpos deve ter existido outra inteiramente diversa que nao se apoia no laco causal resulta dai que seus meios se parecerao patentemente absurdos se forem concebidos no sentido da primeira arte ao mesmo tempo que saltara aos olhos a desconformidade da causa aplicada em relacao ao efeito que se busca e a impossibilidade do laco causal entre eles. A unica suposicao que se fazia nesse caso era a de que afora o laco externo devido a relacao fisica entre os fenomenos deste mundo deveria existir outro extensivo gracas ao qual se poderia agir desde um ponto do mundo fenomenal imediato sobre outro ponto qualquer dele por uma relacao metafisica. Que portanto devia ser possivel uma accao sobre as coisas exercida por uma actuacao interna em lugar do processo comum de agir exteriormente. Uma accao de um fenomeno sobre o outro gracas a essencia em si que e uma e a mesma em todos. Como somos causadores da nossa condicao de natureza produzida devemos tambem ser capazes de agir como natureza essencal podiamos fazer o microcosmo agir como macrocosmo. Que por muito solidas que sejam as barreiras da individualizacao e sua separacao das outras coisas deviam permitir em certas ocasioes uma comunicacao por tras das cortinas ou por baixo da mesa como o jogo familiar. E que assim como na clarividencia sonambulica se da uma supressao do isolamento da faculdade cognitiva podia-se tambem suprimir o isolamento individual da vontade.
Semelhantes ideias nao podem ter nascido empiricamente. Sou portanto de opiniao que e preciso ir buscar muito profundamente a origem dessa ideia tao universal e inextinguivel na humanidade apesar de lhe ser oposta a experiencia. Creio que essa origem esta no sentido intimo da onipotencia da vontade em si daquela vontade que e a essencia intima do homem e tambem da natureza inteira na suposicao atribuida a tal sentido de que a onipotencia pode manifestar-se pelo individuo pelo menos uma vez e de algum modo.”
Apresentamos ainda a opiniao de um autor mais moderno o dr. Ochorowiez em sua obra “a sugestao mental”.
“a magia nao e mais do que uma ciencia experimental mal fundada desnaturada e incompleta tudo o que quiserem porem nao ha duvida de que e uma ciencia experimental. (grifos nossos).
Comecemos novamente os estudos com os meios aperfeicoados que hoje possuimos com a precisao do metodo de que nos orgulhamos e veremos que um progresso inesperado resultara desta alianca entre o passado e o presente: uma nova epoca de renascimento.
As experiencias e as pesquisas do dia a dia virao completar muito daquilo que ainda faltava e muito ainda vira ate que fique completa esta arte.
Os desejos do celebre doutor foram realizados por preclaros colegas seus filosofos e literatos famosos cujo trabalho deram os mais satisfatorios resultados.
Gustavo lebon o grande pensador frances disse:”enquanto a magia das velhas idades nao contava por defensores senao uns poucos iluminados a magia acxtual conta entre seus adeptos fisicos celebres fisiologistas ilustres e eminentes filosofos.”
Julgamos desnecessario continuar reproduzindo tudo que foi dito sobre a magia pelos homens de talento de todas as epocas.
Com as opinioes expostas ja se possui bastante materia para formar um juizo sobre a “rainha das ciencias” conforme a expressao de agripa.
Podemos sorrir compassivamente diante da simplicade dos “despreocupados” que ao vergasta-la o fazem sem ter tido o mais ligeiro trabalho de examinar o assunto que combatem pois para conhecedor do assunto e necessario estudar e pesquisar muito pesquisas e estudos esses que nao tem fim nem fronteiras.

A MAGIA NEGRA E SUAS BRUXARIAS

A magia negra e a magia aplicada ao mal a qual se da o nome de feiticaria ou bruxaria.
Bruxos feiticeiros ou quimbandeiros como se diz hoje em dia sao pessoas malvadas e muitas vezes ignorantes que possuem certos segredos malvadas e muitas vezes ignorantes que possuem certos segredos transmitidos oralmente e de modo solene a outras pessoas inclinadas a pratica do mal para realizacoes em comum de seus propositos criminosos.
Todavia muitos feiticeiros guardam cuidadosamente para si os conhecimentos que possuem e morrem sem revela-los a pessoas estranhas.
Em relacao aos magos os feiticceiros sao como os curandeiros em relacao aos medicos.
Os magos e os medicos representam a classe ilustrada – sao os que conhecem cientificamente a materia de sua profissao ao passo que os curandeiros e os feiticeiros agem empiricamente repetem literalmente os ensinamentos que receberam nao se preocupando em aprofunda-los nem procurando conhecer a verdadeira causa dos fenomenos obtidos.
Se conseguem resultados tao exactos e porque aplicam fe ardente ou odio intenso aos seus actos embora nao compreendam as terriveis forcas que manipulam durante os trabalhos que sao realizados.
Estes trabalhos ainda hoje sao muito usados nos grandes terreiros de umbanda e de quimbanda.
Da fe do odio e da ignorancia e constituida a funesta trindade dos feiticeiros pois magia negra e o oposto da magia branca.
Sem duvida alguma existem tambem seres bastante adiantados em conhecimento magicos que embora enham consciencia da responsabilidade com que se sobrecarregam ao fazer mau uso de seus poderes sao levados por uma forca superior a agir para o mal procedendo como se fossem feiticeiros.
Portanto e nosso dever advertir que todo aquele que tenha alcancado algum poder magico adquiriu uma enorme responsabilidade nao devendo por isso arriscar-se a comunicar seus conhecimentos ocultos a outra pessoa de cuja moralidade nao tenha plena certeza. Menos ainda deve expor-se a fazer mau emprego de seus conhecimentos pois isso e mais grave submetendo-o a pagar mais cedo ou mais tarde todo o mal que fizer pois existe a lei do reorno.
A ruina a miseria mais espantosa a loucura e o suicidio sao vagas expressoes que descrevem o fim terrivel do mago-negro ou feiticeiro por causa da lei do choque e do retorno principalmente quando a forca do mesmo nao atingiu o alvo certo.
Em geral a feiticeira como su proprio sangue firma um pacto infernal. Desde esse momento tudo lhe e permitido com a condicao de nao ter amor a ninguem e a nada podera ter tudo mas faltar-lhe-ao os gozos delicados de uma consciencia tranquila. E essa feiticeira monstro de desespero e de raiva no campo restrito de su existencia isolada e depositaria de certas formulas magicas extraidas do breviario infernal cuja compilacao constitui os tao procurados grimorios.
Seu lema e o de todas as perversoes do corpo e do espirito o lema de todas as maldades por isso sem duvida chegou ate nossos dias apesar de ter de refugiar-se onde a supersticao lhe desse acolhimento.
Salvo raras excecoes nao a veremos nas grandes cidade pois que nestas encontraremos de preferencia a sonambula a cartomante vulgar e a quiromante luxuosa assim como espertalhoes habeis inventores de uma absurda magia. A feiticeira classica so pode ser encontrada ainda nos campos e nas aldeias afastadas onde vive inquieta odiada e temida mas ao mesmo tempo procxurada por adeptos que se multiplicam dia a dia.
Quando sai de seu casebre os camponenses apontam-na com o dedo as maes apressam-se a esconder os filhos os homens fogemde sua presenca ate os caes como que guiados por qual desconhecido intimo laddram ao ve-la passar nas ruas.
Seja como for a actual feiticeira certamente ja nao e a herdeira legitima daquela que frequentava nua o sabbat e celebrva sacrilegamente a repugnante missa negra nome este que vem sendo falado ate o dia de hoje mas que poucos ainda conhecem pois e dedicada a lucifer.
Nos tempos de carlos IX de franca havia em paris mais de30.000 feiticeiros que foram expulsos de capital.
Na franca contavam-se no reinado de henrique III mais de cem mil. Cada cidade aldeia tiha seus feiticeiros ou antes suas feiticeiras.
Enquanto na franca na espanha entre os puritanos da america colonial e em outras nacoes se queimava mpiedosamente odo infeliz que era acusado de feiticaria os inglessers mais temerosos contentavam-se em discutir o poder dos feiticeiros pois tinha um certo receio e ate mesmo respeito.
O rei jaime I da inglaterras ocupou-se consideravelmente da feiticaria. Escreveu volumosa obra para provar que o comercio com o diabo atribuido aos feiticeiros era real da mesma forma que seus crimes mas era necessario estabelecer certas distincoes porque nem todos os que eram acusados da magia praticavam a feiticaria pois que eram muitas vezes desequilibradsos.
Citaremos um caso tipico de enfeiticamento extraido do curiosissimo relatorio publicado na bibliotheque eclesiastique par l’abbe guion:
“em 1687 eustachio visier arrendatario em passy a seis leguas de paris das terras do sr. Lefevre secretario do rei questionou com pedro hocques seu pastor que em lugar de 300 libras que lhe que estavam ao seu cuidado tinha aumentado consideravelmente. Das palavras passaram aos fatos e visier espancou pastor que arte dos sotrilegios preparou um dos mais eficazes contra os rebanhos de visier produzindo no curto espaco de dois meses a morte fde 7 cavalos 11 vacas e 395 carneiros. Esta e uma prova de que o pastor era um iniciado em magia negra.
Suspeiando visier com bons fundamentos do pastor era um iniciado em magia negra.
Suspeitando visier com bons fundamentos do pastor hocques dirigiu-se ao tribunal de passy instaurando sem perda de tempo o conveniente processo. Preso hocques declarou ter enfeiticado os rebanhos de visier o que ficou inteiramente comprovado. Em consequencia disso o tribunal condenou hocques no dia 2 de setembro de 1687 a trabalhos forcados perpetuos. De acordo com a pratica estabelecida este apelou os autos foram para o parlamento de paris hocques entrou no gabinete do juiz e as ameacas deste conseguiram amedrontar o pastor que confessou tudo. Essa confissao deu como resultado a confirmacao da sentenca do tribunal de passy a 4 de outubro do mesmo ano em curso.
Entretanto a morte continuava a fazer estragos no rebanho do arrendatario. Ameacado de ruina proxima e inevitavel visier nao encontrou outro meio senao procurar desfazer o enfeiticamento pois era causa de tudo aquilo que se passava.
Entrndo em combinacao com o carcereiro da prisao de la tourelle onde se achava recolhido hocques enconrou um condenado que mediante uma boa recompensa fez o pastor falar revelandoeste que so havia duas pessoas capazes de desfazer o feitico: uma chamada braco de ferro e outra com o nome de curta espada. Nao foi dificil conseguir por meio dos vapores do vinho que hocque ditasse uma carta para o primeiro indicando o estabulo onde se achavam enterrados os feiticos sem findicar porem exactamente o lugar certo.
“ao receber a carta braco de ferro estranhou mmuito pelo seu conteudo. Este homem esta louco! – exclamou. Se fizer o que me encarregou de executar morrera imediatamente com as mais terriveis dores que possam existir.
“a promessa de uma boa paga venceu facilmente os poucos escrupulos que lhe restavam e empreendeu a tarefa avisando antes visier de que devia mandar dizer primeiramente uma missa a s. Carlos.
“dois dias depois braco de ferro procedeu ao levantamento do feitico. Qunando fechou as janelas do estabulo entrou nele com uma lanterna em companhia de visier e de um filho de hocques chamado estevao. Depois de pronunciar certas palavras ininteligiveis tomando de uma especie de vertigem foi direto ao lugar em que o feitico estava enterrado. Arrancou-o e colocou-o numa bolsa de couro que levara para essa finalidade. Fez o mesmo no estabulo das vacas porem quando instaram que entrasse num lugar imediato em que se presumia estivessem enterrados outros feiticos negou-se obstinadamente a faze-lo pretextando que outros os haviam enterrado e que se os arrancasse morreriam todos como acabava de morrer naquele mesmo instane hocques. Em seguida acendeu uma fogueira e queimou a bolsa que continha os ditos feiticos.
“os presentes estranhando o que acabavam de ouvir trataram imediatamente de verificca-lo e de fato confrme declaracao do sr. De la motte governador de la tourelle hocque morrera tomado das mais violentas cnvulsoes na mesma hora em que braco de ferro desenterrava e desfazia o feitico feito por ele”.
Nos dias de hoje sao muitos os autores que afirmam a realidade da feiticaria e sustentaram que ela pode ser demonstrada cientificamente.
E uma grande parte do que acabo de citar e ainda citarei a seguir o leitor estudioso encontrara nos livros de s. Cipriano sendo o mais completo o antigo livro de sao cipriano o antigo e verdadeiro capa de aco de nossa editora existente no mercado.
Todos os conhecimentos e cultos da magia branca (umbanda) magia negra (quimbanda) e vodu usados nos terreiros de candomble umbanda e quimbanda foram trazidos da velha africa pelos negros escravos para o brasil e paises das americas do sul e central.
Antes de terminar esta parte vamos descrever aos estudantes da magia um precioso segredo para se livrarem das armadilhas dos feiticeiros e afastar as mas influencias quer sejam produzidas por alguem que lhes queira mal quer por descargas astrais.
A figura pentacular a que se referem de um amuleto maravilhoso feito por paracelso.
Philippus aureolus theophrastus bombastus von hodenheim vulgo paracelso nasceu na suica em 1493 no seculo dos grandes reformistas – luthero na religiao vesalious na anatomia pare na cirurgia e o proprio paracelso na terapia.
Esta operacao deve ser iniciada no raiar de um dia de domingo cheio de sol e limpido de nuvens e o rabalho nao deve ser estendido apos o meio-dia.
Caso nao seja possivel terminar o amuleto deve-se guarda-lo envolto em dois pedacos de seda amarela esperando o domingo seguinte que deve er as mesmas condicoes citadas para termina-lo.
O material necessario para o preparo desse amuleto reduz-se a um pedaco de pergaminho virgem e tintas de duas cores devidamente exorcizadas.
Pegar um pedaco de pergaminho virgem do amanho aproximado do desenho ou um pouco maior. Desenhar com tinta verde e pena nova a serpente que rodeia o amuleto. Com a mesma tinta tracar a ponte rectangular que figura no centro. Os demais signos magicos deverao ser tracados com tinta vermelha e com uma segunda pena nova. Uma vez terminado o desenho tomar o pergaminho e coloca-lo estendido sobre a palma da mao de modo a que o desenho se volte para a luz do dia. Entao estender o braco para o oriente e recitar a seguinte invocacao magica:
O amuleto onipotente! Amuleto radiante que pela tua misteriosa concepcao sintetizas a essencia do poder divino. O forca criadora que pelas tuas incessantes vibracoes retiras do oceano divino uma corrente de energias inesgotaveis.
“eu te consagro o amuleto vital para que desvies todas as forcas astrais dirigidas e destruas as larvas negativas que possam rodear-me.
“eu te conjuro o amuleto celeste para que me sejas eficaz e me sirvas de couraca contra todas as armadilhas de meus inimigos tanto visiveis como invisiveis.
“shaday! Shabaoth! Adonay! Tetragrammaton”.
Erminada a cerimonia envolver o amuleto numa bolsinha de seda amarela e conserva-lo junto dia e noite. Com isto a vida sera tranquila porque serao neutralizadas as influencias fmaleficas.

Nota:
Falamos de pergaminho virgem que tanto se emprega na confeccao dos talismas tera de ser feita uma longa e dificil operacao.
Mas e possivel prescindir dela consagrando o pergaminho de comercio por meio do exorcismo ad omnia. Este poderoso exorcismo serve tambem para preparar as tintas que se pregarao exorcismo serve tambem para preparar as tintas que se pregarao no desenho das figuras encontradas nos talismas e amuletos.
Noutro capitulo daremos a conhecer o exorcismo ad omnia assim como algumas oracoes de muito valor para certas operacoes da magia branca.



MAGIAS


Magia e a arte de submeter as potecias da natureza a vontade humana.
Entre essas potencias ha as entidades ha as entidades invisiveis espiritos genios demonios evocados mediante formulas oracoes encantamentos talismas pentaculos filtros e outros agentes naturais. As outraws potencias sao os elementos utilizados para a confeccao dos talismas pentaculos filtros etc.
A arte da magia tem de se apoiar na ciencia ou conhecimento nao somente da natureza das entidades como tambem das propriedades dos elementos naturais. Alem disso e preciso que a propriedades dos elementos naturais. Alem disso e preciso que a pessoa que pretenda se dedicar a essa ciencia e a arte magica seja dotada de qualidades pessoais que a habilitem ao exercicio da magia. Por isso a tradicao diz que os magos feiticeiros e bruxos ou bruxas nasciam ja possuindo os meios para exercitarem a fmagia ou seja os poderes magicos.
A magia e tao antiga quanto a humanidade. A bibilia esta cheia de episodios que provam. Parece porem que na antiguidade o pais onde mais se praticava e se conhecia a magia era o egipto onde a classe sacerdotal possuia os altos segredos dessa arte e ciencia hoje perdidos.
Foi no egipto que moises aprendeu os segredos da magia. Diante do proprio farao ele operou prodigios superiores aos dos magos egipcios. Apassagem do mar vermelho a fonte de agua que brotou de uma pedra e outros prodigios por ele operadores no deserto foram produzidos pelo alto conhecimento da magia que possuia moises que se pode considerar um dos maiores magos que ja viveram neste mundo.
Magos foram samuel daniel e outros santos personagens do velho testamento. Anualmente a magia e um privilegio dos hindus e dos africanos os quais conservam os segredos dessa ciencia e dessa arte.
No mundo ocidental os conhecimentos magicos foram-se perdendo e evoluindo para a ciencia. A quimica a fisica a electricidade a psicologia e a medicina sao agora as herdeiras da velha magia.
Como a humanidade fbaixou muito pode-se considerar impossivel a restituicao dos principios e dos processos e dos processos em que se baseavam os assirios os egipcios os judeus e outros povos antigos para a realizacao dos fenomenos magicos.
Desses principios conserva-se apenas a tabua da esmeralda da autoria do grande hermes trimegisto iniciado egipcio que se trasncreve a seguir:

TABUA DA ESMERALDA ENCONTRADA POR ALEXANDRE O GRANDE DA MACEDONIA NA GRANDE PIRAMIDE DO EGIPTO

E verdade sem mentira muito verdadeira.
O que esta embaixo e como o que esta em cima e o que esta em cima e como o que esta embaixo parase fazerem milagres com uma so coisa.
E como todas as coisas vieram e vem do uno assim todas as coisas nasceram nessa coisa unica por adaptacao.
O sol e seu pai a lua sua mae o vento a trouxe no seu seio a terra e a que a alimenta.
O pai de tudo o telema esta aqui. A sua forca permanece intacta se for convertida em terra.
Separaras a terra do fogo o sutil do espesso docemente com muito cuidado.
Ele sobe da terra ao ceu e de novo desce a terra e recebe a forca das coisas superiores e inferiores.
Desse modo tera toda a gloria do mundo e toda escuridao se afastara de ti.
E a forca que contem toda a forca pois vencera todas as coisas subtis e penetrara todas as coisas solidas.
Assim foi criado o mundo.
Disto se farao inumeras adaptacoes cujo meio esta aqui. Por isso fui chamado trimegisto que possui as tres partes da filosofia do mundo.
O que eu disse da operacao do sol esta cumprido e executado.

COMO FORAM AS NUPCIAS REAIS

Serao hoje hoje hoje / as nupcias reais / se tomar parte nelas e o vosso destino / se por deus fostes eleito para a alegria / ide a montanha dos tres templos. / e observai os acontecimentos. / cuidai de vos / examinai-vos a vos proprio./ se vos nao purificardes frequentemente / as nupcias hao de desgotar-vos. / ai daquele que se demora la embaixo.
A celebre biblioteca de alexandria que veio sendo destruida e cujos restos foram afinal queimados por ordem de um califa muculmano continha milhares de volumes que tratavam da magia dos egipcios.
Sabe-se porem que essa magia se dividia em duas partes: uma teorica de que a tabua de esmeralda era um resumo de sentido esoterico ou oculto e outra pratica.
Antes porem de entrar em contacto com os conecimentos da magia os pretendentes passavam por um periodo de treinamento ou de iniciacao durante o qual se mostravam habilitados ou nao a possuirem os segredos da ciencia fsagrada.
Assim os magos egipcios como alias todos os magos da antiguidade faziam a sua parendizagem nas seguintes fases:
dominio dos instintos exercitando-se para isso mediante a meditacao o silencio uma alimentacao adequada a obediencia.
estudo dos elementos naturais das plantas dos minerais concentracao de pensamento leitura de livros sagrados aprendizagem em laboratorios onde se faziam experiencias variadas com todas as coisas e animais segundo um plano estabelecido pelos ssacerdotes.
depois de alguns anos os candidatos eram submetidos a provas rigorosas. Muito poucos conseguiram entao ser ser admitidos aos estudos superiores que os habilitavam propriamente ao conhecimento das artes magicas.
esse curso superior compreendia:
1 aquisicao das forcas hipnoticas e magneticas desenvolvimento da clarividencia e da clariaudiencia
2 a aquisicao da levitacao ou poder de levantar-se de andar pelos ares
3 a aprendizagem do poder de tornar-se invisivel o estudo mediante a clarividencia das qualidades ocultas dos minerais e dos vegetais assim como a aprendizagem da linguagem dos animais
4 a faculdade de entrar em comunicacao com os espiritos anjos genios demonios e espiritos infernais
5 o conhecimento dos meios de governar essas entidades
6 a ciencia da trasnmutacao dos metais
7 o conhecimento do elixir de longa vida
Todos os livros de magia da idade media continham alguma coisa do conhecimento arcaico dos magos assirios e egipcios mas isso era fragmentario ou exposto em linguagem de dificil compreensaog mesmo para os que praticavam a magia.
Neste livro coligimos o que e acessivel ao leitor daqueles livros hoje rarissimos acrescentando uma parte de preces e oracoes que constituem tambem um processo magico na verdade o mais eficaz e o mais acessivel a todos em nosso tempo.

MAGIA PARA CASAR COM UM RAPAZ RICO

Durante a semana santa nao mudar de calca dormindo com a mesma desde o domingo de ramos ate sabado de aleluia. No sabado de aleluia antes do sol nascer tirar a calca urinar nela escondendo-a debaixo do colchao. No dia seguinte domingo da ressureicao ir a primeira missa vestindo essa calca. Na noite de domingo antes de deitar-se fazer um embrulho composto da calca 3 moedas de um valor qualquer contanto que chegue a um cruzeiro com uma estrela do mar e pedra. Isto tudo cosera dentro de um pequeno saco em lugar que ninguem veja. Numa noite de lua nova atira-la ao mar pensando no rapaz com quem quer casar dizendo:
Fulano tu ficas amarrado.
E nestas aguas do mar molhado.
Se nao houver resultado no correr do ano renovar a magica com o mesmo ou outro qualquer rapaz rico.

MAGIA PARA FECHAR UMA CASA A SATANAS E AOS MAUS ESPIRITOS

Manda-se fazer duas chaves pequenas imitando a chave da porta de entrada da casa. Numa noite de lua cheia pega-se uma das chaves e do lado de dentro da porta de entrada risca-se de leve uma cruz na porta dizendo:”s. Miguel arcanjo expulsou os anjos maus do paraiso s. Miguel arcanjo expulsou os anjos maus do paraiso s. Miguel e o guardiao desta morada. Em nome do pai do filho e do espirito sdanto. Amem.
Depois esconde-se a chave em qualquer lugar da casa um lugar que ninguem saiba e que ninguem possa atingir. Em seguida pega-se a outra chavezinha e do lado de fora da mesma porta de arcanjo risca-se de leve uma pequena cruz dizendo: “s. Miguel arcanjo com a sua espada flamejante depois de expulsar satanas do paraiso nao deixou que ele se aproximasse da entrqaada do reino celestial s. Miguel e o guardiao desta casa. Amem.
Reza-se um credo e 1 salve-rainha. Logo depois atira-se esta segunda chavezinha no mar num rio ou numa lagoa.

MAGIA PARA CONSERVAR O VIGOR VIRIL

Numa madrugada de quinta para sexta-feira entre 3 e 4 horas cortar o tronco de uma palmeira muito nova com um metro de altura no maximo. Tirar inteiro o miolo do tronco levando-o em lugar seguro.
Noutra madrugada quando for mare cheia ir a uma praia e mergulhar o miolo na agua do mar tres vezes ate ficar em molhado. Voltar com ele para casa. Cortar um pedaco e cozinhar bem tapada e de vez em quando beber um calice. Cortar um pedaco que seja bem pequeno coser dentro de um saquinho de la de qualquer cor trazendo-o pendurado ao pescoco. Cortar outro pedaco conservando para ser cozido quando terminar a garrafa.

MAGIA DAS CONCHINHAS E DOS FEIJOES

Toma-se uma peneira de arame bem fino. Deiam-se nela sete conchinhas dessas que parecem pia de agua-benta e dois carocos de feijao um branco outro preto.
Depois se agita a peneira sete vezes da esquerda para a direita. Examina-se entao a posicao das conchas em relacao aos feijoes como segue:
De 4 a 7 conchas viradas para cima perto do feijao branco:_ felicidade exito casamento longa vida.
De 4 a 7 conchas emborcadas perto do feijao branco: acidente ou doenca sem grande erigo de vida
De 4 a 7 conchas viradas para cima perto do feijao preto: felicidade misturada com aborrecimentos
De 4 a 7 conchas emborcadas perto do feijao preto: dificuldades nos negocios.
Conchas emborcadas formando uma cruz perto do feijao branco: luto proximo.
Conchas viradas para cima em forma de cruz perto do feijao branco: luto proximo.
Conchas viradas para cima em forma de cruz perto do feijao branco: felicidade pertrbada.
4 conchas viradas para cima em forma de cruz perto do feijao branco: felicidade perturbada.
4 conchas viradas para cima em forma de circulo perto do feijao branco: possivel heranca.
4 conchas viradas para cima em forma de circulo perto do feijao preto: heranca e luto penoso.
4 conchas emborcadas estando o feijao preto longe do feijao branco: acidente em viagem.

MAGIA DO VAPOR D’AGUA

Cortar pedacos de papel que nao seja duro em forma de mortalhas para cigarros. Escrever em cada um o nome de um rapaz ou de uma moca ou palavras como sim nao talvez ou frases como vai demorar nao demora etc.
Enrolar os papelzinhos que sao colocados numa peneira sobre uma panela que tenha agua fervendo.
Se se tratar de uma consulta qualquer nao e necessario colocar os papeizinhos com os nomes escritos. O vapor da agua fara abrir um papel e o primeiro assim aberto tera a resposta.
Tratando-se de consulta sobre o nome do futuro marido ou mulher deve-se colocar um papelzinho sem nenhum nome escrito. Se for este qeu se abrir o consulente nao se casara.

MAGIA DO PE DE SAPATO

Para saber quanto tempo ainda resta para se casar a moca atira um pe de sapato pela escada.
Se o bico do sapato ficar para cima nao havera casamento.
Se a sola ficar para cima havera casamento.
O numero de degraus contados do alto da escada ate o degrau onde ficou o sapato indicara os meses ou os anos que faltam para a realizacao do casamento.

A CRUZ DE SAO BARTOLOMEU E DE SAO CIPRIANO – SEGREDOS DA FEITICARIA (PARA O BEM E PARA O MAL)

Num livro tao estimado quanto desconhecido ate pela maior parte das pessoas estudiosas que tem por titulo vida e milagres de sao bartolomeu achamos a maneira de fazer a cruz deste santo assim como a forma de usa-la.
As explicacoes que vamos dar aos nossos leitores merecem toda fe nao so por serem extraidas de um livro cheio de uncao mistica como por ja terem sido praticadas por pessoas do nosso conhecimento com os resultados mais satisfatorios.

MODO DE FAZER A CRUZ

Cortam-se tres pedacos de pau de cedro um mais comprido e dois mais curtos para formarem os bracos da cruz cubram-se depois os tres pedacos com alecrim arruda e aipo e coloque-se em cada braco em cima e embaixo da parte mais comprida uma maca pequena de cipreste deixe-se em agua benta por tres dias seguidos e retira-se da mesma agua ao soar a meia-noite dizendo-se as seguintes palavras:
“cruz de sao bartolomeu a virtude da agua em que estivestes e das plantas e madeiras de que es formada que me livre das tentacoes do espirito do mal e traga sobre mim a graca de que gozam os bem-aventurados. Em nome do padre do filho e do espirito sdanto.
Amem.

MODO DE USAR O CRUCIFIXO

Esta cruz pode ser trazida dentro de uma bolsinha de seda preta benzida ou mesmo andar unida ao corpo suspensa ao pescoco por um cordao de retros preto. A pessoa que a trouxer deve fazer o alguem lhe lancou “mau olhado” deve na ocasiao em que se deitar beijar trees vezes a cruz e dizer a especie de oracao que ja deixamos indicada no modo de fazer a cruz.
Ao levantar deve tambem beijar tres vezes a cruz e rezar em seguida um padre nosso e uma ave maria.

SECULAR MAGICA DAS FAVAS

Matar um gato preto e enterrar no quintal. Meter uma fava em cada um de seus olhos outra debaixo da cauda e outra nos ouvidos. Depois de tudo isso feito cobrir de terrra e regar todas as noites ao dar a meia-noite com muito pouca agua ate que as favas que devem ja ter rebentado estejam maduras. Quado vir que assim estao corta-las pelo pe.
Depois de cortadas levar para casa e meter uma de cada vez na boca. Quando porem parecer que esta invisivel e porque a fava que tem na boca e que tem a forca magica. E assim se quiser que nao o vejam meter primeiro a dita fava na boca.
Isto obra por virtude oculta sem sernecessario fazer pacto com o demonio como fazem as bruxas.

AVISO A QUEM FIZER USO DESTA MAGICA

Quando for regar as favas hao de aparecer muitos fantasmas com o fim de o assustar para nao conseguir o seu intento. A razao disto e muito simples: e que o demonio tem inveja de quem vai usar desta magica sem que priemira se entregue a ele em corpo e alma como fazem as bruxas a que chamam mulheres de virtude. Porem nao se assuste que ele nao faz mal algum desde que primeiro voce faca o sinal da cruz e rede ao mesmo tempo o credo.

MAGICA DO OSSO DA CABECA DO GATO PRETO

Ferver agua em uma panela com vides brancas e lenha de salgueiro. Logo que a agua ferver meter dentro um gato ccozinhando-o ate que se lhe apartem os ossos da carne. Depois de tudo isso pronto coar todos os ossos em pano de linho colocando-se diante de um espelho meter depois um osso de cada vez na boca nao sendo necessario introduzi-lo todo mas po-lo so entre os dentes. Quando sua imagem desaparecer diante do espelho guardar o osso que tem entre os dentes porque esse e o que tem a magica. Quando quiser ir para qualquer parte sem ser visto meter o citado osso na boca e dizer:
“quero ja estar em tal parte pelo poder da magica preta liberal”.

OUTRA MAGICA DO GATO PRETO

Quando um gato preto estiver com uma gata da mesma cor isto e quando ligados pela copula carnal cortar um bocado do pelo do gato e outro da gata. Misturar depois esses cabelos e queima-los com alecrim do norte. Pegar na sua cinza deitando-a dentro de um vidro para conservar este espirito sempre muito forte.
Depois de tudo estar pronto pegar no vidro com a mao direita e dizer as seguintes palavras magicas.
“cinzas com a minha propria mao foste queimada com uma tesoura de aco forte do gato e da gata cortada toda pessoa que te cheirar comigo se ha de encantar. Isto pelo poder de deus e de maria santissima. Quando deus deixar de ser deus e que tudo isto me ha de faltar e para golao traga matao vaus do pato chiao a malitao”.
Suponhamos que um individuo deseje que uma namorada tome o cheiro do dito vidro mas nao encontra maneira propria para o levar a efeito. Neste caso comeca a conversar sobre qualquer assunto de maneira que faca alusao a agua de colonia. Feito isto tira o vidro da algibeira e diz com toda a seriedade:
- quer ver que cheiro tao agradavel menina?
Ora como em geral as mulheres sao muito curiosas ela cheira imediatamente o conteudo do vidro e voce pode contar com o seu amor. Dessa forma podera cativar todas as pessoas que lhea prouver.
Notar que esse encanto serve tanto para o homem como para a mulher.

OUTRA MAGICA DO GATO PRETO PARA MAGIA NEGRA

Quando uma pessoa deseja vingar-se de um inimigo mas nao quer que ele seja wsabedor da vinganca que lhe e armada deve fazer o seguinte:
Pegar um gato preto que nao tenha um so cabelo branco amarrrando-lhe as pernas e as maos com uma corda de esparto (daquelas com que se fazem sapatos). Depois dessa operacao executada leva-lo a uma encruzilhada de monte. Logo que chegar ali dizer da seguinte maneira:
“eu fulano (deve dizer-se o nome da pessoa) da parte do deus omnipotente mando ao demonio que me apareca aqui ja debaixo da santa pena de obediencia e preceitos superiores.
Eu pelo poder da magica negra liberal mando-te demonio ou lucifer ou satanas ou barrabas que te metas no corpo dessa pessoa a quem desejo mal e que de la nao se retire enquanto nao mandar. E que me facas tudo aquilo que te propuser durante toda a minha vida.”
(aqui diz o que deseja que ele faca a criatura).
“o grande lucifer imperador de tudo que e infernal eu te prendo e amarro no corpo de fulano assim como tenho preso este gato. A fim de me fazer tudo aquilo que eu quiser ofereco-te este gato preto e trago-te aqui qaundo tudo estiver pronto.”

ADVERTENCIA

Quando o demonio se desmpenhar da obrigacao que lhe foi imposta ir ao lugar onde o chamou dizendo duas vezes: “lucvifer lucifer aqui tens o que te prometi”!
E ditas que sejam tais palavras soltar o gato.

OUTRA MAGICA DO GATO PRETO E A MANEIRA DE GERAR UM DIABINHO COM OS OLHOS DE GATO

Matar um gato preto e depois de morto tirar seus olhos e mete-los dentro de um ovo de galinha preta mas notando-se que cada olho deve ficar separado em cada ovo. Depois de feita essa operacao mete-los dentro de uma pilha de estrume de cavalo ainda bem fresco para ali ser gerado o diabinho.
Diz sao cirpiano que se deve ir todos os dias junto a dita pilha de estrume pelo espaco de um mes tempo em que deve nascer o diabinho.

PALAVRAS QUE DEVEM SER DITAS JUNTO DO MONTE DE ESTRUME ONDE ESTA O DIABINHO

“o grande lucifer eu te entrego estes dois olhos de um gato preto para que tu meu grande amigo lucifer me sejas favoravel nesta apelacao que faco a teus pes. Meu grande ministro e amigo satanas e barrabas eu vos entrego a magica preta para ser posto todo o vosso poder virtude e astucias que vos foram dadas por jesus cristo pois eu vos entrego estes dois olhos de um gato preto para deles nascer um diabinho para ser eternamente minha para deles nascer um diabinho para ser eternamente minha companhia. Minha magica negra eu te entrego a maria padilha a toda a sua familia a todos e a tudo quanto for infernal para que daqui nascam dois diabinhos para me darem dinheiro. Quero dinheiro pelo poder de lucifer meu amigo e companheiro por toda a minha vida.”
Fazer tudo isto que acabamos de indicar e no fim de um mes mais dia menos dia nascerao dois diabinhos com a figura de um lagarto pequeno. Logo que tiver nascido o diabinho mete-lo dentro de um canudinho de marfim ou bucho dando-lhe de comer ferro ou aco moido.
Quando estiver senhor dos dois diabinhos fazer tudo que lhe agradar por exemplo:
Deseja dinheiro: basta abrir o canudo e dizer assim:”eu quero dinheiro ja aqui.”imediatamente ele aparecera com a condicao unica de que voce nao pode dar esmolas aos pobres nem mandar dizer misssass com dinheiro dado pelo demonio.
Leitor ou leitora nao e possivel descrever neste livro todos os factos acontecidos a este santo pois para isso teriamos que fazer um grande volume que nao poderia ser adquirido por todas as classes ja que seu preco seria muito elevado.
Limitamo-nos pois a ensinar todas as magicas.

MANEIRA DE OBTER O DIABINHO E O MODO DE FAZER O PACTO COM O DEMONIO

Tomar um pergaminho virgem e depois fazer a escritura de sua alma ao demonio com o proprio sangue.
Dizer da seguinte maneira:
“eu faco com o proprio sangue do meu dedo mindinho escritura a lucifer imperador do inferno paraque ele me faca tudo quanto eu desejar do inferno para que ele me faca tudo quanto eu desejar nesta vida. Se isso me faltar deixarei de lhe pertencer. Assim seja. Fulano.”
Depois de escrever tudo isso no dito pergaminho pegar no ovo de uma galinha preta galada por um galo da mesma cor escrevendo no dito ovo o que foi escrito no pergaminho.
Depois de tudo estar pronto abrir um pequeno branco no ovo deitando-lhe dentro uma gota de sangue do dedo mindinho da mao direita. Depois embrulhar o ovo em algodao em rama metendo-o entre uma pilha de estrume ou debaixo de uma galinha preta. Introduzir todos os sabados dentro da caixa o dedo mindinho para ele mamar.
Depois de o possuir voce pode ter tudo quanto quiserdes.
Sobre esta pratica diz sao cirpiano no capitulo XLV do seu santo livro:
Todo o filho de deus que entregar a sua alma ao demonio sera na mesma hora amaldicoado por quem o criou e lhe deu o ser que foi nosso senhor jesus cristo.”
E preciso declarar que nao expomos estas receitas diabolicas para que os leitores as pratiquem. Deixamo-las aqui porque entendemos ser de utilidade saber-se tudo quanto e bom e mau.

TRABALHO QUE SE FAZ COM DOIS BONECOS TAL QUAL FAZIA SAO CIPRIANO E OUTROS FEITICEIROS E MAGOS

Preparar um boneco e uma boneca feitos com panos de linho de algodao. Depois de estarem prontos uni-los um ao outro muito abracados.
“eu te prendo e te amarro em nome de nosso senhor jesus cristo padre filho e espirito santo para que debaixo deste santo mundo sem que esteja na minha companhia (fulana ou fulano). Aqui te prendo e amarro assim como prenderam nosso senhor jesus cristo na madeira da cruz e o descanso que teras enqaunto para mim tu nao virares e como o que tem as almas no fogo do purgatorio penando continuamente pelos pecados deste mundoe como o que tem o vento no ar as ondas no mar sempre em continuo movimento a mare a subir e a descer o sol que nasce na serra e que vai por-se no mar. Sera esse o descanso que eu te dou enquanto para mim te nao virares com todo o teu coracao corpo alma e vida. Debaixo da santa pena de obediencia e preceitos superiores ficas preso e amarrado a mim como ficam estes dois bonecos amarrados juntos.” Estas palavras devem ser repetidas nove vezes ao meio-dia depois de rezar a oracao das “horas abertas” na minha parte desta secular obra.

ENCATOS E MAGICAS DA SEMENTE DO FETO E SEUS CONTEUDOS

Eis aqui o que deve ser feito para apanhar a semente do feto na noite de sao joao:
Na noite de sao joao ao bater da meia-noite em ponto por uma toalha embaixo do feto. Abencoar em nome do padre do filho e do espirito santo para que o demonio nao possa la entrar.
Depois de feita a operacao colocar dentro do risco que deve ser de largura precisa as pessoas que assistirem a essa cerimonia.
Adverte-se que as pessoas que pretenderem a dita semente devem dizer a ladainha dos santos que esta publicada nesta obra. A ladainha deve ser dita em voz alta parta fazerem retirar o demonio que vira assustar para que nao consigas o que desejas mas cantando a ladainha toda todos os demonios se retirarao.
No fim desta operacao repartir a dita semente sem que haja soberbas nem contendas – do contrario a semente fica sem forca alguma.

PALAVRAS QUE TODOS DEVEM DIZER COM O ROSTO SOBRE A SEMENTE DO FETO

“semente do feto ue na noite de s. Joao foste ccolhida a meia-noite em ponto. Foste obtida e caiste em cima de um signo-salomao assim me serviras para toda a qualidade de encantos e assim como deus em ponto divino de sao joao e pai e em ponto humano de sao joao e primo assim toda a pessoa por quem tu fores atacada se encante comigo.
“tudo isto sera cumprido pelo poder do grande deus omnipotente por quem eu (fulano) te cito e notifico que nao me faltaras a isto pelo sangue derramado de nosso senhor jesus cristo e o poder e virtude de maria santissima. Sejam comigo e contigo. Amem.”
No fim desta palavra dizer o credo fazendo cruzes com a mao direita sobre a dita smente. Desta forma a semente fica com todo o poder e virtude. Passar por uma pia de agua benta.
Depois de tudo isto feito meter em um vidro que fique muito bem tampado.

EXPLICACAO DAS VIRTUDES E MARAVILHAS DE QUE E DOTADA ESTA SEMENTE

1 toda a criatura que obtiver esta semente se tocar com ela outra pessoa com ma intencao pecara mortalemnte por se servir de um misterio divino para contrair ofensas contra a humanidade.
2 incorre na pena de excomunhao qualquer pessoa que tocar esta semente em outra criatura para lhe transtornar os negocios ou encantar-lhe os tyrabalhos para que nao lhe corram bem.
3 a semente tem virtude para qualquer espirito mau do qual uma criatura com um grao de semente se livrara facilmente desde que obre com viva fe em jesus cristo.
4 a semente tem virtude de curar qualquer enfermidade tocando-a com a dita semente com vivissima fe em jesus cristo.
5 a semente tem virtude oculta que obra por um poder quase divino que e a seguinte:
Suponhamos que ha uma menina com a qual um individuo qualquer simpatia mas a meninba nao sente por ele afeicao alguma.
E muito facil fazer com que a sobredita men9ina se apaixone por ele.
Fazer da seguinte maneira:
Quando estiver conversando com ela atire-lhe tres graos de semente de feto e vera que essa menina jamais se negara a fazer muitas meiguices e a obedecer em tudo.
7 a semente de feto tem uma virtude oculta que so lhe pode dar credito quem a experimentar e que vem a ser a seguinte:
Quando passar por qualquer pessoa toca-la com a dita semente.
A pessoa o seguira. Quando quiser que deixe de o seguir tornar a toca-la.
8 a semente do feto tem tantas propriedades que nao da p’ra explicar. So quem possuir a semente e que pode dar informacoes sobre o assunto.

TRABALHO DO TREVO DE QUATRO FOLHAS CORTANDO NA NOITE DE SAO JOAO AO DAR MEIA-NOITE

Leitores o trevo de quatro folhas tem as mesmas virtudes que a semente do feto por isso nao precisamos nos repeitr.
Para obter o trevo fazerda maneira seguinte:
Na vespera de sao joao procurar pelos campos um trevo que tenha quatro folhas. Logo que a encontrar fazer um signo de salomao em volta dela deixando-a ficar ate a noite. Quando os sinos tocarem a santissima trindade voltar junto dela e proceder da maneira seguinte:
Comecar por rezar o credo fazendo uma cruz sobre o trevo.
Em seguida dizer a seguinte oracao:
“eu criatura do senhor remida com o santissimo sangue que jesus cristo derramou na cruz para nos livrar das furias de satanas tenho vivissima fe nos poderes edificantes de nosso senhor jesus cristo. Mandoi ao demonio que se retire deste lugar para fora e o rendo e amarro no mar coalhado nao perpetuamente mas sim ate que colha este trevo e logo que o tenha colhido te desamarro da tua prisao. Tudo isto pelo poder e virtude de nosso senhor jesus cristo. Assim seja.”

Observacao:
Quando for prender o demonio no mar coalhado se ele aparecer e disser:”criatura vivente filho de deus peco-te que nao me prendas ve la o que queres de recompensa” responder-lhe: “retira-te satanas dez passos ao largo e ausenta-te de minha pessoa”.
O demonio logo se ausenta.
Depois pedir-lhe aquilo que quiser que ele tudo fara para nao ir preso. Obriga-o ainda a fazer um juramento do contrario pode ser enganado porque o demonio e o pai e a mae das mentiras. Porem fazendo o juramento ele nao podera faltar porque deus nao consente que ele engane uma criatura baptizada e remida com o seu santissimo sangue.
Tudo bem executado pegar o trevo e fazer tudo quanto desejar diz s. Cirpriano.

MAGICA NEGRA OU FEITICARIA FEITA COM DOIS BONECOS PARA FAZER MAL A QUALQUER CRIATURA

Observar com atencao o que vamos ensinar para esta magica ser bem feita.
Fazer dois bonecos. Um deles significa a criatura para quem vai ser feito o feitico. O outro o que vai enfeiticar.
Depois que os bonecos estiverem prontos uni-los um ao outro de maneira a que fiquem muito abracados. Atar a ambos uma linha em volta do pescocco como quem os esta a esganar. Depois de feita esta operacao pregar cinco pregos nas partes indicadas:
1 na cabeca que vare um e outro.
2 no peito da mesma maneira.
3 no ventre que vare de um lado ao outro.
4 nas pernas que as vare de um ao outro lado.
5 nos pes de modo que lhes fure de um lado ao outro.
“ha ainda uma condicao: e que os pregos devem ser empregados com acompanhamento das seguintes invocacoes nos diferentes sitios em que se espetam:
1 prego – fulano ou fulana: eu fulano te prego e amarro e espeto o teu corpo tal como espeto amarro e prego a tua figura.
2 prego – fulano ou fulana: eu fulano juro debaixo do poder de lucifer e satanas que de hoje para o futuro nao has de ter nem uma hora de saude.
3 prego – fulano ou fulana: eu fulano te juro debaixo do poder da magica malquerenca que nao has de hoje para o futuro ter uma so hora de sossego.
4 prego – fulano ou fulana: eu fulano te juro debaixo do poder de maria padilha que de hoje para o futuro ficaras possesso de todo o feitico.
5 prego – fulano ou fulana: eu fulano te prego e amarro dos pes a cabeca pelo poder da magica feiticeira.
Desta forma a criatura enfeiticada nunca mais pode ter uma hora de saude.
Leitores! Nao se assustem com isto porque assim como deus deu ao homem o poder e a sabedoria para fazer feiticos tambem deu remedio para combate-los como ja explicado nesta obra por isso mesmo recomendada ja que ensina a desfazer toda a sorte de feiticaria.

MAGIA DE UM CAO PRETO E SUAS PROPRIEDADES

Um cao preto tem muita forca de magia: assim o diz s. Cirpiano.
Muitas pessoas dizem que a magia se faz com palavras magicas poorem isso e falso: nao ha magia que obre sem palavras sem palavras nada se pode fazer.
Eis aqui a primeira magia do cao preto:
Principiaremos pelos olhos do cao. Quando um cao estiver morto tirar o seu olho direito sem o esmigalhar. Depois colocar dentro de uma caixinha e trazer no bolso. Quando passar por um cao tirar do bolso e mostrara a ele. O cao o seguira por toda a parte ainda que o dono nao queira.
Quando quiser que o cao se retire fazer tres acenos com a caixinha.

A SEGUNDA MAGIA NEGRA OU FEITICARIA DO CAO PRETO

Com um cao preto pode-se fazer uma feiticaria das mais fortes:
Assim o assevera sao cirpiano.
Cortar as pestanas de um cao preto suas unhas e um bocado do pelo do rabo. Juntar estas tres coisas e queimar com alecrim do norte.
Depois de tudo isso reduzido a cinzas recolher dentro de um vidro bem tapado com uma rolha de cortica por espaco de nove dias. Esta pronto o feitico.

COMO DEVE SER APLICADA

Suponhamos que e uma pessoa homem ou mulher que ama uma outra criatura nao consegue ser amada por qualquer motivo.
Pegar os tres objectos e misturar uma pequena porcao com tabaco fazendo um cigarro forte. Quando estiver falando com a pessoa a quem deseja enfeiticar dar-lhe umas fumacas. Vera que essa pessoa fica logo enfeiticada.
Isso deve ser feito por tres cinco sete nove ou mais vezes porem sempre em numero impar de vezes.
Declaramos mais que se for mulher e nao possa fazer o feitico por nao fumar faca da seguinte forma:
Dando o nome da pessoa que esta sendo enfeiticada ir pensando o seguinte:
“eu te prendo e te amarro com as cadeias de sao pedro e de sao paulo para que tu nao tenhas sossego nem descanso em parte alguma do mundo debaixo da pena de obediencia e preceitos superiores.”
Depois destas palavras ditas nove vezes a pessoa esta enfeiticada. Se este feitico que acabamos de ensinar nao for o bastante para obter o que desja nao se assuste nem tampouco perca a fe.

MAGIA NEGRA PARA FAZER MAL A ALGUEM

Acender uma vela branca para o anjo de guarda pondo-a ao lado de um copo virgem com agua salvando o anjo guardiao.
Ir ao cemiterio e ao entrar pedir licenca ao povo do cemiterio.
Ir ate ao cruzeiro levando 7 garrafas de marafo 7 velas pretas e 7 caixas de fosforos virgens colocando as garrafas de marafo em circulo.depois de abertas com um abridor virgem tirar os rotulos dos charutos. Abrir as caixas de fosforos e colocar os charutos ja sem os involucros em cima das ciaxas pondo-as ao lado das garrafas de marafo. Acender as 7 velas velas negras pondo-as tambem ao lado das garrrafas de modo a que em circulo fique arrumado do seguinte modo:
Uma garrafa de marafo uma vela acesa uma caixa de fosforos aberta com o charuto sem involucro em cima em 7 jogos que formam o circulo.
Depois de tudo pronto chamar o povo do cemiterio (a pessoa deve estar completamente concentrada e ciente do que esta fazendoe pedindo). Depois de feito este trabalho nao ha recuo.
Chamado o povo do cemiterio e oferecendo aquele trabalho com todas as sua sforcas concentradas fazer o pedido que quiser sempre invocando o povo do cemiterio e dizendo o nome de quem queira que seja prejudicado.

Nota muito importante: este trabalho de magia negra deve ser feito na ultima sexta-feira do mes sendo as horas apropriadas: 6 horas – 12 horas – 18 horas ou 24 horas.
As vezes encontra-se dificuldade para executar este trabalho de magia negra mas conversando antes com um dos coveiros este ate ajudara para que os curioso nao o incomodem.
Depois de tudo feito ao sair do cemiterio (sair de costas) pedir ao povo do cemiterio para ser atendido indo embora para casa.
Chegar em casa e lavar as solas dos sapatos com agua de sal tomando tambem um banho e jogando apos agua de sal do pescoco para bixo.

O TRABALHO DE MAGIA NEGRA PARA TORNAR-SE FORTE E INVENCIVEL

Ir a mata ou floresta num dia de lua cheia numa sexta-feira levando um lagarto vivo amarrado para nao fugir.
La chegando chamar os anjos do mal invocando lucifer e em seguida com uma faca virgem esquartejar o lagarto matando-o. Depois de morto tirar-lhe os olhos levando-os para casa e os deixando descansar num lenco preto por sete semanas. Depois deste tempo passado abrir lenco tirar os olhos do lagarto por em um saquinho de couro e pendurar ao pescoco nao podendo perder nunca.
Todos os seus pedidos para o mal serao sempre atendidos sendo que cada vez deve a pessoa segurar com a mao esquerda invocando antes os anjos negros e o nome de lucifer.

Nota – a pessoa que fizer este alto trabalho de magia negra nunca podera perder este talisma pois sofrera grandes consequencias.

OUTRO TRABALHO DE MAGIA NEGRA

Compre um bode todo preto uma vela preta um charuto uma caixa de fosforos e uma garrafa de marafo. Levar a uma encruzilhada de preferencia na mata a hora grande numa segunda-feira. La chegando abrir a garrafa de marafo acender a vela e colocar o charuto sem o involucro em cima da caixa de fosforos. O bode preto deve estar lavado e na ocasiao amarrado.. depois de tudo pronto chamar por tranca-ruas das almas oferecendo o trabalho. Em seguida pedir o que quiser. Logo apos desamarrar o bode preto e andando de costas ir para casa. Este trabalho de alta magia deve trazer os resultados esperados dentro de 7 14 ou 21 dias a contar do dia do trabalho. Chegando em casa tomar um banho do pescoco para baixo com uma vasilha de cabeca e logo apos um outro com agua salgada.

REMEDIOS PARA EVITAR OS ESPIRITOS DIABOLICOS QUE INFESTAM AS CASAS COM ESTRONDOS E RUIDOS

A experiencia tem mostrado que alguns lugares e casas sao infestados pelos espiritos que os inquietam com estrondos aparicoes e outros fenomenos inoportunos.
Nem na historia faltam exemplos dados por grandes autores a quem nao se pode negar o devido credito.
Santo agostinho no livro 22 da cidade de deus e no cap. 7 refere que esses espiritos davam molestias aos animais e pessoas que habitavam a casa de um certo homem chamado hesperio que exercitava o oficio de tribuno.
Joao diacono na vida de s. Gregorio cap. 89 diz que a este santo pontifice sempre molestava um espirito maligno. Aparecia as vezes em forma de gato a dois religiosos que estavam em casa do santo querendo arranha-los outras vezes na figura de moiro querendo feri-los com uma lanca.
Plutarco da vida de dionisio siracusano conta que a este numa tarde pensativo apareceu uma mulher de extraordinaria grandeza com semblante horrivel e espantoso como se fora alguma furia infernal qual se pos muito quietamente avarrer o pavimento da sala. Assustou-se muito com esta vista dionisio.
Chamou os amigos contou-lhes a visao e pediu-lhes que o nao deixassem so naquela noite temendo que repetisse o monstro outra vez a vinda o que nao se repetiu porem um pequeno filho de dionisio na ocasiao se precipitou da parte mais alta da casa e morreu.
O padre da companhia de jesus tambem refere da vida de antonio barreto senador de tolosa que a sua esposa matrona mui espiritual apareceu uma mulher de altissima estatura com cuja vista recebeu medo tao grande que por espaco de 24 horas esteve continuamente tremendo sem poder suster aquele movimento que a agitava.
Cardano no livro 16 cap. 99 de rerum varlet afirma que a nobre e principal familia dos torroles em parma possui uma fortaleza onde se costumava ver em determinadas ocasioes de chamine da casa uma velha que representa cem anos de idade.
Mais notavel e a historia que refere joao tritenio na descricao do mosteiro hirsargienense. Diz que pelo ano de 1132 em um lugar da saxonia se deixava ver um homenzinho com o seu cabelo na cabeca a quem por essa causa chamavam os saxonicos hudekin que na lingua latina quer dizer pileatus e deve ser dos que na nossa chamamos fradinho de mao furada.
Contavam-se dele notaveis coisas porque gostava de conversa com os homens aos quais aparecia em traje campones outras vezes invisivelemnte fazia neles grande mossa e pregava pecas. Dava aviso importante a pessoas mui principais e nao repugnava ajudar nos trabalhos as criancas. Serviu na cozinha do bispo e recomendando-lhe certo homem que lhe guardasse a mulher enquanto ele esteve ausente o serviu com pontual diligencia afastando aqueles que provocado porquanto entao sentia-se e vingava-se.
Era servente na cozinha do bispo um moco que se tinha domesticado muito com esse espirito e com a muita confianca lhe o repreendesse mas vendo que nao se emendava com advertencia outro modo ofendeu o mestre da cozinha e outros criados do bispo. Onde se ve quao danosa e a alma e ao corpo qualquer familiaridade com os demonios disfarcados.
Alexandre ad alexandro no cap 9 rerum genial conta que em roma tinha um sujeito um amigo mui particular que por certa enfermidade se viu obrigado a ir tomar os banhos de puzolo. Puseram-se ambos a caminho e agravando-se a doenca o enfermo morreu em uma estalagem. Deu o amigo sepultura ao cadaver e acabada a funcao do piedoso oficio continuou a sua jornada para roma. Estando em uma venda deitou-se na cama para dormir e quando se achava ainda desperto viu entrar pela casa o mesmo defunto com o semblante palido e macilento como no tempo da doenca.
Atemorizado com esse espectaculo perguntou-lhe quem era porem aquela figura sem responder foi-se chegando ao leito tirou de querer abracar o amigo vivo. Aflito este com pavorosa angustia o vestidos e olhando para ele com aspecto carrancudo saiu e enfermidade que afirmava ocorrera depois de tocar em um pe do defunto que sentira mais frio do que a neve.
Gordiano sujeito conhecido do mesmo autor caminhava com um criado para arezzo e perdendo-se na estrada foi a uma das brenhas dilatas e incultas onde nao havia casas choupanas ou sinal algum de vestigios humanos.
Vagueavam por diversos e agrestes matos com grandissimo pavor que lhes causava aquela medonha solidao ate que no fim da tarde quando sentados descansavam de tanta fadiga lhes pareceu ouvir ao longe voz de homem e supondo ue andariam ali alguns do outeiro viram tres figuras horriveis e de extraordinaria grandeza com tunicas negras e compridas cabelos e barbas muito longos e semblantes espantosos.
Chamaram estes aparentes homens aos caminhantes os quais chegando mais perto divisaram em figura grandemente agigantada. Entre elas a olho nu dava saltos e fazia gestos indecentes.
Agitados os caminhantes com excessivo medo fugiram a toda pressa ate que depois de correrem por varias veredas e monstruosos precipicios oparam a choupana de um rustico onde se recolheram.
De si refere este autor que estando doente em roma e acordando em uma ocasiao se lhe pusera diante dos olhos uma mulher de elegante presenca. Achando que tinha os sentidos perfeitos e vigorosas as potencias perguntou a mulher quem era. Ela repetiu a mesma pergunta com um sorriso de zombaria e desapareceu como que por encantamento.
Andre tiraquelo nas notas que faz ao sobredito. Alexandre refuta essas relacoes por sonhos mas nao e impossivel nem incrivel que os demonios usem semelhantes trapacas com as quais procuram disfarcadamente o nosso dano ou fazendo cair em algum erro ou pecado posto que nas suas ridicularias so mostrem deleitar-se em afligir e em prejudicar as almas das criaturas:
“nonnollus” diz cassiano callat immundorum espiritum quo estiam fannus appelat is seductores”.
Veja-se tambem o mui douto padre manuel bernardes da congregacao do oratorio na sua floresta I tit. 10 onde com a sua costumada erudicao trata semelhantes materias e refere varios casos de erspiritos endemoninhados.

REMEDIOS CONTRA OS ESPIRITOS

Quanto aos remedios a gentilidade servia-se de varias supersticoes inuteis e vas para se livrar deste trabalho as quais cedia talvez o demonio para mais confirmar as mesmas supersticiosas diligencias e erro dos homens.
Apolonio trianeu persuadiu-se de que ao se dizerem injurias a esses espiritos eles se ausentam se aquietam cessando com os seus empecimentos. Mas enganou-se porque as palavras injuriosas nao tem de si tal forca nem deus lhes deu esse poder operativo senao so aquelas de que usa a igreja nos exorcismos aptos para causar temor aos demonios e os constranger a obedecer ao sacerdote.
Da mesma sorte se enganram os que pretendiam expulsar estes espiritos a forca de armas como se aquelas substancias incorporeas pudessem ser maltratadas com ferro.
Parece que querem seguir o conselho da sibila que dizia a eneias quando entrou no inferno com o fabulista virgilio que arrancasse a espada para se defender das estigas sombras.
Outros julgaram que importava muito ter lume ou fogo acesso. O limite favorece de algum modo a experiencia que mostra maltrataram mais ordinariamente estes espiritos aos homens nas trevas da noite do que na luz do dia se bem que neste tempo se referem nas historias alguns empecimentos.
A favor do fogo parecem estar os sucessos que paulino refere na vida de santo ambrosio.
“intentou a imperatriz justina com varios meios tirar a vida do santo doutor e resolveu-se por fim a falar a um inocencio feiticeiro para que lha tirasse por arte dos demonios. Mandou ele alguns para a execucao da diligencia os quais voltaram dizendo que nem as portas cercava e defendia todo o edificio com cujas chamas se queimavam de sorte que entenderam nao poder operar as ssuas industrias. Porem cercando santo ambrosio causava maior tormento aos demonios para que se nao se atrevessem a chegar-lhe nem a ofende-lo.
Deixadas pois algumas das supersticoes de que usavam os antigos como referem alexandre e outros os verdadeiros e eficazes remedios sao os de que usa a igreja e estes sao o sinal da cruz a invocacao dos santissimos nomes de jesus e maria os exorcismos da mesma igreja jejuns oracoes esconjuracoes reliquias de santos bencao das casas aspersoes de agua-benta e outros semelhantes.
Mas advirta-se que nem sempre sao espiritos malignos os que aparecem com fuguras funestas e ocsionam nas casas alguns estrondos.
Podem estes originar-se dos outros diferentes principios como se ve nos dois exemplos seguintes.
Havia em atenas umas casas espacosas porem inabitadas pelos estrondosos rumores que nelas se sentiam. Assim que se fazia silencio a noite ouvia-se ali como ao longo o ranger de ferros e cadeias depois soava mais perto e por fim aparecia uma sombra ou figura de um velho com aspecto esqualido rosto macilento barbas compridas cabelos arrepiados maos com cadeias e pes com grilhoes que arrastava.
Quando apareceu essa visao passaram os moradores penosas noites de vigilia e trespassados de medo do que se lhes originava a doenca e a morte.
Por isso as casas deixaram completamente de ser habitadas mas o dono para ver se podia conseguir vende-las ou aluga-las a quem ignorasse o defeito pos-lhe escritos pedindo limitado preco.
Chegou a atenas o filosofo atenodoro leu o titulo e logo se lhe fizeram suspeitosas as casas. Informou-se e sabendo o motivo por isso mesmo resolveu aluga-las.
Ai morando mandou por no primeiro andar tinteiro e luz e ordenando as outras pessoas seus criados que se recolhessem para as casas interiores ele com toda a aplicacao de animo e da vista se pos a es escrever para que a imaginacao desocupada lhe nao fizesse ver falsas imagens vas.
Ja nesse tempo tinha principiado a anoitecer e logo comecou a ouvir estrondos de ferros e arrastar de cadeiras mas nao levantou os olhos nem largou a pena e so aplicou os ouvidos.
Crescia cada vez mais o estrondo e era sentido na sala quando levantou a vista atenodoro e viu a figura que lhe disseram a qual parando fez com a mao gesto de quem o chamava.
Da mesma sorte ele fez sinal que esperasse e inclinando-se outra vez sobre a mesa continuou a escrever.
Chegou-selhe aquela sombra mais fazendo-lhe maior estrondo sobre a cabeca. O filosofo levantou-se pegou na luz e foi seguindo-lhe os passos que ela dava vagarosos como quem ia carregado de cadeias.
Logo que chegaram a um quintal das casas de repente desapareceu a sombra e ajuntando ai o filosofo algumas ervas e folhas as pos por sinal no sitio onde a sombra desapareceu.
Passado algum tempo sem a visao tornar a persegui-lo avisou o magistrado para que mandasse cavar naquele lugar e foram achados os osssos de uma criatura metidos em cadeias porque a terra e o tempo tinha ja consumido a carne.
Deu aos ossos publica e sagrada sepultura e dali por diante nunca mais houve estrondos nas casas.
Caminhava sao germao bispo antisiodorense no rigor do inverno e avizinhando-se ja a noite buscava onde recolher-se para uma casa sem telhado e quase de todo arruinada onde havia muito tempo que nao habitava pessoa alguma e por isso lhe tinham ja mata de abrolhos er urtigas.
Parecia menos mal ficar no campo que recolher-se em tal habitacao especialmente quando dois velhos praticos do lugar lhe certificaram que naquela casa apareciam fantasmas por cujo motivo estava inabitada.
Quis contudo o santo prelado passar ali a noite mandou recolher num daqueles tais ou qias aposentos a sua matulagem e deixando nele os companheiros que tomaram uma leve colacao se foi para outro quarto com um clerigo dos seus a quem mandou ler um livro espiritual.
Passado algum tempo como o santo estivesse fatigado do caminho e nada tivesse comido adormeceu e eis que logo apareceu ao clerigo leitor uma horrivel figura ouvindo-se estrondos como de grandes feixes jogados por aquelas paredes arruinadas.
Assustado o clerigo com essa aparicao deu um forte grito o qual despertou o santo que pondo-se empe e invocando o nome de jesus com animo intrepido mandou aquela sombra que dissesse quem era o que queria.
Ela com voz humilde e propria de quem suplicava respondeu que era a sombra ou figura de um defunto sepultado naquela casa com outro companheiro seu que inquietavam as outras pessoas porque nao gozavam descanso e que pediam quisessem ajuda-las com as suas oracoes e com os sufragios que a igreja faz pelos defuntos.
Compadeceu-se o santo e com a luz acesa foi seguindo a sombra para lhe mostrar onde estavam sepultados os corpos os quais com que os ataram quando os meteram na cova.
Fez dar-lhe sepultura decente com as oracoes acostumadas da igreja e ficou aquela habitacao quietissima sem nelas sentir mais estrondos.”

NECESSARIA PREVENCAO

Para combater e evitar essas aparicoes deve-se ir todos os domingos a missa e ao entrar e preciso molhar a mao direita na pia da agua benta e persignar-se com ela.
A saida do templos deve-se colher uma porcao de agua benta te-la sempre a cabeceira lancando todas as manhas duas gotas na agua que se lava o rosto.

ENGUERIMANCOS DE SAO CIPRIANO OU PRODIGIOS DO DIABO

De um livro muito estimado em franca intitulado as ciencias ocultas por mr. Zalone extraimos a historia que se vai ler:
“victor siderol era lavrador na aldeia de cort desviada cinco leguas de paris. Esse homem tinha grande inteligencia e entendendo que as terras de sua aldeia nao eram dignas de um arroteador tao dei ter sempre diminuiuda a colheita.
Os agricultores seus vizinhos que reconheciam sao miguel aviltado faziam-lhe negacas e chamavam-lhe calanceiro epiteto que dia a dia o desgotava mais.
Uma tarde sentindo um grande mal-estar indizivel ao concluir uyma sementeira soltou aos bois deixou o jugo atravessado em cima do timao do arado e disse:
- aqui te deixo sentindo um grande mal-estar indizivel ao concluir uma sementeira soltou os bois deixou o jugo atravessando em cima do timao do arado e disse:
Aqui te deixo para sempre meu velho arado. Que te leve o diabo assim como todos os mais apetrechos de lavoura que tenho entranhas da terra.
- tira-lhe o jugo que eu nao quero nada com a cruz.
O lavrador tremendo de susto colocou o jugo sobre o cachaco dos bois enxugou-os e fugiu para casa com os cabelos em pe quase sem fala.
No dia seguinte logo ao romper da aurora levantou-se e indo ao alpendre da sua casa viu que todos os utensilios de lavoura tinham desaparecido como por encanto. Dirigiu-se entao ao local onde deixara o arado e nem sombra dele apareceu.
Poucos dias depois vendeu a casa rustica e todas as suas terras.
Terminando isto dirigiu-se a paris alugopu um quarto de soalho para esconder o pouco dinheiro que levava encontrou entre duas traves um pequeno livro de enguerimancos.
Assim que o aldeao viu esse grande senhor sentiou-se acometido de um frio extraordinario e ao certo nenhum homem por mais afoito que se julgue tera coragem suficiente para encarar de face o rei dos susto pois que o diabo tem muito de aterrador no metal da voz.
Logo que o grande senhor se calou o aldeao ficou todo atordoado e sentiu fortes embaracos para lhe responder pois em verdade nao tinha o animo preparado para conversar com tao estranha figura.
Todavia a pergunta dirigida a siderol era tao simples como curta e por isso ninguem teria nada que lhe cortar.
- que queres tu dee mim?...
E isso que o demonio costuma perguntar aos que o obrigam a aparecer.
Siderol hesitou muito tempo antes de se resolver a pedir porque tinha muitas coisas na imaginacao que desejava possuir e em tais circunstancias queria escolher um objecto que o fizesse venturoso visto que e de regra que o demonio so concede uma coisa de cada vez as criaturas que o chamam.
O frances tao depressa pendia para outra. E nao se decidia. E o grande senhor esperava com ar submisso e reverente que ele se resolvesse finalmente e lhe dissesse o que pretendia.
O aldeao recordou-se afinal de que o “futuro para ele tao rico belo e sedutor tinha abusado da sua boa fe e que dependia da sua vontade ler nele tao facilmente como na cartilha de doutrina que em crianca decorava na escola.”
Pesnou que o dom de adivinhar tinha vantagens que se estendiam a tudo e por esse sistema regularia seguramente a sua conduta e os seus actos e conseguiria portanto levar a cabo a posse de todos os bens que imaginasse.
E por essa forma depois de reflexoes e combates titanicos que conseguem os homens assentar definitivamente as suas predilecoes.
Um homem do campo pediria a nbeve sobre todos os campos vizinhos do seu um pobre sacerdote pediria o restabelecimento dos bens do clero um despota a restauracao do antigo regime um libertino estragado o retorno do seu vigor antigo regime um libertino estragado o retorno do seu vigor antigo um fornecedor do exercito a eternidade da guerra e um visionario a imortalidade – coisa que nenhum demonio lhe podia dar de que ja tinha ouvido falar muito na aldeia mas que inteiramente desconhecia.
Eram as erguerimancos de sao cipriano.
Neste livro surpreendente viu siderol que se podia por em relacoes estreitas e amigas com o espirito imundo.
- este comercio oculto – disse victor – nada tem de satisfatorio para um homem de bons sentimentos mas tambem nao deslutra a nobreza de pessoa alguma e por isso talvez eu faca a minha fortuna pactuando com lucifer. O rei do inferno deve ser meu amigo visto que tao delibveradamente lhe dei arado e a coleccao de ferramentas.
Depois de estudar bem o livro desceu ao patio da sua morada onde uma velha criava galinhas que lhe produziam excelentes ovos as esconjuracoes diabolicas levou-a pela porta aforta apesar de seus cacarejos desesperados e marchou sem demora ao lugar em que se cruzam os caminhos da revolta e neuilly porque o diabo infesta singularmente as cruzes da revolta e neuilly porque o diabo infesta singularmente as cruzes formadas pelos quatro caminhos.
Nesse sitio parou riscou um circulo com uma vara de aveleira em torno de si pos a galinha no centro e a meia noite em ponto pronunciou tres palavras que nao ensinarei neste lugar porque bastante espiritos tentadores temos entre nos e nao quero promover-vos ja no principio da historia a fantasia de lhes aumentardes o numero.
Apenas pronunciadas as tres palavras comecou a galinha a estrebuchar e morreu cantando harmoniosamente os louvores de deus.
Nestes momentos tremeu a terra e logo depois dessas convulsao a lua toda machucada de sangue desceu rapidamente sobre a encruzilhada de neuilly e apenas tornou a subir para o seu lugar pois a virtude das palavras magicas lhe vedava a entrada.
O corpulento senhor mais alto do que siderol por toda a grandeza do barrete de sganarello tinha grandes revoltados chifres de carneiro sobre a cabeca um enorme rabo de macaco que graciosamente movia por entre as pernas pes de bode e em cima de tudo isso uma cabeleira de bolsa e um vestido de escarlate agaloado de ouro porque e sempre nesse aparato que o diabo costuma aparecer as criaturas.
Se alguma vez chamardes por ele vereis cheios de horror a figura que vos acabo de descrever.
Victor ordenou pois ao grande senhor que lhe descortinasse o futuro ao ouvido todas as vezes fque ele lho exigisse no que o demonio concordou de muito boa vontade e com muito boas maneiras.
Tirou pois da algiubeira um quarto de paepl mareado sobre o qual estava escrita uma doacao em forma de alma do doador. Picou com o esporao o dedo minimo do lavrador que com o proprio sangue assinou aquela escritura e o diabo desapareceu-lhe da vista depois de lhe fazer uma larga cortesia.
Mas o lavrador antes de se resolver a por em pratica a arte que acabava de comprar em troca da alma sentiu que estava sem comer e nao lembrara de trazer dinheiro de casa.
Perguntou pois ao seu demonio familiar onde encontraria aquela hora uma refeicao que a ninguem pertencesse pois embora tivesse animo de se dar ao diabo faltavam-lhe as forcas para roubar qualquer coisa por insignificante que fosse.
O espirito respondeu-lhe:
- a esta hora fatidica para a humanidade nao convem que enchas o estomago. As q2uatro horas da manha disse-lhe o espirito em voz muito baixinha “sai de tua casa marcha ao levantar do sol e encontraras um mopntao de pedras. Uma delas e talhada. Ergue-a e toma conta do que la achares”.
O ex-lavrador nao podia convencer-se de que debaixo de um monte de pedras poderia encontrar uma refeicao preparada que nao pertencesse a pessoa alguma.
Porem como tinha certeza de que o diabo nao falta nunca aos prometimentos que faz a quem lhe entrega a alma e um estomago vazio ordena fe praticou exactamente o mandado do seu oraculo.
Chegada a hora aprazada dirigiu-se ao local e andou muito tempo sem encontrar o montao de pedras e ja meio desesperado chamou novamente o seu diabo.
O espirito mau segredou-lhe ao ouvido:
- tens ainda pouca fe no meu poder e e por isso que nao achas as pedras que te falei: ves aquele palacio ao longe e aquelas pedras amontoadas ao canto?
- vejo.
- pois e ali mesmo. Vai e come a tua vontade.
Depois de ter feito alguns giros encontrou a pilastra ao pe da qual estava uma alvanca. Deu-lhe volta e encontrou a pilastra ao pe da qual estava uma alavanca. Deu-lhe volta e encontrou a pilastra ao pe da bocados de tabuas. Levantou-as e encontyrou por baixo tres deparou um enorme prato tendo dentro um peru duas galinhas e seis codornizes assadas. Ao lado da porta estavam dois grandes queijos um pao e dois biscoitos de saboya asseadamente embrulhados numa rica toalha e duas garrafas de vinho das canarias.
O faminto aldeao extasiado diante de tao belas coisas tirou da algibeira um lenco no qual embrulhou como pode parte do conteudo que estava no bem-aventurado buraco e a passos precipitados tomou o seu caminho.
Chegando a casa comeu com grtande apetite as cordornizes partes das galinhas e parte do peru e bebeu tambem as duas deliciosas garrafas de vinho.
Mas embora o estomago ja nao reclamasse alimento siderol nao queira limitar-se tao somente aquele gozo.
Para adquirir o resto chamou o seu demonio perguntou-lhe se sabia onde pairava algum tesouro escondido que nao pertencesse a ninguem.
- nas entranhas do monte carvalho ha uma mina de ouro desconhecida.
- e como poderei explora-la?
- com a cabalistica dos mouros.
-e onde existe ela?
- eu te darei brevemente. As diz-me gostas de dar esmolas aos pobres
- gosto.
- pois entao dar-lhe-as todo o dinheiro que tens pois enquanto possuires um centimo que seja a terra nao se abrira para te dar a riqueza que se esconde nas suas entranhas.
- bem – disse o aldeao – amanha farei sair de casa tudo quanto possuo. Mas meu amigo belzebu diz-me onde havera mais algum tesouro?
- na aldeia de meirol ha uma falha de diamantes que se abrira com duas palavras da minha cabalistica.
- o meu senhor diz-me la...
- espera – disse o diabo – primeiro saberas onde o tesouros existem depois te entregarei a chave para os abrir.
- va amigo lucifer por quem es diz-me ja onde paira um tesouro que possa explorar hoje mesmo e eu te prometo ser fiel por toda a vida e ainda depois da morte.
- nao te disse oh alma vencida que primeiro tens que dar tudo que possuis aos pobres?
- ah! Sim sim! Perdoa meu bom amigo meu bondoso satanas.
- pois bem um onzenario de bayone que e dono de tudo que muitos centos de dobroes de ouro no interior de uma bouca que tem em baigreza. Por isso ja ves que ali havera um rico tesouro de que poderas apropriar-te facilmente sem teres de usar palavras minhas.
- mas esse dinheiro e de seu dono e nao o quero eu. A mim so me pode servir dinheiro que ja nao tenha possuidor.
- que te importam os meus designios. Tu hoje es compeltamente propriedade minha e posso ordenar-te que facas o que me aprouver.
E nosso lucifer comecou a murmurar palavras initeligiveis o que fez o aldeao cair de joelhos e implorar-lhe o perdao.
- sossega-lhe disse lucifer – bem sei o que me convem fazer em teu beneficio. Esse velho usuario deve morrer na noite que vem de repente e como ele se esconde dos seus colaterais de quem tem medo pois que o nao tratam bem eles nao tem nem nunca terao conhecimento desse tesouro tesouro que esta mesma noite ficara debaixo do meu poder assim como alma do velho de bayonne.
- mas onde fica essa terra que guarda tal riqueza?
-fica proximo da estrada de santiago muito ao norte la para as bandas do mar.
- meu amigo satanas pergunto como se chama esse pais.
- entao nunca la chegarei porque morrerei de fome antes do meio do caminho...
- nao sejas louco. Em chegado aos pirineus senta-te na estrada e espera que passem peregrinos que vem de roma para compostella aqueles vis caes danados que nunca quiseram vender a alma em troca do meu condao. Podes assim acompanha-los e acharas o tesouro do moribundo. Anda marcha sem demora.
- nao vai-me tudo antes descobrir – disse-lhe o ex-lavrador com humildade.
- eu nao! – respondeu o diabo. Nao convencionamos que eu obrasse. Pediste-me o dom de adivinhar ja o tens acabaram aqui os meus compromissos.
- diabo diabo! Farei o que me ordenas! Mas nao conheces mais tesouro algum?
- conhecco. Naquele reino longiquo ha mais ouro enterrado do que em todos os outros departamentos onde se fala a lingua dos arabes e dos mouros.
- nomeia-me os locais meu bondoso belzebu.
- se la chegares com vida indaga dos povos que te vou nomear: “rubioz outerello taboeja lanas infiesta guinza cariel mandim fraguedo celleros focara borbem mondariz...”
- tantos meu senhor – interrompeu victor siderol espantado de tamanha copia de haveres.
- muito mais! Ha naquele pais mais uma centena de tesouros encantados. Acharas nesse pais mais uma centena de tesouros ecantados. Acharas nesse pais a riqueza de mais de seis reinos. Vai pois ao teu destino chama-me quando precisares do meu auxilio. Ja que me deste a alma hei de fazer-te feliz.
- mas como farei abrir a terra para lhe extrair todo esse ouro?
- transporta-te aos lugares que te indiquei e aqui tens esta lanterna. Acende-a sempre qeu desejares alguma coisa e seras imediatamente servido.
O ex-lavrador despediu-se de lucifer e foi distribuir pelos pobres todo o dinheiro que possuia. Depois de nao ter nem um centimo saiu e atravessou uma larga praca. Apesar de distraido a pensar no diabo reparou para uma loja onde havia o seguinte letreiro:
“extrai-se amanha a loteria gaulesa.”
Victor lembrou-se de arranjar fortuna por meio deum bilhete de loteria mas nao tinha dinheiro nem donde lhe viesse.
Entregue a esse pensamento continuou a passear pelas ruas ao acaso e como naquele dia findava o arrendamento da sua morada a noite recolheu-se as ruinas de uma casa velha no arrabalde de sao martinho.
Como a noite estava escura acendeu a sua lanterna. De repente viu ao pe de uma couceira da porta carcomida pelo tempo uma moeda de ouro da era clovis I.
Siderol ficou grandemente surpreendido porque ja se olvidara das virtudes que o demonio lhe disse estarem conglobadas na lanterna.
Guardou o dinheiro e de manha muito cedo chamou logo o demonio em seu auxilio e perguntou-lhe com certo ar de humildade.
- meu amigo quais os numeros que vao ser mais premiados no jogo de hoje nos numeros 7 2 49 5 e 861.
- e os outros premios? Nao sabes em que numero devem sair?
- sei mas esses deixa-os para os pobres. Nao sejas ambicioso e nao queiras tudo para ti.
Conformou-se o aldeao com a resposta de lucifer e foi comprar um bilhete. Deram-lhe o numero 7. o lojista quando victor pagou comeccou a rir-se para ele com uma cara de grande velhacaria.
- por que esta o senhor rindo dessa maneira?
- e porque esse numero sai branco – respondeu o cambista rindo cada vez mais.
- sim... pois logo vera!...
E victor siderol saiu da loja cumprimentando o cambista com toda urbanidade.
De farao ao meio-dia extrairam-se os premios e a deusa fortuna cumpriu os seus decretos porque o diabo usou de toda fidelidade no cumprimento dos seus deveres.
Aquele afortunado bilhete assegurou-lhe setenta e cinco mil, cunhos de ouro que corresponderiam a duzentos e quarenta mil cruzeiros.
Quando siderol de tarde voltou ao cambista ja esse nao se riu ofereceu-lhe uma cadeira para se sentar e pagou-lhe o premio.
A primeira coisa que victor fez foi comer em um dos melhores restaurantes. Depois de jantar como um principe dirigiu-se ao alfaite vestiu-se com o melhor fato que encontrou barbeou-se e estabelecnedo residencia em um bom hotel chamou seu protector lucifer.
- que desejas de mim? – perguntou o demonio.
- meu amigo onde encontrei uma donzela nova bonita e amante?
- no teatro grego onde se representa hoje uma tragedia de esquilo – respondeu o seu interlocutor.
O querido filho da fortuna encheu as algibeiras de ouro foi ao lugar indicado.
Era o primeiro teatro que tiveram os franceses. Entre grande numero de pessoas pela maior parte nobre encontrou ali duas mulheres uma ja idosa e outra no esplendor da mocidade cujo composto pareceu ao enamorado aldeao o que no mundo se podia imaginar de mais sedutor.
Aproximou-se delas com o desembaraco que inspira a opulencia. A jovem recebeu-o com grande timidez fingiu cada de ingenua e com algum esforco conseguiu corar.
Victor ficou satisfeitissimo ao ve-la assim com um todo tao honesto.
Declarou-lhe as suas intencoes e ela respondeu-lhe com excessiva conduta. A velha que se intitulava mae abeirou-se dele e disse a siderol que levava muito em gosto a uniao da menina com tao distinto cavalheiro.
Acabada que foi a representacao siderol vendo-se tao bem acolhido pelas duas mulheres ofereceu o braco a rapariga que aceitou sem a menor hesitacao.
Uma liteira rica esperava-os no vestibulo do teatro. Logo que chegaram a casa convidaram-no para cear e serviram-no com toda a cortesia e urbanidade.
Durante a ceia soube siderol que as duas senhoras eram provincianas e estavam em paris tratando do processo de uma heranca e deram-lhe a entender que o juiz nao recusaria receber dois mil cunhos de ouro para resolver o pleito em favor delas.
Victor oferceu-lhes bizarramente aquela quantia.
Elas porem recusaram com certa reserva que o fez suspeitar que o nao julgavam capaz de fazer aquele negocio com dinheiro a vista.
Siderol como tinha a algibeira recheada insistiu e apresentou dinheiro.
Acederam mas com a clausula de que receberia uma declaracao em forma. Ele concordou.
A mae passou ao seu gabinete para escrever a declaracao e deixou o nosso homem com a encantadora jovem.
Siderou pensou que apos um emprestimo de dois mil cunhos de ouro podia tomar algumas liberdades e foi o que fez.
A rapariga resistiu-lhe com firmeza mas ao mesmo tempo sem azedume. A virtude e sempre assaz forte para se impor as expansoes do vicio.
Todavia o amor e o vinho fizeam-no empreendedor e atrevido.
Rosa incapaz desses espalhafatos que prejudicam sempre uma mulher contentava-se em opor maos muito activas aos muitos ataques do temerario conquistador.
Defendendo-se daquela insistencia recuou insensivelemnte sobre a cauda do vestido e tropecou. Siderol aproveitou o ensejo e empurrou-a suavemente. Ela com esse impulso foi cair sobre o sofa e depois... eles e que podiam confessar o que sucedeu.
A pobre pequena chorou. Ele correu a enxugar-lhe as lagrimas e prometendo casar com ela pediu que nada dissesse a mae.
Rosa encolheu os ombros em sinal de assetimento. Avelha voltou pouco depois e de nada desconfiou.
Se ela e de tao boa fe!...
Entabularam nova conversa e siderol convidou-as parairem jantar no dia seguinte em sua companhia no salao que tinha alugado no hotel.
Foram.
Ele tinha ajustado com o tabeliao para que estivesse la a noite e foi comprar um cofre de joias para oferecer a sua noiva no que foi tao prodigo que ao voltar para casa so lhe restavam uns quinhentos cunhos de ouro.
Entregou o cofre a rosa e foi procurar o tabeliao que se demorava para lavrar a escritura que o devia ligar aquela que tanto lhe enlouquecera os sentidos.
Mae e filha despediram-se dele com toda a cordialidade e pediram-lhe que nao se demorasse.
Victor so no fim de uma hora e que voltou acompanhado do tabeliao.
Entrou muito jovial no salao do hotel e nem vivalma! Percorreu a casa chamou o dono do hotel perguntou-lhe pelas duas senhoras e soube que haviam saido.
Siderol teve um pressentimento.
Foi ao armario. O seu cofre tinha partido com as senhoras e em lugar das joias e dinheiro encontrou um bilhete concebido nestes termos:”quando uma rapariga esperta encontra um asno um papalvo pega-.lhe o momo. E esta a regra. De futuro antes de se meter nestes assuntos estude-os primeiro. Desejamos que as licao lhe seja proficua.”
O infeliz victor comecou avociferar contra o diabo.
Satanas apareceu e perguntou-lhe:
Fui eu por acaso que inculcou essa mulher?
- nao – respondeu siderol.
- entao nao tens que te queixar de mim. Para um homem ser feliz e gozar da minha estima preciso e que nao se meta com mulheres dessa qualidade. Diz-me. Ja constou que eu fosse namorador?
- nao – respondeu victor.
- e por esse motivo que consigo tudo quanto desejo. Metesse mulheresd nos meus negocios decerto nao darima bom resultado os meus trabalhos.
Mas como tornarei a reaver os diamantes e o dinheiro que me levou aquela rapariga?
- de forma alguma. Dinheiro que caiu em maos de aventureiras e o mesmo que ficar encantado dentro da terra sem se conhecerem as palavras para o desencanto.
- mas com todo o teu poder nao fara com que eu recupere as minhas joias?
- nao porque ainda agora te disse que nada quero em que entre mulher. E ademais nao me comprometi a obrar e sim aconselhar-te.
- some-te da minha vista maldito! Some-te ja que o teu poder e tao limitado!
E victor fez uma cruz no chao.
De repente o demonio desapareceu.
Victor ficou cismado e no fim de alguns minutos lembrou-se da sua lanterna para tornar a adquirir dinheiro. Quando a procurou porem nao a encontrou. O demonio tinha-a levado consigo.
Siderol vendo-se exaurido e com pouco dinheiro e tendo aprendido escrever e publicar o feitico gaules em paris no local onde hoje e a rua de sao jacques.
Um astrologo afiancou-lhe que venderia muitos exemplares por quantias avultadas se o recheasse de coisas diabolicas.
Siderou tratou pois de escrever adivinhacoes de futuro predicoes dias em que haviam de morrer alguns altos personagens de igreja e o bispo resolveu-se a manda-lo prender por feiticeiro preparou-lhe uma grelha para o fazer assar pelo amor de deus.
Victor transido de susto chamou novamente a lucifer e depois de lhe pedir perdao de suas culpas implorou que o salvasse daquele perigo ao que o diabo se negou.
- entao de que me serve o espirito infernal como tu es a arte de adivinhar se nao posso fugir as perseguicoes que me fazem?!
- e dizendo-te eu onde ha rios de dinheiro para que te envolves com mulheres e para que escreves predicoes em vez de ir desenterrar os tesouros? Quem te mandou jogar na loteria?
- e quem foi que a inventou assim como a todos os jogos?
- fui eu – respondeu o diabo.
- para que?
- para mortificar as almas viciosas porqeu desta forma acabam os dias mais depressa e mais depressa tomo conta delas.
- neste caso es tu quem impulsionas ao homicidio ao parricidio ao roubo?
- que? Nao conheces ainda a inimiga poderosa mao que arrasta o genero humano a todos os excessos? O jogo nunca deu felicidade a ninguem! Vai vai escavar as terras que te indiquei e tomar conta desses tesouros que sao teus. Mas para que eles te sejam uteis nao jogues nunca. Anda marcha! Para la da velha toletum acharas ouro sobre ouro e diras que bem te valeu fazer pacto comigo.
E o diabo abriu-lhe a porta da cadeia.
Victor partiu. Atravessou os pirineus e levou 52 dias para chegar a barjcavoa. Na passagem da provincia de valladolid para o reino da galiza sentiu-se muito cansado e reparou que ja os sapatos nao tinham solas.
Chamou o seu espirito e disse-lhe:
- estou descalco e tenho fome da-me calcado e de comer...
O diabo apareceu-lhe em figura e apontando ao longe o seu dedo indicador perguntou-lhe:
- ves acola ao longe aquela povoacao entre arvoredos?
- vejo.
- chama-se santiguoso entra no caminho e veras comida sobre um lascao de pedra. Enche o estomago e caminha para o norte onde esta a fortuna a tua espera.
- mas e que nao posso andar meu lucifer da-me uns sapatos.
- nao.
- por que espirito infernal? Nao tens poder para arranjar coisa de tao pouca valia?
- tenho.
- entao?
- ouve-me com atencao – disse o diabo. – o deus que adoravas antes de te entregares a mim nao disse ao genro humano “que antes de te entregares a mim nao disse ao genero humano “que havi de ganhar o pao com o suor do seu rosto?”
- disse mas assim nao quero eu ganhar o meu. Antes quero ir desencantar os tesouros que apontaste.- muito bem. O teu deus antigo e o rei dos ceus e eu sou o rei dos infernos. Ele te da leis aos seus vassalos e eu dou-a aos meus. Para que gozes a minha protecao e necessaria que facas algum sacrificio. Vai ao teu destino. E para conseguires a ventura vale bem o martirio de trilhar decalco o teu caminho.
- pois bem deita-me a tua bencao.
O diabo abencoou-o e o aldeao partiu descalco.
Marchando na direccao do norte alguns dias depois chegou a bemdire. Ate ai encontrou sempre o que comer invocando o nome do demonio o possuidor da sua alma.
Nessa povoacao porem por mais que o chamasse o diabo nao lhe apareceu ea fome torturava siderol! Foi andando na direccao do rio camba e deparou com uma alta cruz de pedra coberta de musgo e erva.
Ao ver aquele simbolo do sofrimento de cristo parou e tremeu. Depois chamou de novo o diabo e pediu-lhe de comer. Nao recebendo resposta ia ja ajoelhar-se aos pes da cruz quando sentiu no rosto uma lufada de fogo.
Victor com o peso daquela grande dor caiu por terra desamparadamente. Ergueu-se passados alguns minutos olhou em roda e nao viu ninguem.
- e o castigo de me queres abandonar – disse-lhe o diabo. Maldito! E com essa contradicao que queres chegar aos lugares dos tesouros e desencanta-los?
- perdao perdao deus lucifer eu tinha e tenho fome!
- nao te disse ja falso amigo que na minha lei tambem e preciso ter paciencia? Nao te dei de comer para experimentar a tua coragem. Vai pois ao teu destino e nao me tornes a atraicoar senao...
O diabo desapareceu e o ex-lavrador seguiu o seu caminho a encomendar-se ao seu infernal protector.
Perto da meia-noite tropecou com uma mesa a beira do caminho abastecida de iguarias e tomou o seu repasto.
Acabada a refeicao encomendou-se de novo ao diabo contritamente e disse:
- nao ter eu outyra alma que a dava de boa mente aquele senhor dos infernos.
O grande lucifer apareceu-lhe vestido em pessoa como em neuilly na ocasiao que tinha imolado a galinha preta e dando-lhe em seguida um abraco disse-lhe:
- ja que es tao meu amigo nao quero que te fatigues mais.
Diz-me es muito ambicioso?
- nao o que desejo e um tesouro que me de para viver sem trabalhar e nada mais.
- ves aquele povoado naquela clareira e que se estende ate um outeirinho? – perguntou-lhe o demonio.
- vejo perfeitamente.
- entao nao precisas ir mais longe. Aquele povoado chama-se albabides. Vai la procura pousada e amanha por esta hora sobe ao monte do morro e acende a tua lanterna. Aessa hora picaras o dedo mindinho com este esporao corneo que aqui te entrego.
E lucifer arrancou o seu esporao corneo que aqui te entrego.
- e depois? – perguntou este.
- depois assinaras o papel com teu proprio sangue.
- mas eu ja dei a alma.que mais existe pois em mim que possa agradar e ser util o meu bondoso protector?
- ouve com atencao: neste papel esta declarada a venda da alma dos teus filhos que nascerem logo que sejas rico. Porque has de casar com uma moca muito disposta a procriacao.
- mas...
- hesitais! Assinas ou nao?
- assinarei. Mas depois?...
- meia-noite como te disse pousara um corvo sobre a montanha. No sitio que ele esgravatar eque esta o primeiro tesouro.
- mas com que palavras farei abrir o seio da terra?
- nao t’as direi ainda porqeu temo que se abra a terra contigo.
Anda marcha!
Victor praticou tudo quanto o diabo seu senhor ordenara.
Chegando ao monte de albabides a meia-noite do dia seguinte esperou e poucos momentos depois viu pousar sobre o rochedo o corvo.
Esgravatou picou o chao tres vezes com o bico mas a aterra ficou conforme estava. Nem o mais leve movimento.
Victor ascendeu a lanterna e tudo conservou o mesmo estado.
Desesperado marchou lentamente e tudo conservou o mesmo estado.
Desesperado marchou lentamente na direccao da ave. Esta vendo-o aproximar-se levantou voo e sumiu-se.
O nosso homem comecou a apostrofar contra o diabo.
Requereu-lhe que eu lhe desse o dom de abrir a terra ou lhe entregasse a alma.
O diabo apareceu-lhe na figura do corpo e disse-lhe:
- que foi que combinamos? Nao ficou assentado que assinaras a esta hora a doacao da alma dos teus filhos futuros com o teu proprio sangue?
- perdoa grande senhor! – implorou siderol. – perdoa que de tudo me olvido!
E acto continuo picou o dedo mindinho e assinou a escritura com sangue.
O diabo cheio de satisfacao disse-lhe:
- aqui te deixo. Toma todo o ouro que desejardes - e dando um voo desapareceu.
Victor ficou imovel sem saber o que fazer olhando a direccao onde a ave se perdera na tenebrosa escuridao da noite.
De repente ouviu ecoar naquela escuridao da noite.
De repente ouviu ecoar naquela solidao estas palavras:
“aurea hispania! Hiscere gallaecos amano!”
Neste moemnto tremeu a montanha abriu uma enorme boca e deixou ver a siderol uma grande adufa de moedas desceu aquela fragua que se fechou apos ele.
Despiou o casaco para o encher de dinheiro mas de repente viu um grande caixote de latao abeerto e cheio do mesmo metal.
Tomou-os aos ombros para sair e viu entao que a montanha se tinha fechado. Ficara preso.
- meu diabo meu rei poderoso dono da minha alma e das dos meus filhos que hao de nascer tira-me deste carcere! – disse ele entre lagrimas.
Subitamente sentiu tremer de novo a terra em grandes convulsoes e ouviu soar na cova as seguintes palavras:
Hispania! Feiticitar in publicium lunna!
A grande cova tornou a abrir-se imediatamente e o venturoso achou-se em plena montanha com o seu caixote de ouro em moeda.
Andou o resto da noite e ao romper da aurora achou-se na povoazinha de damil que ficava para as bandas do norte.
Tomou hospedagem num pobre albergue por oito dias e conservou-se descalco e mal enroupado para nao derspertar suspeitas e evitar que lhe roubassem o seu tesouro.
No fim dos oito dias constou-lhe que havia nos suburbios daquela povoacao uma casa para vender.
Chamou o diabo e consultou-o:
- que te parece esta terra? Gosto destes vizinhos e era capaz de ficar por aqui.
- e muito justo – respondeu o diabo – nem eu nem os espiritos encantados consetiriamos que levasse todo esse ouro para pais estranho...
- por que? – interrogou siderol.
- da espanha o recebeste na espanha o gozaras. Ha nesta regiao mulheres bonitas e vistosas muito capazes de dar licoes de moralidade as francesas dos sentimentos da rosinha que encontraste no teatro grego. E entao fica-te aqui.
- pois ficarei – respondeu siderol.
- entao eu te abencoo e seras feliz.
Siderol tomando algumas moedas de ouro partiu logo para a vila de albariz em procura de um sacerdote que trocava dinheiro antigo. Voltando no dia imediato foi comprar a casa que estava para vender e ai fixou residencia.
Victor siderol comecou erntao a compreender o que era a felicidade vinda por intervencao do dinheiro porque principiou a gozar de tudo quanto lhe apetecia. E como logo corresse por aqueles arredores a fama da sua riqueza viu-se alvo das atencoes tanto dos homens como ds mulheres.
Como as mulheres haviam sido sempre o seu enlevo comecou a olhar todas com grande atencao e o caso e que passados poucos meses estava casado com uma formosa donzela de podentes.
Chamava-se manuela a interessante camponesa. Decorrido um ano havia ela dado a luz a uma menina cuja alma o demonio contou logo por sua.
Os pais reviam-se naquele anjinho e cada vez se amavam mais.
Mas como a fortuna nao e sempre verdadeiramente compelta na vida o frances achou-se um dia gravemente enfermo de febre violenta acompanhada de delirio que nem deu para consultar o diabo.
Seu sogro mandou chamar dois medicos e pos-lhe ao pe do leito o enfermeiro de maior fama que havia naqueles arredores.
Talvez fosse por este cuidado que a febre diminuiu extraordinariamente e victor recuperou em breve todos os sentidos.
Ele entao aproveitou essa circunstancia para conhecer sua sorte e consultou o diabo.
- meu lucifer como tomam os medicos a minha doenca?
- as avessas.
- e moral?
- nao.
- que devo fazer para cura-la?
- despedir os medicos e deixar obrar a natureza pois e a unica que dispoe da vida de toda a humani9dade.
Assim se fez. A natureza sarou-o mas a convalescenca foi longa.
Durante ela porem siderol teve ocasiao de conhecer o excelente coracao da linda manuela.
Manuela. Uma mulher muito bem educada feta como as gracas e folgaza como elas. Era uma rapariga muito sensivel franca e alegre e uma mulher enfim como ele precisava pois que um homem honrado e rico da-se muito bem com uma esposa recatada e sensivel...
Siderol depois de completamente restabelecido de enfermidade perguntou ao diabo como pagar a esposa tantos desvelos.
- nao lhe deste a tua mao? – perguntou o demonio.
- dei.
- nao a ams muito?
- amo.
- entao ja lhe pagaste bem.
Passaram-se dez anos em harmonia nunca interrompida e manuela havia dado a luz ao seu oitavo filho.
Victor embalado pelas comodidades da riqueza e encantos sedutores das suas tres meninas e cinco meninos andava encantado com a sua sorte e chegou quase a esquecer-se das doacoes que fizera ao diabo.
Mas um dia sentindo estalar por sobre a cabeca uma enorme trovoada por entre o fuzilar de relampagos passaram-lhe pela ideia lembrancas negras que lhe encheram a imaginacao e lhe envenenaram todos os prazeres.
Dali em diante comecou a andar triste e pensativo... manuela sentia muito mais as penas do marido pelo facto de nao saber delas.
As mas ternas caricias os mais fervorosos rogos dela nao conseguiram arrrancar-lhe o segredo daquela tristeza.
Siderol tinha vontade de saber se a eterna fogueira se acenderia para el so no extremo da velhice ou se a morte estaria perto.
Ia perguntar ao diabo quando lhe estava destinado morrer porque perdida a alma embora nao fosse ambicioso queria ao menos gozar a satisfacao de ir desencantar os tesouros que o demonio lhe tinha indicado.
Estava siderol com essas consideracoes qundo inopinadamente se lhe apresentou manuela com as lagrimas nos olhos e queixume nos labios acusando-o de que lhe nao tinha amor porque lhe nao confiava os seus segredos.
Calar-se-ia ele acaso se o segredo fosse de outra natureza?
Nao depositaria no seio da sua esposa que lhe adocaria as amarguras?...
Decerto qe nao.
Manuela nao se podia conformar com aquele silencio e continuou a exproba-lo com tal insistencia que siderol se viu na dura necessidade de lhe confessar cheio de arrependimento cheio de arrependimento que tinha feito pacto com o demonio.
Manuela que tinha sido educada cristamente estremeceu e largou a fugir dizendo que nao queria mais viver com um condenado.
Ela receava qeu a reprovacao fosse um mal contagioso que se pegasse com a coabitacao.
Nova e ingenua como era sem experiencia das coisas do mundo foi logo participa-la a sua mae em quem seu confessor lhe havia recomendado que depositasse confianca sem limites.
A mae que nao se assustava com qualque rcoisa exclamou que nao cabia no possivel que tao bondoso homem fosse danado e que nao podia acreditar que ele o estivesse.
A boa manuela insistiu no seu proposito e a velha galega disse que a ser verdade quanto a filha afiancava tudo desmancharia.
Dito isso resolveu que o santo cura de campo de moura que era dali distante lhe viesse por a sua estola sobre a cabeca e recitasse o evangelho de sao joao porque a ponta de uma estola tem prodigioso poder. Que lhe juntasse tres ou quatro exorcismos e que por vontade ou sem ela o demonio entregaria infalivelmente as escrituras.
A velha mandou logo um criado a cavalo chamar o antigo cura que vivia em cabelo o qualrf veio no dia imediato para fazer as escrituras.
A velha mandou logo um criado a cavalo chamar o antigo cura que vivia em cabelo o qual veio no dia imediato para fazer as as esconjuracoes a siderol.
Mas o diabo que esta sempre alerta nao despreza interesses de tanta importancia e por isso nao lhe escapa facilete qualquer alma.
Ao ver os preparos para o desapossarem do que lhe pertencia disse a siderol que se para a igreja ele voltasse o despenharia no fundo dos infernos!
A essa ameaca victor desatou em altos gritos aos quais acudiu a sogra e lhe meteu em uma algibeira das calcas um pequeno vidro de agua benta com expressas ordens de nao se desabotoar.
Manuela observou com a sua conhecida sincewridade que deveras incomodo para o marido passar noite vestido.
Partiram para a igreja. O diabo furioso por se ver em perigo de perer aquela alma girava em torno de siderol de que a magica virtude da aguas benta o afastava e a sogra ria-se de sua impotente colera.
Chegados a igreja do povoado o cura opos encantos e encantos e o condenado siderol comeccou a espumar e retorcer os bracos e as pernas aproximou um tanto a boca das orelhas e apos essas usuais contorcoes de musculos o diabo deixou cair as escrituras ao pe do altar.
Foi porque o anko da guarda de victor aparecera nessa ocasiao por cima da cabeca do exorcizado com os seus cabelos louros azuladas asas e vbestes brancas.
O padre no fim confessou victor pois que ja tinha licenca para o absolver pelo motivo de o ter arrancado as garras de satanas.
Acabada a cerimonia voltaram para casa siderol a sogra e manuela. Esta a noite ja nao temia contagio do seu marido e quis dormir com ele no leito onde sempre haviam descansado.
Continuaram vivendo riquissimos gracs ao tesouro que siderol havia desencantado com o poder do diabo a quem por fim enganou com a protecao da santa igreja.
Siderol ao cabo de uma existencia feliz deu a alma ao criadort numa vivenda que comprara em sabajares aos 103 anos de idade deixando a esposa com sete filhos onze netos e tres bisnetos.
A gente da aldeia sabendo o meio por que siderol se fizera rico e querendo imita-lo dizia as vezes a manuela:
- ah! Se eu pudesse adivinhar isto prever aquilo como seria feliz...
- tudo isto e bem facil fazendo o que fez meu marido mas acautelai-vos contra as astucias do demonio.
Mas ele tem muitos tesouros debaixo de seu grande poder! – retorquiram varias pessoas com curiosidade.
- tem ecerto – respondeu manuela. Nao vos digo que nao facais pacto com ele mas logo que tenhais conseguido vosso intento armai-vos com agua benta e lancai-vos nos bracos da santa igreja para entrardes no reino da gloria.
Mas por que nao desencatou seu marido os outros tesouros? – perguntavam.
- porque nao precisava deles. Dizia que neste pais havia muita gente pobre que os podia desencantar. E entao se alguem tomar conta desses havere4s que deus lhe perdoe o pecado de fazer pacto com satanas. Amem.
Manuela ao podendo resistir as saudades do marido expirou tres meses depois no dia imediato aquele em que completara 94 anos.”

OS MISTERIOS DA FEITICARIA (EXTRAIDA DE UM MANUSCRITO DA MAGIA NEGRA DO TEMPO DOS ANTIGOS MOUROS)

Procedendo-se a umas escavacoes na aldeia de penacova no ano de 1410 encontrou-se ali um manuscrito em perfeito estado de conservacao.
Nesse pergaminho precioso encomntram-se coisas muito curiosas algumas das quais amos apresentar aos leitores convictos de que lhes prestamos bom servico.

A RECEITA PARA OBRIGAR O MARIDO A SER FIEL A SUA ESPOSA

Tome-se a medula de um pe de cachorro preto.desses da raca pela e encha-se com ela um agulheiro de pau. Envolva-se depois o agulheiro de pau. Envolva-se depois o agulheiro num pedaco de veludo encarnado perfeitamente justo e cosido. Depois descosendo-se a parte do colchao que fica entre o marido e a mulher introduza-se o agulheiro porem de modo a que nao venha a incomodar a noite.
Isto feito a mulher deve tornar-se muito amavel e condescendente com o marido concordando em tudo com a sua suprema vontade. Procurara rir quando ele por acaso estiver triste prometendo ajuda-lo se por acaso sorte lhe for adversa e deve tambem resignar-se se desconfiar que ele tem alguma amante fingindo ate que o nao sabe.
A noite a hora de deitar e de manha ao levantar da cama dar-lhe-a umas vezes uma comida ou bebida com bastante canela e cravo e outras um chocolate com grande porcao de baunilha canela e cravo.
Todas as vezes que ele entrar em casa dar-lhe-a alguma coisa e dira qeu pensou nele. O minimo podera ser ou fruta ou doce de que ele goste uma flor e na falta destas coisas um abraco acomp’anhado de um beijo.
Se ele tiver mau genio se for grosseiro e aspero devera ameiga-lo. Se for docil inconstante deve sempre apresentar-se superior a ele em todos os actos da vida e em todos os sentimentos.
Esta receita sendo observadas com atencao as formalidades que aqui deixamos expostas e de um efeito incontestavel.
Experimentem as leitoras e darao por bem empregado o seu gasto com este trabalho.

RECEITA PARA OBRIGAR MOCAS SOLTEIRAS E ATE MESMO CASADAS A DIZEREM TUDO QUE FIZERAM OU TENCIONAM FAZER NA VIDA

Tome-se o coracao de um pombo e a cabeca de um sapo e depois de bem secos e reduzidos a popouquinho de almiscar que e conhecido como o po um pouquinho de almiscar que e conhecido como o po milagroso como atrativo.
Deita-se o saquinho debaixo do travesseiro da pessoa quando estiver a dormir e passando um quarto de hora saber-se-a o que deseja descobrir.
Logo que a pessoa deixar de falar ou poucos minutos depois tira-se-lhe o saquinho debaixo do travesseiro para nao expor a pessoa a uma febre cerebral que pdoera causar-lhe a morte em certos casos.

RECEITA PARA SER FELIZ NAS COISAS

Tome-se um sapo vivo corte-se-lhe a cabeca e os pes numa sexta-feira logo depois da lua cheia no mes de setembro. Deitam-se esses pedacos de molho por espaco de 21 dias em oleo de sabugueiro retirando-se depois desse prazo as doze badaladas da meia-noite expondo-se depoius igual quantidade de terra de cemiterio mas justamente do lugar em que esteja enterrada alguma pessoa da familia aquem se destina a receita.
A pessoa que a possuir pode ter toda a certeza de que o espiritio do defunto velara pela sua pessoa e por todas as coisas que empreender por causa do sapo que nao perdera de vista os seus interesses pessoais.

RECEITA PARA FAZER-SE AMAR PELAS MULHERES QUE DESEJAR

Antes de tudo convem estudar embora pouco o caracter e o genio da mulher que se requestar e regular e dirigir sua norma de conduta e modos em relacao ao conhecimento que se tiver obtido a esse respeito.
Inutil sera recomendar conforme os recursos de cada qual um traje nao direi ja elegante ou rico porem sempre de limpeza inexcedivel. O homem enxcovalhado nao pode cativar as mulheres. A limpeza no facto por conseguinte ainda mais a recomendamos no que diz respeito as partes do seu corpo.
Logo que seja observada esta primeira condicao tome-se seis meses depois o coracao de um pombinho virgem e faca-o engolir por uma cobra. A cobra no fim de mais ou menos tempo vira a morrer tome-se a cabeca dela e seque-se no borralho ou sobre uma chapa de ferro bem quente sobre um fogo brando. Depois reduza-se a po pisando-a num almofariz apos haver juntado algumas gotas de laudano e quando se quiser usar da receita esfreguem-se as maos com uma parte dessa reparacao como ja ensinamos aos nossos leitores no principio deste milagroso livro.

RECEITA PARA FAZER-SE AMAR PELOS HOMENS

A receita aconselhada aos homens para se fazer amar pelas mulheres e que precede esta e debaixo de todos os pontos-de-vista a que devem primeiramente empregar as mulheres que desejarem fazer-se amar pelos homens porem a eficacia desta receita depende de certas praticas que se nao devem desprezar nem esquecer.
Vamos aponta-las:
A mulher procurara obter do homem que escolheu uma moeda medalha alfinete ou qualquer outro objecto ou fragmento contanto que seja de prata e que ele o tenha trazido consigo por espaco de 24 horas pelo menos. Aproximar-se-a do homem tendo a prata na mao direita oferecendo-lhe com a outra um calice de vinho onde se tenha desmanchado uma bolinha do tamanho de um caroco de milho na seguinte composicao:
Cabeca de enguia....... uma
Laudano................... duas gotas
Semente de canhamo....um dedal
Logo que o individuo tenha bebido um calice deste vinho ha de forcosamente amar a mulher que lhe tiver dado ou mandado dar nao sendo jamais possivel esquece-la enquanto durar o encanto cujos efeitos se podem renovar sem o menor inconveniente de vez em quando.
Se a accao do medicamento ou nao o apaixonar imediatamente a mulher entao se o tiver junto de si e a sos de-lhe a beber uma xicara de chocolate na qual deitara ao bater dos ovos:
Canela em po
Baunilha
Noz moscada raspada duas pitadas de cada
Dente de cravo
Depois de pronto tiram-se os dentes de cravo e deita-se-lhe:
Tintura de catarida......duas gotas
Se o individuo poedir ou quiser alguma coisa para comer deve-se dar-lhe de prefrencia pao-de-lo.
As vezes se a mulher nao tiver muita pressa de prender o homem basta o chocolate com o cravo baunilha e canela.
O chocolate pode ser substituido pelo cafe porem nesse caso prepara-se o cafe com erva-doce e junta-se simplesmente uma gota de tintura de cantarida.
Nao ocultaremos a leitora que o individuo logo desconfia que de tintura enfeiticar.
Se a mulher recear que o homem lhe escape e deseja conserva-lo apaixonado por muito tempo repetira o rpimeiro medicamento de quinze em quinze dias e nos intervalos convidando-o para almocar ou cear deve dar-lhe:
1 ao almoco uma fritada ou omolete preparada da seguinte maneira: batam os ovos bem batidos depois lancando-os do alto da espinha nua deixam-se escorregar pela sua extensao indo em seguida apara-lo embaixo onde acaba a espinha. Faz-se depois a fritada e poe-se na mesa ainda quente.
2 no jantar pisando e picando a carne para lmondegas deitam-se os ovoso batidos e depois antes de levar os bolos ao fogo passam-se um a um no corpo suado peito costas e barriga fazendo-os demorar um pequeno espaco de tempo debaixo dos sovacos.
O cafe que se lhe der ao almoco e no fim do jantar sera coado pela fralda de camisa da propria mulher essa camisa deve ter dormido com ela pelo menos duas noites.
Garantimos que esta receita tem concorrido para a felicidade de muitas mulheres.

TRABALHO PARA GANHAR NO JOGO

Manda-se fazer uma figa de azeviche recomendando essencialmente que afacam com uma faca nova de aco fino.
Levar em seguida a figa ao mar pelas espumas das ondas.
Enquanto assim se esta procedendo reza-se tres vezes o credo muito baixinho quase imperceptivelemtne e oferecer-se a santa luzia uma vela de quarta.
O jogador devera traze-la ao pescoco quando jogar tendo porem o cuidado de nao se deixar cegar pela ambicao nem tampouco arrastar-se pela cobica para tirar desta receita resultado satisfatorio.

RECEITA PARA CONVERTYER O BOM NO MAU TRABALHO

Pegue-se num sapo preto cuja boca se cosera com retros de seda preta.
Depois atam-se um a um os dedos do sapo com fio de linha grossa tambem preta e formando uma figura como a dos para-quedas prende-se a linha principal no fumero de modo que o sapo fique de barriga para cima.
A meia-noite em poanto chama-se pelo diabo em cada uma das doze badaladas chama-se pelo diabo em cada uma das doze badaladas e depois fazendo girar o sapo dir-se-ao as seguintes palavras:
“bicho imundo pelo poder do diabo a quem vendi o meu corpo e nao o meu espirito peco-te que nao deixeis (diz-se o nome da pessoa) gozar um aso hora de felicidade na terra e sua saude prendo-a dentro da boca deste sapo ass9im como ele definha e morre o mesmo aconteca a (diz-se o noem da pessoa) a quem esconjuro tres vezes em nome do diabo diabo diabo.”
Para desmanchar os efeitos desta feiticaria quando por acaso a pessoa venha a ter pena do enfeitcado tira-se o sapo da panela e da-se-lhe a beber leite de vaca fresco por espaco de sete dias mas ja com a boca descosida.

RECEITA PARA APRESSAR CASAMENTOS

pega-se num sapo preto e ata-se-lhe em volta da barriga qualquer objecto do namorado ou da namorada com duas fitas uma escarlate e outra preta mete-se depois o sapo na panela de barro e proferem-se estas palavras com a boca na tampa:
“fulano (o nome da pessoa) se amares a outro que nao a mim ou diriges a outrem os teus pensamentos ao diabo a quem consagrei a minha sorte peco que te encerre no mundo das aflicoes como acabo de aqui fechar este sapo e que dc la nao saias senao para unir-te a mim que te amo de todo o meu coracao.”
Proferidas estas palavras tampa-se com a panela refrescando o sapo todoso os dias com um pouco d’agua e no dia em que o casamento se ajustar solte-se o bicho junto de algum charco e com toda a cautela porque se o maltratarem o casamento por muito bom que tiver de ser tornar-se-a intoleravel sera uma uniao desgracada tanto para o marido como para a mulher.

HISTORIA DO ANEL MILAGROSO

Conta a historia que candaule o decantado rei da libia mostrou um dia a giges que era seu oficial favorito sua mulher a rainha completamente nua. A encantadora rainha viu giges e por vinganca deu ordem a esse oficial para matar-lhe o marido prometendo em recompensa desse trabalho a sua mao e a sua coroa. Giges foi depois de praticado este crime o rei da libia no ano de 980 antes de jesus cristo.
Platao conta directamente essa usurpacao. Diz que abrindo-se a terra giges pastor do rei desceu ao fundo do abismo e la encontrou um grande cavalo. Montava no dito animal um homem de formas herculeas que tinha no dedo indicador um anel magico dotado da grande virtude de tornar o individuo invisivel. Giges tirou-lhe o anel magico e serviu-se dele para sem risco algum matar o rei candaule e substitui-lo no trono.
Ainda hoje os grandes feiticeiros procuram descobrir as palavras magicas que se pronunciavam para o individuo ficar invisivel com o auxilio deste anael.
Em portugal existe um feiticeiro de perto de noventa anos de idade que trabalh incessantemente para descobrir as palavras necessarias para tornar facil aquele desencanto.

MODO DE ADIVINHAR POR MEIO DE MAGIA NEGRA OU DE MAGNETISMO

Quando uma pessoa estiver a dormir e esteja sonhando ponha-se-lhe de repente uma mao sobre o coracao e pergunte-se-lhe tudo quanto se deseja saber.
Se for mulher e se for o marido que lhe tenha a mao sobre o coracao neste caso pode perguntar-se se ela tem sido fiel ou nao enfim pode perguntar-lhe tudo quanto lhe acudir ao pensamento.

PREVENCAO PRECISA

A pessoa que estiver a fazer a operacao que acabais de ler deve ter muito cuidado em reparar se a pessoa que esta sonhando nao esta em convulsoes isto e nao esteja aflita e quando assim suceda deve logo retirar a mao acorda-la e dar-lhe de beber agua fresca. Se assim o nao fizer ha risco de morte para a pessoa porque o demonio naquele caso esta ao lado a ver se pode arrebatar a alma da pessoa que esta dormindo.

MAGIA DO AVEZIM E SUAS VIRTUDES PARA A NOITE DE SAO JOAO BAPTISTA
(24 DE JUNMHO)

A meia-noite em ponto cortar o azevim com uma faca de aco e depois que tiver fcortado abencoa-lo em nome do padre do filho e do espirito santo depois de tudo isso levar junto ao mar passando-o pelas sete ondas do mar. Enquanto estiver fazendo a dita operacao dizer o credo sete vezes fazendo sempre cruzes com a mao direita sobre as ondas e o azevim.

AS VIRTUDES E PROPRIEDADES DE QUE E DOTADO O AZEVIM

1 quem trouxer na sua companhia azevim tem fortuna em todos os negocios que fizer e em tudo que diz respeito a felicidade do homem.
2 quem trouxer consigo o azevim e tocar com ele uma outra pessoa com fe viva a vera seguir imediatamente por toda a parte.
Temos experimentado este segredo algumas vezes o sempre fomos vitoriosos.
3 o azevim tem virtude para tudo que o possuidor desejar. Aquele que possuir o azevim e o tiver pendurado na loja se for pessoa estabelecida deve todos os dias de manha quando chegar a loja dizer: “deus te salve azevim criado por deus”. Por este sistema tem enriquecido muitos negociantes em portugal no brasil na africa e europa.

TRABALHO DO VIDRO ENCANTADO

modo de preparar o vidro
preparar o vidro de pequeno tamanho para se tornar mais comodo a quem o trouxer na algibeira e colocar dentro os seguintes ingredientes:
1 espirito de sal de amoniaco.
2 pedra de ara
3 alecrim
4 funcho
5 pedra marmore
6 semente de feto
7 semente de malva
8 semente de mostarda
9 sangue do dedo mindinho
10 sangue do dedo polegar e dedo do pe esquerdo
11 uma raiz de cabelo da cabeca
12 raspas das unhas dos pes e das unhas das maos
13 raspas de um osso de defunto se for da caveira melhor sera.
Depois de estar preparado tudo o que ai fica dito deitar dentro do vidro de maneira a que fique pelo meio e nao cheio. Todos os ingredientes devem ser postos na menor porcao possivel porque produz melhor efeito.
Depois que o vidro estiver preparado dizer as palavras a seguir mencionadas.
“tu vidro sagrado que pela minha propria mao foste preparado: o meu sangue em ti esta preso e amarrado a raiz do cabelo e dentro de ti foi derramado. Toda a pessoa que por ti for tocada comigo ha de ficar encantada A. N. R. V. Ignoratus vos assignaturum meo”.
Depois de tudo pronto exactamente como ja acabamos de explicar guardar o vidro muito bem guardado e depois encantar a quem desejar. Dando-a a cheirar a qualquer criatura logo ela o seguira por toda a parte.
O vidro nao so tem poder para encantar como tambem tem poder para fazer mal se voce quiser.
Tudo vai do pensamento da pessoa a quem se da a cheirar. Se for para o bem o bem acontece. Do mesmo modo ao contrario.

MAGIA DA AGULHA PASSADA TRES VEZES POR UM CADAVER

E muito simples esta magia (sao cirpiano na sua obra assim o diz). Assevera que foi descoberta por um demonio ou espirito pitonico do seculo XII.
“enfiai uma linha feita de linho galego pelo fundo de uma agulha depois passai a agulha tres vezes por entre a pele de um defunto dizendo as seguintes palavras:
“fulano (diz-se o nome do defunto) esta agulha em teu corpo vou passar para que fique com forca de encantar.”
Depois de feita a dita operacao guardar a agulha e obrar com ela as seguintes feiticarias:
1 quando passar por uma rapariga e desejar que o siga basta dar-lhe um ponto no vestido ou em outra qualquer parte deixando uma ponta de linha. Ela o seguira por toda a parte que voce quiser.
Quando tiver vontade de que a dita menina nao o siga tirar a ponta de linha que ficou presa a roupa.
E preciso muito segredo com esta magia para que nao suceda como ja aconteceu de a pessoa ter passado mal por fazer a dita magia declarando a maneira como a fez.
2 quando desejar que uma namorada nao o deixe de amar e nao ame outro fazer da maneira seguinte: pegar em um objecto da namorada ou namorado e dar-lche tres pontos em forma de cruz dizendo as palavras seguintes: (primeiro chamar pelo nome do defunto por quem foi passada a agulha). Primeiro ponto:”fulano quando falares e que fulano me ha de deixar”. Segundo ponto:
“fulano quando deus deixar de ser deus e que fulano me ha de deixar”. Terceiro ponto: “fulano enquanto estes pontos aqui nem descanso enquanto nao estiver na minha companhia”.
Assevero que este feitico nao so tem poder para fazer bem como tambem tem poder para fazer mal. Tudo vai do palavreado da pessoa.
Pode dizer por exemplo:”quando este defunto pfalar e que tu fulano has de viver e ter saude”.

A ERVA MAGICA E SUAS PROPRIEDADES

Diz sao cirpiano:
“a erva magica tem tanto poder e virtude que nao se pode mencionar. Nem mesmo o demonio a quis descobrir”.
Porem nao foi isso bastante para que sao cirpiano fosse sabedor erva magica. Quem lhe descobriu foi um pastor por nome barnabe.
“s. Cipriano andando um dia a passear em uma montanha viu um pastor a brincar com um besouro que vulgarmente se chama vaca-loura.
O caso e que cirpiano pela sua curiosidade esteve observando o que o pastor fazia a dita vaca-loura e viu que o rapaz a matava e tornava a ressucitar.
s. cirpiano disse de si para si com grande admiracao:
“que sera isto ou que virtude tera aquele rapaz para fazer ressucitar um bicho depois de o ter esmigalhado com o pe?”
- que e que fazes pastor?
- ando a guardar o meu rebanho! – respondeu o pastor. Quem sois vos? Perguntou depois a cipriano.
- eu sou cirpiano respondeu este com ar de riso.
- ai! Ai! – disse o pastor. – seras porventura o bispo de cartagena ou seras cipriano o feiticeiro?
Cipriano ouvindo estas palavras disse para o pastor.
- sossega sossega pastor que nao sou o feiticeiro mas o bispo de cartagena.
- bom pastor padre da igreja ouve os meus pecados e absolve-me deles que tens podert para isso.
Cipriano pensou consigo: por boas maneiras vou saber o segredo deste pastor.
O simples pastor consigo: por boas maneiras vou saber o segredo deste pastor.
O simples pastor ajoelhado pro terra faz a sua confissao da forma seguinte:
- eu me confesso ao bispo de cartagena que tem poder para perdoar os meus pecados.
- segundo a nossa doutrina – disse no fim o falso bispo – perdoados te sao os teus pecados bom pastor.
Findou desta forma a confissao que era assim o estilo naquela terra.
No fim da confissao s. Cirpiano fingindo bispo disse para o pastor.
- que foi que fizeste aquele besouro que depois de morto ressucitou?
- curei-o com uma erva – respondeu o pastor – que se cria no monte que so os besouros as lavandiscas e as andorinhas conhecem.
- entao como foi que a descobriste? – perguntou o fingido bispo.
- andando eu a brincar – respondeu o pastor – vi um desses besouros e matei-o dai a alguns minutos vi chegar outro besouro com uma erva entre os cornos e pousa-la sobre o besouro morto e este ressuscitar logo. Eu entao tirei-lhe a erva e agora tenho matado muitos bichos mas logo que lhes toque com esta erva eles ressuscitam.
- que grande virtude tem essa erva! – disse o fingido bispo.
- esta erva disse o pastor tem virtude para tudo que se deseja nesta vida. Se desjais possui-la vou apanha-la.
- como e que se pode apanha-la? – perguntou o fingido bispo!”

COMO O PASTOR APANHOU A ERVA

Procurou um ninho de andorinhas que tinha ja os ovoso todos e estavam no choco e depois que encontrou cozeu os ovos em agua a ferver e tornou-a a por no ninho sem que as andorinhas dessem por tal.
As andorinhas nop fim do tempo viram que a criacao nao nascia foram buscar a dita erva e puseram-se sobre os ovos para faze-los nascer.
O pastor que estivera a espreita foi ao lugar onde estava o ninho tirou-lhe a erva e foi leva-la de presente a cirpriano o fingido bispo de catargena.
No secular livro de s. Cirpiano nada mais se encontra a respeito das virtudes dessa erva maravilhosa.
Porem nos pela nossa parte dizemos que grande svirtudes tem essa erva que ressuscita os mortos e faz dar criacao aos ovos depois de cozidos.

MAGIA DA POMBA NEGRA ENCANTADA

Criar em casa uma pomba preta nao lhe dando mais nada a comer senao enorme somente boiamento e de beber agua benta.
Depois que ela estiver criada a ponto de poder voar escrever uma carta a qualquer pessoa cantando ou pedindo qualquer coisa.
Feita a operacao meter a carta no bico da pomba e defuma-la com incenso mirra e assafetida. Depois pondo o pensamento na pessoa a quem quiser que a carta seja entregue soltar a pomba.
Afirmamos que a dita pomba vai levar a carta ao seu destino e forcosamewnte ha de fazer o que se pede nela.
Note-se que nao se deve mandar a pomba se nao desde as doze da manha ate as as duas da tarde.

MAGIA DO OVO FEITA NA NOITE DE SAO JOAO (24 DE JUNHO)

NA NOITE DE SAO JOAO BAPTISTA DEIXAR AO RELENTO UM OVO DE GALINHA PRETA. O OVO DEVE FICAR QUEBRADO DENTRO DE UM COPO COM AGUA DE MANHA AO NASCER DO SOL IR VE-LO. NELE ESTARA ESCRITA A SUA SORTE E OS TRABALHOS POR QUE TEM QUE PASSAR.

TRABALHO QUE SE FAZ COM CINCO PREGOS TIRADOS DE UM CAIXAO DE DEFUNTO QUE JA TENHA SAIDO DA SEPULTURA

Entrar num cemiterio e trazer de la cinco prego de caixao de defunto mas sempre com o pensamento fixo no feitco que vai fazer.
Depois riscar sobre uma tabua um signo-salomao que deve ser um sinal da pessoa que vai ser enfeiticada. Esse sinal deve ficar pregado sobre o signo de salomao.

MODO DE PREGAR OS PREGOS E PALAVRAS QUE DEVEM SER DITAS QUANDO SE ESTA A PREGAR

1º prego – (diz-se o noem da pessoa que se esta a enfeiticar) – fulano ou fulana eu te rogo em nome de satanas barrabas e caifaz que fiques preso (ou presa) a mim assim como lucifer esta preso nas profundas do inferno.
2º prego – fulanoi ou fulana eu te prendo e amarro dentro deste signo-salomao. Assim como a cruz de jesus cristo dentro deste risco foi enterrada e o sangue de jesus nela foi derramado assim eu fulano te cito e notifico para que me nao faltes a isto pelo sangue derramado de jesus cristo.
3º prego – fulanoi ou fulana eu te ligo a mim eternamente assim como satanas esta ligado ao inferno.
4º prego – fulano ou fulana eu te prendo e amarro dentro deste signo-salomao para que tu nao tenhas sossego nem descanso senao quando estiverdes na minha companhia isto e pelo poder de satanas de maria padilha e de toda a sua familia.
5º prego – fulano ou fulana so quando deus deixar de ser deus e o defunto a quem serviram estes pregos falar e que me has de deixar.
Quando e dita a ultima palavra deve dar-se uma grande pancada no prego.
No fim de tudo isso guardar a tabua e quando quiser desmanchar o feitico queima-la.

TRABALHO PARA LIGAR NAMORADOS OU NOIVOS

Entre em uma loja e peca uma vara de fita.
Saia olahndo para o ceu va dizendo:”tres estrelas no ceu vejo e a de jesus quatro e esta fita a minha perna ato para que fulano nao possa comer nem beber nem descansar enquanto comigo nao casar”.
Isto deve ser dito tres vezes em seguida.

TRABALHO INFALIVEL PARA CASAR

Esta oracao deve ser dita seis dias a seguir. No ultimo o namorado vira pedir a mao a sua querida:
“fulano s. Manso te amanse o manso cordeiro para que nao possa beber nem comer nem descansar enquanto nao for meu legitimo companheiro.”
Se puder enquanto disser isto segura o retrato da pessoa em quem se tem o pensamento.

MODO DE PEDIR AS ALMAS DO PURGATORIO OBRIGANDO-AS A FAZER O QUE DESEJAR

Em uma sexta-feira a meia-noite em ponto ir a porta principal de uma igreja e assim que la chegar bater tres pancadas na porta dizendo em voz alta estas palavras:
“almas! Almas! Almas! Eu vos obrigo da parte de deus e da sanissima trindade que me acompanheis.”
Ditas estas palavras dar tres voltas em redor da igreja mas nao olhar para tras porque disso pode resultar grande susto sendo tolhida a fala para sempre.
Depois de dar as tres voltas rezar um padre nosso e uma ave-maria e ir embora.
Fazer esse requerimento nove vezes e na ultima perguntar:
- “que quereis que vos faca?”
Nessa ocasiao pedir tudo que quiser porque elas tudo farao.

SAO CIPRIANO E SAO GREGORIO TIVERAM UM ENCONTRO NO QUAL DISPUTARAM SOBRE A SANTA FE CATOLICA FICANDO SAO GREGORIO VENCEDOR E SAO CIPRIANO DERROTADO

No seculo III estando sao gregorio a pregar num templo passou cipriano da parte de fora e disse em voz alta:
- “que pregacao esta fazendo aquele impostor?
Um dos ouvintes disse para cipriano:
- e gregorio:
-ai ai! – disse cipriano – que deus adora este judeu? Em lugar de entrardes a escutar esse impostor melhor fora que estivesseis em vossas casas ocupando-se nos vossos servicos.
Sao gregorio que observou a conversa de cirpriano sorriu e continuou com a sua pratica.
No fim da dita pratica foi sao gregorio ao encontro de cipriano e lhe disse:
- homem falho de fe e de amor a deus nao acabaras com essa vida de pecado?
- ai com a vida do pecado! – disse as gargalhadas cipriano.
- sim com a vida depecado – disse sao gregorio – tu cipriano andas tao iludido com essa arte do demonio que nao a queres deixar.
- diz-me amigo gregorio que deus dos cristaos e o teu que sao tantas as maravilhas que tenho ouvido falar dele?
- o deus que tu adoras e lucifer e o que eu adoro e um deus poderoso que criou o ceu e a terra e tudo mais que o sol domina.
Cipriano respondeu logo a sao gregorio com semblante cheio de indignacao.
- pois se tu gregorio adoras um deus mais poderoso do que o meu defende-te la com ele das minhas astucias e se ficar vitorioso acreditarei no teu deus porem se eu ficar sereis vitima nesse mesmo instante.
Sao gregorio tremeu e disse para consigo: se deus me desampara que sera de mim? Maldita seja a hora em que vim encontrar-me com ciprinano. Meu deus meu deus! Disse sao gregorio – se agora me nao valeis que sera de mim?
Cipriano indignado com sao gregorio pelas suplicas que estava fazendo gritou em volta por todos os demonios do inferno e em poucos instantes eram muitos demonios que cobriam a terra em distancia de um quarto de legua em quadrado. Porem sao gregorio levantou os olhos ao ceu e bradou em voz alta:
-jesus! Jesus! Sede comigo neste momento de aflicao!
Instantaneamente ouviu-se forte trovao que deu lugar a que as portas do inferno se abrissem e imediatamente todos os demonios se precipitaram nas profundezas do medonho abismo.
s. cipriano vendo o acontecido tao digno de espanto caiu sobre a terra e assim esteve prostrado por espaco de um quarto de hora.
No fim de alguns minutos sentiu sao gregorio grande tremor de terra que o fez admirar.
Era lucifer saindo do seio da terra com um caixao de fogo e quatro leoes pegando nele. E a vista deste espectaculo ficou sao gregorio estupefacto porem animou-se com ajuda do senhor e disse para lucifer:
- eu te esconjuro maldito da parte de deus! Dize que queres aqui!
-venho buscar ciriano respondeu lucifer.
- porventura tornou sao gregorio tu maldito tens de te apossar das criaturas viventes?
- eu respondeu lucifer aposso-me de cirpriano que ja morreu.
E e meu em corpo e alma. Assim o temos ajustado.
Sao gregorio ouvindo o que disse lucifer orou ao senhor e disse para lucifer:
- eu te esconjuro para as profundas do inferno que cirpiano nao morreu!
Sao gregorio tocou a cirpiano nos ombros e lhe disse:
- levanta-te cipriano.
Cipriano levatou-se logo e disse a sao gregorio:
- ainda te nao arrependes cipriano dessa vida de pecado? E preciso que um homem seja muito malvado vendo a mao de deus querer salva-lo sempre a seguir o caminho da perdicao!
- e tu gregorio respondeu cipriano nao sabes que pertenco a lucifer porque afirmei pacto com ele e por isso nao posso entrar no ceu onde entram so os justos e aqueles que nao seguem o caminho do inferno? Entao retirea-te da vista dos meus olhos quando nao usarei dos meus poderes e das minhas artes diabolicas.
Sao gregorio irou-se contra cirpiano e lhe disse com palavras severas:
- home indigno retira-te da minha presenca – quando nao usarei tambem dos meus meios.
Cirpiano a estas palavras se indignou tanto contra sao gregorio qeu de repente se cobriu o ceu de nuvens turvaram-se os ares tremeu a terra e tantos raios pairaram sobre o solo que parecia estar o mundo incendiado porem sao gregorio com o nome de jesus pisava e destruia as astucias de cipriano.
Cipriano vendo que nada fazia irou-se contra lucifer o qual apareceu e disse:
- amigo meu que queres de mim que estas tao irado contra o teu senhor?
Respondeu-lhe cipriano:
- tu demonio que poder tens que nao podemos destruir o tal do gregorio?
- nao sabes que gregorio me disse que se eu nunca me embaracasse com ele daqui a um ano me daria sua alma?
Por isso amigo cirpiano nao me faz conta combater com ele desta forma retira-te cipriano e deixa gregorio:
Cipriano meteu a fava na boca e retirou-se para a cidade onde era sua habitacao.”
Quando o demonio disse a cipriano que deixasse gregorio que nada lhe podia fazer segundo contrato que tinha feito era somente para enganar a cipriano para que nao continuasse a fazer guerra sao gregorio ja que o demonio tinha receio de que sao gregorio convertesse cipriano.

TRABALHO QUE SE FAZ COM UM MORCEGO PARA SE FAZER AMAR

Suponhamos que uma namorada deseja casar-se com seu namorado com grande brevidade.
Fazer da maneira seguinte:
Agarrar um morcego e passar pelos olhos uma agulha enfiada numa linha.
Depois de feita esta operacao a agulha e a linha ficam com grande forca de feitico.

MODO DE ENFEITICAR

Pegar um objecto da pessoa que quiser enfeiticar dando-lhe cinco pontos em cruz e dizendo as palavras seguintes:
“fulano ou fulana eu te enfeitico pelo amor de maria padilha e de toda a sua familia para que nao vejas sol nem lua enquanto nao casares comigo isto pelo poder da magica feiticeira da meia idade.”
Se por acaso ja nao quiser casar com a pessoa a quem enfeiticou deve queimar o objecto em que foi feito o feitico.

MAIS UM TRABALHO COM MORCEGO

Matar um morcego e uma morcega de maneira a ser aproveitado o sangue. Depois juntar o sangue de um e de outro misturando um pouco de sal amoniaco num vidro de decilitro que deve ser trazido sempre na algibeira.
Qundo desejar encantar uam menina ou uma menina encantar o seu amante basta dar-lhe o vidro a cheirar.
Por essa forma a pessoa que cheirou o vidro encantada e nunca mais pode se afastar do enfeiticador.

TRABALHO A SER FEITO COM MALVAS COLHIDAS EM UM CEMITERIO OU NO ADRO DE UMA IGREJA

Colher tres pes de malva levar para casar e meter debaixo do colchao da cama dizendo todos os dias ao deitar:
“fulano (dar o nome da pessoa a quem se quer enfeiticar). Assim como estas malvas foram colhidas no cemiterio e debaixo de mim estao metidas assim fulano a mim esteja preso e amarrado pelo poder de lucifer e da magica liberal. E so quando os corpos do cemiterio ou da igreja de onde vieram estas malvas falarem e que me has de deixar.”
Tais palavras devem ser repetidas por nove dias seguidos para produzirem optimo efeito.

TRABALHO MARAVILHOSO DAS BATATAS GRELADAS POSTAS AO RELENTO

Quando uma senhora desconfiar que seu marido ou amante anda perdido por maus caminhos com mulheres e queira desvia-lo disso nao deve fazer mais do que o seguinte:
Pegar seis batatas que tenham pelo menos quatro grelos cada uma. Depois de se benzer com elas uma a uma colocar em um tacho cridrado sem uso cobrindo bem com agua benta e deitando em cima um fio de azeite virgem dizendo:
“satanas pela virgindade deste azeite requeiro ao teu grande poder: que o meu homem torne a haver a antiga virgindade comigo.”
Por depois o tacho ao relento por espaco de tres noites e havendo luar mais poder tera esta magia.
Passadas as tres noites cozer as batatas guisando-as com um borracho virgem e da-las a comer ao marido ou amante com brocolis.
Os grelos bastante apimentados.
Quando se for deitar introduzir dentro da bota do enfeiticado a cabeca do pombo com a tripa da evacuacao metida no bico.
Esta magia vem no livro III de abraao zacutto judeu que praticou bruxarias admiraveis no seculo XV.

FEITICO DO MOCHO PARA AS MULHERES PRENDEREM OS HOMENS

O mocho e um animal agouteiro por excelencia e por esse facto nao se deve evocar sem ter decorridos seis meses depois de ter morrido qualquer pessoa da familia. Do contrario pode aparecer a figura do parente.
A mulher podera usar dessa receita que e provada porem deve estar no seu estado fisico isto e quando lhe tiverem desaparecido as regras pelo menos ha quatro dias.
Obter um mocho de papo branco e vesti-lo de flanela de forma a que so o pescoco fique de fora por um espaco de 13 dias. Depois do 13ºdia que e fatidico cortar-lhe o pescoco de um so golpe sobre um cepo metendo-lhe a cabeca em alcool ate o dia 13 do mesm seguinte.
Chegando esse dia cortar-lhe o bico e queima-lo junto com o carvao que servir para fazer a ceia da pessoa a quem se quer prender.
Nessa ocasiao um de cada lado e a mulher que fizer tal operacao deve abanar o lume com um abano feito de fralda de camisa com a qual tenha dormido pelo menos cinco noites.
E necessario advertir que essa operacao deve ser feita de joelhos dizendo a oracao seguinte:
“pelas chagas de cristo juro que nao tenho motivos de queixa de (fulano) e se faco isso e pelo muito amor que lhe consagro e para que nao tome afeicao a outra mulher. P.N.A.M.”
Tudo terminado devem ser feitas todas as diligencias para que o homem nao desconfie do responso e durma sossegado para que o feitico produza efeito.

FEITICO DO OURICO CACHEIRO

Quando um homem tiver zangado com a mulher que estima e nao quiser procura-la deve arranjar um ourico cacheiro. Depois de lhe tirar a pele com todos os bicos borrifar com sumo de erva do diabo com humildade que e capaz de sacrificar-se e fazer tudo que ele lhe pedir.
O enfeiticador para que isso de bom resultado deve dizer todos os dias ao levantar da cama a seguinte oracao:
“meu vitorioso sao cipriano eu te imploro em nome de tua grande virtude que nao desampares um martir do amor louco assim como tu estiveste pela encantadora elvira.”
Esta magia nao serve de mulher para homem.

FEITICO DA CORUJA PRETA

Pegar uma coruja completamente preta e depois de bater meia-noite enterra-la viva no quintal semeando em cima quatro graos de milho branco em forma de triangulo um em cada canto do triangulo e outro no centro. Depois de nascerem os pes de milho regar todos os dias antes de nascer o sol dizendo ao mesmo tempo a seguinte prece:
“eu (o nome da pessoa) baptizado por um sacerdote de cristo que morreu cravado na cruz para nos remir do cativeiro em que os despostas da terra nos tinham encarcerado juro sobre estes quatro troncos de onde sai o pao aos sopros de deus e acalentado pelos raios do sol que serei fiel a fulano para que ele nao me deixe de amar nem tome outros amores enquanto eu existir pela virtude da coruja preta.”
Quando as espigas estiverem maduras debulhar as dos tres cantos. Os graos devem ser dados a uma ou mais galinhas pretas que tenham esporoes evitando que os galos lhe tomem por ter sido ao canto deste animal que o discipoulo negou a cristo.
As macarocas do pe de milho do centro do triangulo secam-se ao fumeiro embrulhando-se em qualquer bocado de pano que tenha suor da pessoa que se quer enfeiticar e guarda-te dizendo:
“por deus e pela virgem me arrependo de todos os meus pecados. Amem.”

O FEITICO DA RAIZ DE SALGUEIRO

A raiz do ssalgueiro tem uma grande virtude que poucos feiticeiros conhecem. Esta foi achada em monteserrat escrita em pergaminho dentro de um cofre de bronze nos tempos mouriscos.
Cortando uma raiz de salgueiro e pondo a noite em um sitio muito escuro comeca-se a ver uns vapores de enxofre a evolarem no ar parecendo labaredas.
A pessoa que quer fazer mal a outra asperge-lhe um pouco de agua benta em cima dizendo:
“pelo fogo quye aquece o sangue e pelo frio que gela quero que enquanto os fogos fatuos desta raiz nao se apagarem fulano nao tenha um momnento de satisfacao.”
Se a magia for para o bem dizer o contrario acrescentando com a mao sobre o coracao:
“que o coracao de fulano (ou fulana) deite fugalhas de entusiasmo por mim como as que estao saindo agora desta bencoada raiz”.

Nota – esta raiz dura geralemnte seis meses com estas evaporacoes. Porisso e bom estar prevenido com outra que recebe a virtude da seca logo que aquela acabar de queimar.

FEITICO DA FLOR DE LARANJEIRA

Quando uma menina tiver grande interesse em casar com o seu namorado e ele costumar a dizer que espere mais um ano procurar furtar-lhe um lenco com todo o cuidado para que o individuo nao de por isso.
Logo que for a igreja deve ensopar o lenco na pia do baptismo passando-o a ferro antes de secar dizendo as seguintes palavras sorvendo o vapor produzido pelo ferro sobre a unidade.
“agua lustral tu que possuis a virtude para nos fazer cristao e nos abre o caminho do ceu faze com que (fulano) me receba por esposa de cem sois e me de tao grande confianca como sao jose depositou na virgem maria. Eu me entrego nas maos dele ornada da flor com que perfumarei este lenco e com o qual ele limpa os labios por onde entra a hostia consagrada que encerra o corpo sangue alma e divindade de nosso senhor jesus cristo . amem.”
Feito isto deve perfumar o lenco com flor-de-laranjeira metendo-o no bolso ocultamente.

MAGIA DOS CAROCOS DO ESCALHEIRO

Ha uns arbusto bravo cheio de picos que pertence a familia da pereira e da uns frutos pequeninos muito acres ao paladar. No tempo das enxertias corta-se-lhe o tronco mais vicoso e depois de rachado mete-se-lhe um garfo de pereira ferra brrando-se bem com terra vicosa.
Depois do garfo ter pegado rebentam-lhe umas hastes que dao peras ao fim de dois anos. Estas peras tem um gosto excelente mas nenhuma outra virtude. Nos carocos e que esta o segredo.
Torrem-se em numero de 24 e depois de moidos com gral de cobre ou bbronze polvilha-se com esses pos a cabecla da pessoa querida. Enquanto este po estiver na viscosidade da pele obter-se-a dessa pessoa o que se desejar.
Entao orar:
“eu te polvilho sob a graca de deus para que enquanto ele criar peras nos escalheiros tu nao me contraries nos meus desejos nem te separes de mim.”
E depois de fazer o sinal da cruz acrescentar:”que deus te abencoe pereiraf ferra que tires mil dores e geres amores: bendita sejas ao sol da manha.”

MAGIA DOS COUCILHOS

Em mato grosso no brasil morreu em 1884 um feiticeiro celebre caboclo indigena que durante muito tempo operou milagres espantosos com o segredo que vamos apontar aos leitores:
Juntar uma mao cheia de coucilhos vermelhos com igual porcao de erva de sabao pisada. Posta essa mistura de infusao por um espaco de 15 dias e dada a beber em vinho a qualquer individuo de ambos os sexos leva-o a ponto de fazer tudo quanto desejar a pessoa. Muitos portugueses voltaram riquissimos daquele estado tudo devido as feiticarias do indio que se chamava pinga ambrongo.
Apos ter bebido as primeiras quatro doses desse liquido deve-se deitar na quinta e ultimas duas gotas de sangue do pe esquerdo de cao preto mas que tenha muita amizade a pessoa que fizer o feitico orando:
“que o deus dos cristaos me acolha que o tupi abencoe essa folha e que o page amoleca este coracao. S. R. Mae de misericordia etc.”

O FEITICO PARA OS HOMNENS SE VEREM OBRIGADOS A CASAR COM AS AMANTES

Tomem-se 26 folhas de erva de santa luzia e depois de cozida em seis decilitros de agua meter em uma garrafinha branca bem arrolhada ate que tenha no fundo alguns farrapos. Sobre o gargalo dessa garrafa rezar a seguinte oracao:
“o santa luzia que sarais os os olhos: livrai-nos de escolhos de noite e de dia.
O santa luzia bendita sejais por serdes bendita no ceu descansais.”
Toma-se um sete de um baralho de cartas e poe-se em cima de uma garrafa dizendo:”em nome do padre do filho e do espirito santo te imploro senhora a que assim como essa carta esta segura assim eu tenha seguro (fulano) por toda a vida a quem amo de todo o coracao e peco-vos senhora que facais dcom que ele me leve a igreja nossamae em cristo senhor nosso”.
Rezando em seguida uma coroa a nossa senhora a mulher pode ter a certeza de que o seu amante a levara ao altar de deus dando-lhe felicidade compativel com os seus haveres.
E preciso conservar a carta debaixo da garrafa ate ao dia do casamento.

FEITICO DA ARRAIA PARA LIGAR AMORES

Toda a mulher que tenha desejo de que um home a ame muito deve comprar um peixe chamado “arraia” quando ela estiver com evacuacoes sanguineas (e o unico peixe que sofre desse incomodo).
Este peixe cozido de caldeirada com bastante colorau acafrao uma gota de baga de sabugueiro e com sumo de tangerina dado a comer ao homem faz com ele nunca se aparte da mulher.

FEITICO DO TROVISCO ARRANCADO POR UM CAO PRETO

Diz sao cirpiano que todo o homem que tiver desejo de magnetizar uma mulher (que nao tenha mais de 50 anos) deve prender a cauda de um cao preto a uma haste de trovisco silvestre. Depois que ele a arrancar passa-a pelo fogo tira-lhe a casca e faz um cinto que ata a roda do corpo sobre a pele.
Para apressar mais a simpatia dessa mulher e conveniente fazer uma argola da mesma pele e traze-la no pulso direito.
Se apertar a mao da mulher com este preparado ela comeca a apaixonar-se por ele e conceder-lhe toda a sorte de finezas.

TRABALHO DO LAGARTO VIVO SECO NO FORNO

Tomar um lagarto vivo de lombo azul e mete-lo numa panela nova bem tampada levando a um forno para torrar. Logo que esteja bem seco fazer um po e deitar numa caixa de sandalo.
A mulher ou homem que desejar cativar o coracao de qualquer pessoa basta dar-lhe uma pitadinha deste po em vinho ou cafe e tera uma pessoa sempre as suas ordens.
Diz jeronimo cortez que esse po e maravilhoso tambem para tirar dentes sem dor esfregando com ele as gengivas e a lingua.

FEITICO DA PALMILHA DO PE ESQUERDO

Para o marido ser fiel a mulher ou a amante e tomar raiva de outras mulheres queo tragam desvairado basta pegar na palmilha do pe esquerdo dele queima-la em lume forte com incenso arruda e glandes de carvalho sem casca e deitar a cinza de tudo isso em um saquinho metendo-o no colchao da cama.
Tambem e obtido grande efeito quando e introduzida uma porcao da mesma cinza em qualquer costura do facto do individuo contanto que seja do joelho para cima.
A mulher obtera um resultado maravilhoso deitando-lhe todas as sextas-feiras uma pitadinha deste feitico sobre a espinha dorsal.
Desta forma o tera preso por toda a vida.

FEITICO DA CERA AMARELA DAS VELAS MORTUARIAS PARA SER AMADO PELAS MULHERES

Quem puder obter uma porcao de cera amarela das velas que se levam acesas ao lado dos tens mortuarios enquanto o morto nao estiver enterrado fica com uma arma poderosa para se tornar amado pelas mulheres.
O homem que possuir esse talisma faz com que a mulher lhe obedeca em tudo. Para isso e suficiente acender um pavio com essa cera de forma a que a dama de seus pensamentos veja essa luz.
Essa experiencia nao deve ser feita em dias aziagos.

FORCA ASTRAL DO PAO DE TRIGO

Todo o homem que quiser que uma senhora lhe aceite a corte deve esperar ocasiao de se confessar. Nesse dia ao jantar pegar um bocado de grao de trigo que nao esteja queimado pelo forno mastigando-o com o pensamento no deus criador e na alma de jesus vidente dizendo:
“por deus te mastigo por deus te bendigo. Com os dentes te amasso ó pao es de trigo. Pela hostia nao azima te juro meu deus emendar-me sempre dos pecados meus.
Por bem de teu filho permite senhor que sempre (fulana) por mim sinta amor.”
Depois deste hino deve-se chamar um gato preto que nao sejas castrado e dar-lhe lamber o pao. Em seguida fazer a diligencia para meter na algibeira da senhora dos seus pensamentos o sobredito pao mastigado. O resultado sera satisfatorio.
A pessoa que fizer este responso nao o deve dizer a ninguem porque segundo sao cipriano pode ter grandes miserias na vida e sofrer falta de pao por ter triturado publicamente aquele santo alimento com ideias libidinosas.

FEITICO 9INFALIVEL PARA DESLIGAR AMIZADES

Ingredientes:
Verbena, 2 gr.
Pevides de roma, 30 grs
Raiz de mil homens, 20 gr.
Mastruco, 150 gr.
Cascas de banan verde, 1.100 gr.
Fazer um cozinheiro de tudo isso em agua suficiente num pucaro novo de barro ate ficar reduzido a um decilitro. Em seguida deitar em uma frigideira de cobre derretendo em cima:
Tutano de carneiro, 135 gr.
Unto de sal, 50 gr.
Alcool, 20 gr.
Pronta essa banha deitar-se uma porcao por espaco de oito dias na comida da pessoa que se aborrece dizendo:”por bem ou por mal e com o auxilio de deus a quem adoro de todo o meu coracao nao has de ir a outra parte procurar amor longe de mim pelo poder da magica preta carcereira”.
No fim de oito dias deve-se fazer uma omelete de ovos com o que tenha algum sinal preto na cabeca. Logo que ele acabe de comer bate-se-lhe com o chavelho dizendo estas palavras:”que (fulano e fulana) fuja de mim para sempre com ligeireza.”

ENCONTRO DE SAO CIRPRIANO COM UMA BRUXA QUE ESTAVA FAZENDO ERRADAMENTE O FEITICO DA PELE DA COBRA GRAVIDA

Voltando de sao cirpriano de uma festa de natal e nao podendo atravessar os campos em conseuqnecia de haver uma grande cheia no rio por onde tinha de passar teve de se abrigar em um tunel fformado pela natureza para ali passar anoite.
Embrulhou-se no seu grosseiro manto e foi encontrar-se no recesso mais seguro daquela furna.
Proximop da meia-noite ouviu passadas e divisou uma luz. Tremendo que fossem malfeitores encolheu-se atras da ponta de uma grossa pedra. Pouco depois soou naquele covao uma voz cavernosa que dizia:
“o magico cipriano rei dos feiticeiros por ti aqui venho com quatro fogachos pedindo que ajudes a guardar o premio a minha apaixonada cliente.”
O santo ia levantar-se para interrogar quem assim falava mas teve de recuar a estas palavras:
“o lucifer o poderoso governador do pais do fogo ergue-te dos labaredas vem ate mim e entrra neste covao onde venho todas as noites e socorre o meu oficio de consolar as esposas infelizes.”
O santo marchou na direccao da voz e topou com uma velha esguelhada por diante e com o cabelo raspado na nuca.
- que fazes ai mulher e quem e o cirpiano que agora invocastes? Que tinha o dom de obrar tudo o que tinha na vontade com o auxilio de satanas. Queria pedir-lhe uma rcomendacao para o demonio para me ajudar em uma empresa da qual depende minha fortuna no mundo e a tranquilidade de uma senhora muito rica.
- quem e essa mulher? – perguntou o santo.
- e a filha do conde everardo de saboril casada com o grao-duque de ferrara a qual trata muito mal por causa de uma dama da corte a qeum adora com paixao. A filha do conde prometeu-me uma rasa de ouro se eu lhe desprendesse o marido dos bracos da amante.
- que combustivel e esse que sufoca e tem um cheiro tao aborrecido? – perguntou o santo.
- e pele de cobra com flor de suage e raiz de urze que estou queimando em nome de satanas para defumar as roupas do duqeu e ver se o desligo daquela mulher.
Esta magia foi sempre infalivel quando a minha mae a praticava debaixo destas abobadas em que as maos dos homens nao tomaram parte. Minha mae desligou com elas mancebias de nobres e monarcas mas eu ja seis vezes a faco e o duque cada vez maltrata mais a mulher.
-e porque nao lhe deitaste o principal ingrediente que tua mae nao te revelou.
- dizei-me o que e pelo deus dos idolatras.
- tu es paga? Professas a lei dos barbaros?
- sim.
- nesse caso nao te ensinarei o segredo. Podes estar certa de qeu nao salvaras essa menina do martirio.
A pobre feiticeira desatou a chorar e deixou-se cair abandonada sobre uns ramos de arvores que os pastores tinham arrastado para ali de dia.
O santo levantou-a com grande caridade e depois de lhe ter sacudido os vestidos disse:
- tu eras capaz de me fazeres outro tanto se eu te tivesse caido redondamente nos pes.
- nao – respondeu a feiticeira -, porque julgo que nao e da minha lei e nos so amamos os nossos e temos obrigacao de praticar o mal com os filhos de outras religioes.
- e porque a tua lei e maligna. A tua religiao e o refugo de todas as mais!
A bruxa comecou num tremor convulso a espumar como tomada de hidrofobia.
Sao cirpriano cobriu-a com o seu manto e continuou:
-e a prova esta aqui. Que nosso senhor jesus cristo me perdoe por eu me tomar a mim para exemplo. Eu socorro-te porque a minha religiao que e crista diz que todos sao filhos do mesmo deus onipotente e que nao se deve perguntar as crencas ao nosso irmao sofre.
- abencoada e ela essa religiao mas nao posso toma-la eu sou sustentada pelos sumos sacerdotes gentilicos.
- e que me importa isso? Queres converter-te se eu te assegurar meios de subsistencia?
- quero! Mas como faras a minha felicidade sendo tao pobre como denotam os meus andrajos!
- como?! Pois nao disseste que a filha do conde everardo te dariua ume rasa de ouro se eu lhe restituisse o amor do marido?
- disse porem...
- amanha a hora nona vai ter comigo ao templo dos cristaos que eu te apresentarei ao presbitero eugenio para que te de as eguas lustrais e logo te direi o sgredo que torna essa magia infalivel.
- mas quem sois vos?
- eu sou cipriano o antigo feiticeiro mas logo que senti no corpo a agua do baptismo nao posso usar mais da magia mas ja que e para o bem e alcanco uma alma para a cristandade dir-te-ei o modo como se faz essa que em vao tens preparado.
- dizei senhor dizei...
- espera! So amanha depois de inscrito no livro dos cristaos e que saberas. Fica-te em paz e la te espero.
E o santo apesar da escuridao da noite saiu em direccao da casa de eugenio para contar o sucedido.
De manha estando na igreja com o prebistero viu entrar a bruxa que correu a beijar os pes do sacerdote.
Em seguida foi baptizada e no fim da cerimonia chamou-a cipriano de parte e deu-he um pergaminho quadrado onde estava escrita a seguinte oracao:
“faz-se tres vezes o sinal da cruz.
Cobra gravida por deus que te criou te esfolo pela virgem te enterro por seu amado filho te queimo a pele em quatro fogareiros de barro fundido. Com flor de suage te caso com raiz de urze te acendo e com resina sabea te ligo. Feita seis vezes a magia branca dos bracos arranca a perfida amante (fulana) com esta resina de incenso tirada hoje do templo de cristo. Amem.”
Logo que a feiticeira acabou de rezar esta oracao e executar estas instruccoes meteu-se a caminho do palacio do grao-duque a algumas leguas do povoado.
Na mesma ocasiao em que o duqeu vestiu o fato defumado leviandades. No dia seguinte tirou um olho da amante e desprezou-a. A filha do conde mandou logo dar uma rasa de ouro cunhado a bruxa e tomou-a como aia particular.

FEITICO PARA AS MULHERES SE LIVRAREM DOS HOEMNS QUANDO ESTIVEREM CANSADAS DE OS ATURAR

Quando uma senhora estiver aborrecida de atrar um homem e queira livrar-se dele sem escandalo e mesmo sem se expor as suas vingancas nao tem mais do que praticar o seguinte:
Em primeiro lugar faz-se desmazelada no seu corpo nao se penteando nem lavando nem tomando o minimo interesse carnal.
Quando ele a desafiar para actos vulgares e ela o fizer deitar 12 ovos de formiga e duas malaguetas dentro de uma cebola alvarra furada pondo-a dentro de uma panela de barro bem calafetada sobre o lume.
A mulher deve deitar-se e logo que o individuo estiver dormindo destampar a boca da panela voltando a cama e passando o braco direito pelo peito do homem dizendo para dentro estas palavras:
“em nome do principe dos infernos a quem faco testamento da alma te esconjuro com a cebola alvarra malagueta e ovos de formiga para que ponhas o vulto bem longe de mim porque me aborreces como a cruz aborrece o anjo das trevas”.
Na noite seguinte e mais onze dias a fio deve repetir esta pratica polvilhando com o po da malagueta o lado da cama onde o homem costuma deitar-se o que produz uma aflicao tamnha que o faz tomar medo a casa e abandona-la.
Alguns hoemns desconfiados da comichao que sentem e da sufocacao produzida pelo fumo do preparado levando todos os dias o copo com agua de aipo e roquete macho o que evitara que sintam o mais leve incomodo.

FEITICO INFALIVEL PARA AS MULHERES NAO TEREM FILHOS

Ha diversas receitas para a mulher evitar ter filhos. A seguinte porem e infalivel e dela fizeram uso algumas pessoas a quem uma pobre mulher revelou que sao cirpiano condoido de sua sorte lhe ensinara debaixo de rigoroso segredo.
A sua tagalarice porem valeu-lhe ser acusada de feiticeira e mandada queimar por ceocleciano.
Mais tarde essa receita foi abandonada porque e tal a sua eficacia queimar por deocleciano.
Mais tarde essa receita foi abandonada porque e tal a sua eficacia que a julgam obra do diabo.

1 comment:

Carla said...

Ola!!! Gostaria de saber mais informação sobre incubos e sucubos se for possivel!!! Obrigado