Saturday, December 16, 2006

oculto 4º parte!!!

o respeito dos teus semelhantes e respeita-los. So assim podes exigir que te respeitem”.
“para se livrar do proprio orgulho como defeito no caracter pessoal cultiva nas terras onde resides uma pequena plantacao de lirio”.
“sempre que possivel toma um lirio e conserva-o no teu bolso do lado direito”.
“se estas em contacto com uma pessoa e nao podes romper esse contacto porque nao te convem e ela te trata com orgulho colhe um lirio da tua propria plantacao e lanca-o sobre o solo de modo a que essa pessoa passe sobre ele”.
“repete essa operacao sete vezes consecutivas e assim teras abrandado o seu orgulho para contigo”.
Um lirio dado a uma pessoa do sexo oposto numa quarta-feira da lua nova ou crescente fara com que ela mostre mais interesse e nao trate com muita frieza ou indiferenca.
Esse recurso pode ser empregado para resolver pequenas pendencias entree namorados ou amigos desde que uma das partes de lirio a outra. Nesse caso nao e necessario que o lirio seja colhido da plantacao do praticante podendo ser adquirirdo num estabelecimento do ramo ou de uma pessoa que o tenha.
Envolto num lenco cor-de-rosa com um pedaco de papel em que tenha sido escrito o nome de um inimigo verdadeiro este se acalmara para dar lugar a uma nova amizade possivelmente mais forte do que antes de surgir a inimizade.
“e quando fores para o alem tem a consequencia de que nao levas nenhuma divida para com os teus semelhantes para que quando voltares para completar a tua missao estejas livre desse encargo”.
“se modesto e humilde nao faltes com o respeito a tua propria pessoa”.

O PODER DO CRAVO E SUA MAGIA

Domina sobre a fidelidade e como reflexo natural desta sobre a infidelidade.
“a vontade humana constitui uma grande forca mas na qualidades mas apesar desse desejo nao consegue.
Uma pessoa sabe e reconhece que e infiel aos seus semelhantes mas e dominada por uma forca que a impede de ser fiel a despeito do seu desejo de se “curar dessa enfermidade”.
“para se curar do defeito da infidelidade cultiva nas terras da casa onde moras uma pequena plantacao de cravos. Sempre que puderes recolhe alguns deles coloca-os num recipiente com agua no interior da tua casa. Nao os lances fora antes que possas substitui-los por outros”.
“quando terminar a estacao recolhe os ultimos cravos com a agua do recipiente em que estiveram e lanca-os ao pe do mesmo craveiro”.
“esse processo tem a propriedade de afastar a infidelidade das outras pessoas”.
Quando o praticante suspeitar que alguem lhe esta sendo infiel deve conseguir um cravo envolve-lo num pedaco de seda branca e colocar no bolso do lado direito.
Sendo mulher podera embrulhar o cravo com papel de seda e um pedaco de seda branca e prender a roupa do lado de dentro e do lado direito.
Se o marido suspeita que a mulher lhe esta sendo infiel devera proceder do seguinte modo: fazer com que a mulher use um urinol durante a noite pela manha lancar um cravo sobre a urina da mesma.
Se a mulher desconfia que o marido lhe esta sendo infiel devera colocar um cravo dentro do pe esquerdo do seu sapato durante a hora antes de nascer o sol. Evidentemente o marido devera ignorar essa pratica pois podera perder o efeito completamente.

O PODER DO JASMIM E SUA MAGIA

O jasmim e o remedio contra a sensibilidade. Ha pessoa extremamente sensiveis que sofrem em consequencia dessa deficiencia animica.
Tratando-se de homem emprega-se da seguinte maneira tome um jasmim numa manha de segunda-feira na mesma hora envolva-o num pedaco de seda da mesma cor.
Quando tiver de tormar banho tire-o tambem nao devera conserva-lo durante a pratica do acto sexual.
Ao deitar-se retire-o e coloque-o dentro do sapato esquerdo nao devendo conservar a meia nesse sapato.
Esse jasmim deve ser substituido de tres em tres dias. Depois que tiver usado nove jasmim numa sexta-feira pela manha envolva-o num pedaco de seda de cor azul e amarre-o na coxa esquerda na parte mais alta com seda da mesma cor de jeito que a meia nao o toque.
Retira-lo ao tomar banho ou se tiver de praticar o acto sexual.
Ao deitar-se retira-lo tambem colocando-o embaixo da cama do lado oposto aquele em que dorme e na altura da cabeceira.
Substitui-lo cada tres dias.
Depois que tiver usado treze jasmins estara terminado o tratamento.
Se uma pessoa pretende curar outra deve agir do seguinte modo: num dia qualquer da semana devera lhe dar um jasmim. Repetir essa operacao durante 7 semanas consecutivas dando o jasmim sempre no mesmo dia da semana por exemplo se a pessoa deu o jasmim numa segunda-feira devera outro toda segunda-feira ate completar as sete semanas.
A pessoa que der o jasmim deve faze-lo sempre com a mao direita observando se a pessoa que o recebeu usa-o realmente.
Se notar que o jasmim nao e usado pela pessoa devera passar a vigia-la sem que a outra o perceba segurando o jasmim com a mao esquerda e conservando-a fechada. Dirigir-se a uma distancia nao inferior a 30 metros quando o atirara para o ar repetindo essa operacao tres vezes. Na ultima vez deixa-lo ficar na terra.
Esse tratamento deve ser feito durante sete semanas consecutivas.

Nota importante – durante os trabalhos acima mencionados os praticantes devem queimar durante 6 dias seguidos os defumadores ervas magicas e antioquia. Nas segundas quartas e sextas-feiras o primeiro e as tercas quintas e sabados o segundo.
Convem sempre possuir alguns dos talismas relacionados anteriormente.




AMULETOS

amuleto astrologico

escolher o momento celeste em que a parte de fortuna estiver bem afectada em casa angular ou sucedente fora estiver bem afectada em casa angular ou sucedente fora da via queimada (que esta situada no signo da balanca).
o senhor do ascendente deste momento sera poderoso benefico e de modo algum retrogrado em signos ditos de comando.
o senhor da casa X deste momento estara num signo dito de obediencia.
o almuten (ou planeta mais poderoso) do tema deste momento devera estar em aspecto trigono ou sextil com o senhor do ascendente.
fazer entao um desenho simbolizando um homem procurando a fortuna.
trazer este amuleto consigo para conseguir o que se pede.

AMULETOS E TALISMAS

abcesso: coral e dedos.
anginas: olho de gato.
asma: olho de gato e topazio.
bocio: ambar.
ciatica: cores.
convulsoes: aneis.
coqueluche: cores coral.
crises de apoplexia: lapis-lazuli.
crises denervos: aneis magicos prata coral cruz em forma de t azeviche lapis-lazuli siglas.
denticao: ambar e coral.
desmaio: esmeralda
doencas das criancas: ambar prata coral olho de gato
doencas do estomago: agua-marinha ambar berilo carvao coral e zircao.
doencas infecciosas: ametista e olho de gato.
doencas nervosas: ametista e olho de gato.
doencas dos rins: centimos.
doencas dos olhos: agara lagarto sambucina carvao e olho de gato.
dores de cabeca: turquesa.
eczema facial: ambar e cruz em T.
embriaguez: ametista e sigla.
enjoo: berilo.
envenamento: ambar ciclame e cruz em T.
epistaxis: cor (vermelho)e nos.
febre: agata cores granada sardonica zircao
febre intermitente: abracadabra crisolita pedra sanguina e sardonica.
feridas: agata carvao e pedra sanguina.
gota: topazio.
hemorragias: pedras sanguina selenito e zircao.
histeria: ametista e lua.
mordeduras: cruz.
mordeduras de serpente: agata cruz em T onix e esmeralda.
perdas de memoria: esmeralda.
perturbacoes da digestao: ambar coral e pedra sanguina.
pesadelos: crisolito e pedra.
reumatismos: malaquite e sardonica.
surdez: ambar.
tifo: coral bolota.
variola: cores (vermelho)
verrugas: lua.

OS TALISMAS DE PARACELSO

a grande reputacao que paracelso conquistou no mundo pela sua profunda ciencia da muita autoridade ao que deixou por escrito. garante como uma coisa indubitavel que se se fizerem talismas seguindo o metodo que fornece produzirao efeitos que surpreenderao aqueles que os experimentarem e foi o que eu mesmo fiz com uma grande admiracao e um muito feliz sucesso. eis portanto de que maneira ele fala disso no seu arquidoxo magico.
ninguem pode sem temeridade por em duvida que os astros e planetas celestes tenham influencias dominantes sobretudo o que esta neste baixo universo. porque dado que se ve e que se experimenta sensivelmente que os planetas dominam pelas suas influencias sobre o homem que e a imagem de deus e com a vantagem da razao com muito mais razao se deve acreditar que dominam e influem sobre os metais sobre as pedras e sobre tudo o que a natureza e a arte podem produzir dado que todas estas coisas sao menores que o homem e mais proprias a receber sem resistencia as suas influencias estando privadas de razao e de livre arbitrio e que o homem tem esta vantagem de que pode servir-se destas coisas materiais para atrair em seu favor as influencias dos astros.
mas o e digno de ser sabido e bem notado e que os sete p+lantas nunca influem mais eficazmente a nao ser por intermedio de sete metais que lhes sao proprios ou seja que tem simpatia com a sua substancia e sobre isto os sabios cabalistas tendo conhecido pela sublime pentracao da sua ciencia tendo conhecido pela sublime penetracao da sua ciencia quais sao os metais proprios dos planetas determinaram o ouro para o sol no dia de domingo a prata para a lua na segunda-feira o ferro para marte na terca-feira o mercurio para mercurio na quarta feira-feira o estanho para jupiter na quinta-feira o cobre ou o bronze para venus na sexta-feira e o chumbo para saturno no sabado. nesta base daremos aqui a maneira de fazer talismas a que os antigos sabios chamaram sinetes dos planetas.

TALISMAS OU SINETE DO SOL AO DOMINGO

este talisma deve ser composto com o ouro mais puro e mais duro que e o da arabia ou o da hungria. forma-se com ele uma placa redonda bem polida dos dois lados e num dos lados traca-se um quadrado composto de seis linhas de algarismos de forma que ao numerar estes algarismos de um canto ao outro em forma de cruz de santo andre se encontrem cento e onze. e o que e misterioso nisto e de que se deve estar informado e que os numeros que serao marcados em todos os talismas ou sinetes dos planetas sao os numeros das grandes estrelas que estao sob o dominio de cada planeta precursores ou estrelas primeiras e concluem dai que tem as outras sob a sua direccao para a distribuicao das suas influencias. no outro lado da placa deve gravar-se a figura hieroglifica do planeta que representa um rei coroado no seu trono real segurando na mao direita um ceptro tendo sobre a cabeca o sol e o nome de jupiter e mostrando com o ceptro um leao deitado a seus pes. e a fim de que esta operacao se faca com exactidao e nas circunstancias convenientes fara gravar dois ferros bem limpos a imprimir sobre o ouro tudo o que disse acima para nao perder o momento favoravel da constelacao porque e preciso que impressao se faca dentro do tempo que se tiver observado que o sol estara em conjuncao com a lua no primeiro grau do signo do leao e quando a placa de ouro estiver marcada dos dois lados com os ferros acima mencionados envolve-la-a prontamente num pano fino. o que acabo de dizer dos dois ferros gravados deve igualmente entender-se para o fabrico dos talismas dos outros planteas. a fim de que como se disse a impressao se faca no instante favoravel da constelacao porque se deve saber que e neste momento instante que o planeta emite e imprime as suas benignas influencias sobre o talisma de maneira sobrenatural e muito misteriosa. as propriedades deste talisma do sol consistem no facto de que a pessoa que o usar com confianca e reverencia se otrnara agradavel as forcas da terra aos reis aos principes aos grandes senhores de quem se quer conquistar a benevolencia. abundar-se-a em riquezas e em honras e ser-se-a estimado por toda a gente.

TALISMA OU SINETE DA LUA A SEGUNDA-FEIRA

este talisma deve ser composto com a mais pura prata que se conseguir encontrar de que se fara uma placa redonda bem polida e dum lado gravar-se-a nove linhas de algarismos de que cada um contera o numero misterioso de trezentos e sessenta e nove como se representa no quadrado seguinte do outro lado da placa imprimir-se-a a imagem hiertoglifica do planeta que sera uma mulher vestida com um manto amplo e largo tendo os dois pes no meio do crescente da lua e um outro crescente na mao direita e uma brilhante estrela sobre a cabeca com a palavra lua escrita.
a operacao deve fazer-se numa segunda-feira numa segunda-feira da primavera quando se tiver no primeiro grau do capricornio ou da virgem um aspecto favoravel de jupiter ou de venus. sera tambem preciso envolver o talisma num pano branco. e sera grandemente util para garantir doencas populares. reservara os visitantes dos perigos e dos insultos dos ladroes. sera favoravel aos trabalhadores agricolas e aos negociantes.

TALISMA OU SINETE DE MARTE A TERCA-FEIRA

este talisma deve ser formado sobre uma placa redonda e polida do melhor ferro de carintia os numeros misteriosos serao sessenta e cinco e do outro lado da placa formar-se-a a figura hieroglifica do planeta que representara um soldado armado segurando na mao um escudo e na direita uma espada nua tendo uma estrela por cima da cabeca uma espada nua tendo uma estrela por cima da cabeca com o nome de marte. e preciso que os instrumetos que com o nome de marte. e preciso que os instrumentos que servirem para imprimir este talisma sejam de bom aco temperado e que a impressao se faca no momento em que se tiver observado que a lua estando em aspecto benigno com qualquer outro planeta favoravel entra no primeiro grau do signo do carneiro ou do sagitario sera mesmo bom que a placa do talisma seja colocada no forno ardente a fim de seja mais propria para receber a gravura das figuras misteriosas. e quando estiver arrefecida envolver-se-a num bocado de tafeta vermelho. este talisma tera a prorpiedade de tornar invulneravel aquele que o usar com reverencia. dar-lhe-a uma forca e um vigor extraordinarios. sera vencedor nos combates em que participar. o planeta marte influi tao maravilhosamnete sobre este talisma – quando e feito com exactidao – que se se enterrar nos alicerces de uma fortaleza torna-se serao facilmente derrotados. e se se fabricar quando a constelacao de marte estiver em oposicao com os planetas favoraveis e retrogrtados. e se se fabricar quando a constelacao de marte estiver em oposicao com os planetas favoraveis e retrogados traz infelicidade por todo o lado onde se puser provoca ai dissenmem de estado levou um semelhante para inglaterra no tempo da revolucao de cromwell.

TALISMA DE MERCURIO A QUARTA-FEIRA

este talisma deve ser formado sobre uma placa redonda de mercurio fixo (darei a seguir a maneira de fixar o mercurio para os talismas como eu proprio experiemntei). quando a placa estiver feita e polida imprime-se com os ferros sobre um dos lados o numero misteriosos duzentos e sentado distribuido por oito linhas como se ve aqui representado. e do outro lado da placa imprimir-se-a a figura heroglifica do planeta mercurio que representara um anjo com asas nas costas e nos calcanhares segurando na mao direita um caduceu em forma de ceptro e uma estrela sobre a cabeca com o nome de mercurio. sera preciso fazer a impressao das figuras no momento favoravel da constelacao como se tera observado antes de comecar. e quando estiver terminado envolver-se-a o talisma num bocado de tecido de seda de cor purpura. este talisma tera a propriedade de tornar discreto e eloquente aquele que o usar com reverencia e de o dispor admiravelemente para ser sabio em toda a especie de ciencias. e se se puser este talisma de infusao apenas uma hora dentro de um copo de malvasia torna a memoria tao feliz que se retem tudo com facilidade. pode mesmo curar todas as especies de febres. e se se colocar debaixo da cabeceira da cama da sonhos verdadeiros nos quais se ve o que se deseja saber.

TALISMA DE JUPITER A QUINTA-FEIRA

este talisma deve ser formado sobre uma placa redonda do mais puro estanho de inglaterra. imprimir-se-a sobre um dos lados o numero misterioso do planeta que conta trinta e quatro como se ve aqui a disposicao. e do outro lado da placa imprimir-se-a a figura hieroglifica do planeta que sera um homem vestido de eclesiastico segurando entre as maos um livro no qual parece ler e por cima da cabeca uma estrela brilhante com a palavra jupiter. comecar-se-a a imprimir as misteriosas figuras sobre a placa com os ferros no momento em que se observar que a constelacao do planeta e favoravel fazendo a lua a sua entrada no primeiro grau do signo da balanca jupiter em bom aspecto com o sol. acabada a operacao envolver-se-a o talisma num bocado de tecido de seda cor azul-celeste. este talisma dara aqueles que o usarem reverentemente o amor e a benvolencia daqueles que se desejar. tera a virtude de multiplicar e aumentar as coisas nele envolvidas. dara sorte no negocio e em todos os empreendimentos. dissipara os desgostos os cuidados inoportunos os terrores e os panicos.

TALISMA DE VENUS A SEXTA-FEIRA

este talisma deve ser formado sobre uma placa redonda de cobre bem purificado e polido. imprimir-se-a sobre um dos lados o numero misterioso de cento e setenta e cinco distribuido por sete linhas como esta aqui indicado. e do outro lado da placa imprimir-se-a a figura hieroglifica do planeta que sera uma mulher lascivamente vestida tendo perto da coxa direita um cupido segurando um arco e uma instrumento de musica como uma guitarra e por cima da cabeca uma estyrela brilhante.

PARA CONSTRUIR OUTROS TALISMAS COM OS CARACTERES QUE OS ANTIGOS CABALISTAS ATRIBUIRAM AOS SETE PLANETAS

servir-se-a das placas do mesmo metal de que se falou antes e comecar-se-a a operacao as horas e momentos convenientes as influencias benignas. num lado da placa imprimir-se-ao em forma de quadrado os caracteres que estao marcados acima a saber: para o sol aquele4s que se encontrarem na primeira linha. para a lua aqueles que se encontrarem na segunda linha. para a lua aqueles que se encontrarem na terceira linha. para mercurio aqueles que se encontrarem na quarta linha . para jupiter aqueles que se encontrarem na quinta linha. para venus aqueles que se encontrarem na sexta linha. podera gravar-se no avesso da placa as mesmas figuras hieroglificas de que falamos e experimentar-se-ao maravilhosos efeitos. nao duvido de que se este meu pequeno livro cair nas maos de gente de espirito mesquinho e de pouco saber o classifgique de supersticioso porque imaginarao que as admiraveis maravilhas que abordo se fazem atraves dos maus espiritos. porque dizem como se pode compreender que uma placa de metal carregada de alguns caracteres e figuras opere coisas que ultrapassam as forcas vulgares da natureza? argumentaria de bom grado contra este tipo de pessoas e dir-lhes-ia: entao julgam que estes maus espiritos podem fazer estas coisas que ultrapassam a ordem vulgar da natureza? mas por que nao julgam entao que o criador do universo e suficientemente poderoso para ter imprimido nas criaturas segredos cujas capacidades so se exercem desta ou daquela maneira? por que tem dificuldade em reconhecer que aquele que deu ao iman a virtude secreta de atrair a si uma massa pesada de ferro de um lugar para outro e suficientemente poderoso para dar aos astros que sao criaturas infinitamente mais perfeitas que o iman e que tudo o que há de mais precioso na terra propriedades e virtudes secretas que ultrapassam o ambito dos nossos espiritos tanto mais que estes astros sao regidos por inteligencias celestes que regulam os seus movimentos.
mas que dificuldade sepode ter em acreditar que determinados caracteres ou determinadas figuras alinhadas numa placa de metal possam produzir qualquer efeito surpreendente dado que se acredita que se ve evidentemente que no iman de certas pequenas partes de materias esfericas agudas ou triangulares alinhadas pela natureza numa determinada ordem produzem tao admiraveis efeitos nao apenas de atrair uma massa de ferro mas continuar a girar a agulha das bussulas para o lado da estrela polar e de regular os quadrantes do sol etc.
gostaria ainda de perguntar a essas pessoas escrupulosas por que razao na suica e no pais dos suabos onde há grande numero de serpentes por causa das montanhas por que razao na suica e no pais dos suabos onde há rande numero de serpentes percebem grego e temem tanto a virtude eficaz destas tres palavras: ossy osya osy que tapam rapidamente uma das orelhas com a ponta da cauda e afocinham contra a terra a fim de nao ouvirem estas palavras que as tornam imoveis e perfeitamente estupefactas e incapazes de prejudicar os homens dizem-me que e a natureza que produz nelas esse instinto por que seria a natureza menos engenhosa nas outras criaturas etc. revoltarei talvez muitas pessoas contra mim se disser que há criaturas nos quatro elementos que nao sao nem puros animais nem homens apesar de terem a figura e o raciocinio deles sem terem a alma pensante. o celeste paracelso fala disso ainda mais claramente ao dizer que estes povos dos elementos nao sao de modo algum da estirpe de adao apesar de parecerem autenticos homens mas que e um genero e uma especie de criaturas completamente diferente da nossa. porfirio continuando paracelso diz que nao apenas estas criaturas sao pensantes mas mesmo que adoram e reconhecem deus por um culto de religiao e como prova do que diz refere uma oracao muito sublime e muito misteriosa de uma dessas criaturas que habitam no elemento do fogo sob o nome de salamandras. talvez agrade aos meus leitores se lhes der uma copia que sera util depois que e a oracao das salamandras.

VIRTUDES MAGICAS UNIVERSAIS

A CIENCIA TALISMANICA
A ciencia talismanica trata das forcas misteriosas siderais animizcas ou psiquicas que possuem certos objectos chamdos maneira de fabricar os talismas. A origem desta ciencia e milenar perde-se na noite dos mais remotos tempos.
A palavra talisma segundo diverss autores e deriva das expressoes arabes tilism ouy tilsam e quer dizer imagem magica segundo outros vem da palavra grega thelema que significa vontade e certos estudiosos dos livros hermeticos creem que sua origem e telesma que equivale a forca astral.
O que e um talisma? Todos os ocultistas o definem como sendo um objecto de pedra metal madeira marfim outra qualquer materia preparado em certas condicoes strologicas e debaixo de certas formas ritaulisticas obedecendo cada qual a um preceito.
Os talismas mais usados sao umas medalhas de metal de simbolicas rodeadas de signos cabalisticos e palavras magicas expressas geralemente por caracteres em hindu hebraico grego ou arabe. Fazem-se tambem talismas em pergaminho virgem trazendo as figuras simbolicas comt intas preparadas de acordo com cada um deles.
O magista que conhece a fundo a arte talismanica pode converter uma joia ou outro qualquer object em um perfeito talisma pode satura-lo de efluvios magneticos e transmitir-lhe influencias beneficas ou maleficas conforme os desejos do magista que executar o trbalho talismanico.
Isto foi confirmado por C. W. Leddheater profundo conhecedor da materia quando disse: “cada pesoa tem sua classe especial de vibracao mental e qualquer objecto que tenha estado muito tempo em contacto com ela esta saturado dessas vibracoes e pode por sua vez irradia-las ou comunica-las a outras pessoas que tratam tal objecto ou o tenham em ntimo contaacto consigo longe do alcance de maos profanas.ricardo plank o curandeiro mistico que fez milagres em pleno seculo XX disse a respeito dos talismas:
“um talisma e um escapulario se e que considerais que a falma a vontade o desejo a oracao podem introduzir-se e permanecer dentro de um objecto bendito magnetizado e influenciado. E isto se considerais que todo corpo inerte pode animar-se sob uma potencia que o vivifica.
Por fim eis a opiniao que nos foi dada por um amigo rosacruz a quem pedimos colaboracao nesta materia de graandes pesquisas e estudos profundos.
“a construcao e o uso dos talismas remontam a antiguidade e a infancia do genro humano quando esgte comecou a perder o contacto com os deuses e ssua consiecnai se foi obscurecendo no mundo espiritual enquanto ia despertando para o mundo material.
Contudo os que possuiam ainda suficiente visao espiritual podiam observar os objectos que por sua natureza retnham o que escapava a maiora procurando servir-se dos objectos que possuiam e irradiavam a potencialidade daquelas forcas. O conhecimento destas forcas constituiabase fundamental da ciencia dos estudos talismanicos”.
Como acontece com tods as artes o comeco desta foi tambem empirico. O estudo e a perseveranca de seus cultivadores porem fizeram-na avancar rapidamente ate chegar-se a tal grau de esplendor que nao desdenharam ocupar-se dela homens como sornelio agrippa paracelso e outros.
O uso dos talismas foi tomando um grande impulso e estendeu-se a todas as classes sociais desde a rainha catarina de medicis ate o mais humilde aldeao pois vem do inicio do mundo.
E o comercio desses objectos sagrados despertou a cobica dos especculadores qeu os imitaram para explorar a boa fe das pessoas incultas o que muito cntribui para desacreditar a ciencia talismanica. Os detratoresdesta apoiaram-se nos abusos dos charlataes para po-la em ridicul9o ate que acabou de todo esquecida.
Apesar de ter perdido o homem actual a fe nos talismas nao deixaram estes de ser menos eficientes enquanto existirem as forcas na natureza os talismas conservarao todo o seu poder e o homem observador sem prejuizo vera nele um bom amigo que o auxliara nos transes dificeis de sua vida cotidiana.
Para que melhor compreendam como actuam os talismas usaremos algumas comparacoes que facilitarao ao leitor a compreensao destes objectos magicos. Quando nos achamos em frente de uma bela flor de perfume delicado de cores vivas sentimo-nos como que posuidos de doce alegria que invade nosso ser sentimos que aumenta nossa vitalidade embora muito pouco e verdade mas de uma maneira certa. De identico modo age a influencia talismanica. Observou-se tamem uma reciprocidade de forcas bioticas entre o homem e a flor pois enquanto esta nos comunica uma sparticulas de sua vitalidade por nossa vez nos lhe transmitimos parte da nossa tanto assm que se nssa saude for perfeita mais durara em nossa mao a flor que possuirmos do que em maos de uma pessoa doente pois a pessoa sa e rica em energia enquanto a doente e carente de energergia.
E sabido que irradiacoes de uma pessoa sa agem como um bom talisma para um enfermo reanimando-o sempre.
Se uma pessoa jovem e sa fosse condenada a conviver durante algum tempo entre velhos e pessoas doentes notaria logo uma falta de vitalidade e notaria que sua juventude se perderia que suas forcas decairiam pois estando entre doentes e velhos aos poucos sua energia iria sendo sugada pelos outros.
Por isso certos magnatas e pessoas fricas da antiguidade que conheciam os efeitos salutares e beneficos dessa influenciaquando se acercavam da velhice rodeavam-se de pessoas mocas robustas e alegres com o fim de rejuvenescer-se ou ao menos retardar a decrepitude mesmo que fosse em detrimento daquela amavel juventude que o cercava. Poderemos qualificar esse procedimento de “vampirismo magnetico”.
Pois bem aqui comeca a arte de servir-se da ciencia talismanica por o que falta e anular o que sobra.
Todo ser humanmo traz em si mesmo a semente de tudo que existe por ser ele a outra parte certa da natureza. Dentro da natureza existe tudo: a saude e a felicidade a sorte e a desgraca o poder e a escravidao. Uma so forca poe a natureza em movimento manifestando-se distinta segundo o germe ou semente que desperta.
Um talisma nao e mais do que um acumulador e transmissor de uma determinada manifestacao da forca-una e quando posta em contacto com seu oposto equilibra-se. E tao forte e sua energia que chega a transforma-lo.
Muitos autores admitem o poder dos talismas mas relacionado-o com a auto-sugestao de seu possuidor creem que a fe por si opera os milagres e negam que o talisma por si so tenha algum valor. Os que tal creem nao sabem o que e a fe nao sabem nem compreendem como ela actua no intimo com a forca de cada ser humano.
A fe a firmeza a tranquilidade a forca do pesamento positivo de cada um e na realidade o que chamamos de forca-uno pois tudo isto reunido e a verdadeira fortaleza intransponivel do verdadeiro magista.
Muitos dirao qu eo oleo de ricino e uma substancia que se ingere o que e verdade mas e em si uma potencia que age por si mesma como outros agentes desconhecidos dos quais podemos apreciar os efeitos como por exemplo a aelectricidade sabemos que e real a forca atractiva de um ma que sua aplicacao age sobre o sistema nervoso e nos o percebemos imperceptiveis se fazem aos nossos sentidos corporais.
Na medida em que estas forcas se vao subutilizando mais imperceptiveis se fazem aos nossos sentidos corporais.
Mas por exactamente isso o que aconteceu com a “primeira humanidade” ao perder os sentidos superiores deixou de perceber certas forcas a que agora chamamos misteriosas que a arte talismanica concentra nos objectos a que chamamos talismas.
Todos os estudantes desta ciencia que desejam trabalhar com exito nao devem esquecer a astrologia sua aliada pois os talismas sao os agentes de maxima exaltacao astral que e quando cada astro esta no ponto culminante de sua forca.
Eis porque o talisma astrologico e o mais eficaz de todos: por ter sido construido exprssamente para uma determinada pessoa de acordo com seu horoscopo. Asism o talisma actual neutraliza os maus aspectos dos maus planetas e reforca os bons atraindo suas nao age instantaneamente mas espera o moento oportuno segundo esta dotado de inteligencia para assim agr por afinidade vibratoria associa-se ao signo ou planeta benefico e nesse senttido actua com uma persistente regularidade nas horas da sua evidencia.
A ciencia astrologica nos ensina que as influencias planetarias que reinam no istante do nasciment do ser humano marcam o caracter deste determinando sua natureza e imprimem-lhe todas as boas e mas qualidades que formarao sua personalidade o decorrer da vida de cada um.

METODO DE CONFECCIONAR OS TALISMAS

Seguiremos as instrucoes que nos da iroe o mago em seu interessante grimorio as cflaviculas de salomao.
Como ja citei no inicio dete livro tudo foi feito atraves de manuscritos e antigos livros onde procuramos juntar tudo aquilo que pudemos para fazer esta publicacao.
E como o caro leitor pode observar no decorrer desta leitura estes ensinamentos sao aplicados desde os tempos mais remotos ate os nossos dias na religiao catolica no espiritismo na umbanda no candomble no velho budismo e no propri judaismo enfim em todas as religioes crencas e seitas que levam a um so caminho DEUS pois que ele e cimo do triangulo que ilumina milhares de outros caminhos.
Aqui estao as palavras de iroe:
“devem-se fazer os talismas sempre em dias claros sem que uma so uvem escureca a diafanidade do ceu. Sua fabricacao nao deve ser feita quando o sol esta no poente pois nao trara o resultado esperado.” O tempo mais favoravel par esta operacao e pelas primeiras horas de uma manha de primavera pois sao as mais propicias as mais favoraveis.
As formas dos talismas variam conforme as virtudes que se lhes quer transmitir. Existem os triangulares os quadrados os rectangulares os pentagonais os hexagonais os octogonais e assim por diante.
Ha tambem os de formas irregulares. Os mais poderosos porem sao os de forma oval ou circular.
Todos os materiais usados em sua fabricacao sao os mais diversos sao os de forma oval ou circular.
Todos os materiais usados em sua fabricacao sao os mais diveros usam-se o marfim os ossos de certos animais madeira barro cozido os sete metas planetarios e mais comumente o pregaminho virgem que hoje e dificil de ser obtido.
Os talismas devem ser feitos pelo proprio interessado na sua confeccao. Quando isso nao e possivel deve-se encarregar outra pessoa mas que seja iniciada e conhecedora dos preceitos.
Na execucao do talisma deve ser posta a mais firme vontade a mesma intencao e os mesmos desejos da pessoa a quem o talisma se destina. E a pessoa interessada tem de presenciar ao trabalho seguindo menmtalmente todos os movimentos do magista como se ela mesma fosse o operador verdadeiro.
Durante a fabricacao do talisma ao lado esquerdo do magista cumpre queimar-se o perfume pertencente ao dia em curso.
Todos os utensilios magicos necessarios para a confeccao dos talismas em metal sao: o poncao e a bolina para os talismas em pergaminho sao necessarias a pena do pato as tints aureas celestes escrevem-se os nomes dos anjos e com tinta dos sete perfumes desenham-sse as fguras simbolicas do talisma a ser confeccionado.
Uma vez terminados o desenho e a gravacao o talisma deve receber o perfume apropriado sendo guardado em uma bolsinha de seda de cor pertecente ao planeta correspondente do seu dono.
Os perfumes planetarios sao 7 e correspondem aos sete planetas que regem os dias da semana.
O perfume do sol e queimado no domingo o da lua na segunda-feira o de marte o de mercurio na quarta o de jupiter na quinta o de venus na sexta e o de saturno no sabado.
Todos estes perfumes sao favoraveis os genios que presidem a operacao magica e afugentam os maus espiritos que procuram misturar-se no nosso servico com o fim de trazer perturbacoes.

COMO E FEITO O TALISMA DA SORTE

Este talisma esta sob a influencia de ock e da toda sorte de riquezas faz gahar dinheiro recuperar os bens perddos encontrar tesouros atrair a sorte prosperar nos negocios e triunfar em todos os actos da vida. E o maravilhoso talisma da sorte que o acompanhara sempre.
A maneira de faze-lo num domingo de primavera logo ao despertar do sol comeca-se a seguinte operacao:
Pega-se uma lamina de ouro puro de tamanho adequado.
Tracam-se sobre a lamina crculos concentricos e no intervalo entre eles escrevem-se com o poncao as seguintes palavras: fulguranti ejus et ams faciem ajus parescebat omens gentes et omens populi depois os signos cabalisicos sao gravados seguidos por uma (cruz). Por fm desenha-se a figura de ock que aparece no centro do talisma rodeada de caracteres magicos e cabalisticos.
Perfuma-se o talisma com os perfumes do sol e envolve-se depois em uma bolsinha de seda amarela podendo traze-lo sempre consigo para se poder adquirir o exito esperado.
Este talisma pode ser feito tambem em pergaminho virgem como edxplicamos a seguir: na mesma hora e nas mesmas circunstancias recorta-se um pedaco circular de pergaminho virgem valendo-se da lanceta magica. Os circulos e os signos cabalisticos fazem-se com tinta aurea as palavras que rodeiam o talisma com tinta aurea as palavras que rodeiam o talisma com tinta celeste. Em tudo mais deve-se seguir o indicado para o de metal citado anteriormente.
Todo possuidor deste talisma tem de ser bondoso e caritrativo e a sorte o acompanhara de favores ate o ultimo instante de sua vida pois sao trabalhos e experiencas seculares que tem dado exito absoluto.

SEGREDO E FORCA DOS AMULETOS PREPARADOS

Os amuletos sao objectos magicos de diversas especies de material quase sempre desconhecidos dos profanos que possuem virtudes e poderes maravilhosos ate sobrenaturais.
Existem amuletos de metal de barro de madeira de louca e ate de partes ou orgaos de certos animais ou plantas por todo este mundo.
Os amuletos nao podem ser feitos por qualquer pessoa nem com qualquer material.
Alguns amuletos nao produzem os efeitos desejados em virtude de se tratar de grosseiras imitacoes feita por pessoas incompetentes e sem escrupulos desejosa apenas de ganhar dinheiro sem trazer o beneficio necessario.
Devem ser feitos nos lugares e em epocas certas por pessoas iniciadas nas ciencias ocultas e possuidoras do poder sobrenatural aos “escolhidos”.um dos mais celebres amuletos e sem duvida “o anel de salomao” onde estava gravado o misterioso nome de deus apenas conhecido pelo rei salomao. O possuidor daquele anel dominava todos e tudo que desejasse.
Infelizmente muitssmos dos amueltos mais famosos existentes nos tempos mais remotos desapareceram mais famosos existentes nos tempos mais remotos desdpareceram com o correr dos seculos sendo totalemnte desconhecidos pela humanidade que dos seculos sendo totalmente desconhecidos pela humanidade que fcou pricvada fassim dos seus efeitos beneficos.
Felizmente para os sofredorese os infelizes restaram muitos dos amuletos que existiam em epocas remotas permitindo assim aos mortais se beneficiarem das suas propriedades e vibracoes.
Vamos relacionar diversos amuletos mencionando ao mesmo tempo as suas propriedades com relacao aos astros que lhes dao forca e poder absoluto.
AMULETOS DO SOL – o possuidor dos mesmos tem grande possibilidade de atingir altos postos na politica n sociedade no comercio e em questoes de direito.
AMUELTOS DA LUA – evitam as doencas e ao mesmo tempo preservam-nos dos perigos durante as viagens que venhamos a fazer.
AMULETOS DE MARTE – marte sempre foi o portotipo da froca do vigor e da luta. Assim s que o possuirem serao fortes resistentes vigorosos e de grande resistecia nas lutas e memo nas guerras alcancando quase sempre aquilo que desejarem.
AULETOS DE JUPITER – aqueles que possuirem esse amuleto alem de serem resistentes aos perigos sao intemeratos e quase sempre saem vitoriosos nas empresas que niciarem e nos negocios que fizeram.
AMULETOS DE SATURNO – levando consigo esse amuleto quando o possuidor tiver que ser submetido a uma operacao cirurgica ou sofrer de dores cronicas tera seus sofrimentos extraordinarimanete diminuidos tornando-o quase nsensivel as dores.
AMULETOS DE MERCURIO – sempre ste astro favoreceu aos que se dedicam ao comerco e as especulacoes que envolvem valor ou dnheiro. O possuidores terao uma memoria priviligeada e serao sempre felizes nos empreendmentos comerciais e industriais.
Cada um desses amuletos se diferencia pela cor e pelo metal que o representa sendo a seguinte a correspondencia referente a cad astro:

SOL amarelo ouro
LUA branco prata
MERCURO cinza mercurio
VENUS verde cobre
MARTE vermelho ferro
JUPTER azul celeste estanho
SATURNO preto chumbo
Um dos mais antigos amuletos e o conhecido sob a denominacao de “ABRACADABRA” gravado numa pedra simbolica que serve para se tornar imune aos sortilegios. So nao e mais antigo que o de salomao.
Uma das particularidades mais extraordinarias desse amuleto e que lido em qualquer posicao sempre aparece a palavra “abracadabra”. A outra e que em caracteres gregos cada um deles representa algarismos e lido de qualquer de um dos lados da como soma exactamente o numero 365 que sao correspondentes aos dias do ano.

GRANDE REI DOS AMULETOS

Ate o dia de hoje e conhecida a vantagem de possuir a pedra dos sete metais representada pelos plaeas ja enumerados e que possui propriedades tao extraordinarias que os seus geralmente conseguem nao somente vencer na vida como dificilmente deixam de ter grande dominio sobre os demais inclusive em questoes amorosas.
Esse maravilhoso e ao mesmo tempo misterioso amuleto e conhecido no brqasil como PEDRA DE CEVAR. Mas e necessario possuir duas pedras que sao denomnadas CASAL DAS PEDRAS DE CEVAR.
Uma das proriedades que esse amuleto possui e a da atracao ja que da mesma forma que atrai o ferro o possuidor atrai tambem as pessoa e as mentes que quer influenciar.
Quem descobriu as propriedades e a formidavel froca desse amuleto foi o grande rabino yram radiel que de acordo com ensinamentos rcebidos pelo sabio salomao conseguiu beneficiar-se ao mesmo tempo a humanidade dando as instrucoes para usar a pedra de cervar nas horas necessarias.
A explicacao mais simples para a compreensao dos nossos leitores das enormees virtudes desse amuleto e que o seu poder esta baseado na compsicao dos metais correspondentes aos astros que regem cada um sendo alamente por encerrar as propriedades beneficas de todos eles ao mesmo tempo.
Modo de usar: ha duas formas de usar a pedra de cevar:
1ª) colocando-a dentro de um saquinho de seda natural verde juntando a limalha de aco os sete graos de trigo como oferenda aos sete metais e seus respectivos planetas
2ª) num bolsa de papel impermeavel juntando tambem limalha de aco ouro em po e os sete graos de trigo.
Damos a seguir a relacao dos amuletos mais usados:

GRANDE AMULETO “DOMINATUR”

Este e o grande amuleto “DOMINATUR” ou chave dos pactos.
Smboliza a forca pois a chave abre todas as portas da ciencia da felicidade da saude do poder etc.
Suas proriedades sao tao grandes que somente num capitulo especial poderiam ser descritas aos caros leitores.
A maioria dos grandes homens sao possuidores desse amuleto magico.

AMULETO DO “DRAGAO VERMELHO”

E um dos mais misteriosos desde os tempos mais remotos.
Com ele ops seus praticantes terao grande facilidade para se enfronhar nos misterios das ciencias ocultas.

SALOMAO

E o amuleto que transmite forca aos donos.
O anel como se acha represntado na figura om a respectiva inscricao interna bem omo as externas pode ser fabricado por qualquer pessoa desde que obedeca as instrucoes que se seguem. Esta dadiva deve-se ao desejo do sabio salomao de bneficiar a todos sem guardar em segredo a fabricacao do valioso anel que leva o seu nome gravado na lingua hebraica.
De acordo com as inscricoes e manuscrits encontrados na sepultura de salomao esse anel deve ser fabricado de vouro o mais puro possivel num domingo de maio ao por do sol. No centro deve ser incrustada uma esmeralda na qual devera figurar o sol. No lado oposto do anel na parte em ouro a lua.

O anel de salomao

A seguir devem ser gravadas sobre o ouro com um buril completamente novo de aco as seguintes palavras: dahi habi habem alpha omega em caractres hebraicos.
Para que esse amuleto produza os efeitos magicos desejados devera ser colocado durante sete dias e set noites em contacto com “pedra de cevar”. No setimo da ao amanhcer deve ser tirado sendo ditas as seguintes palavras: dedico-vos senhor poderoso lpha e omega substancia e espirito de toda criacao a lembranca quotidiana da minha alma e epero a vossa divina protecao em todos os trabalhos obras e accoes e opcoes que precise executar no dia de hoje.
Seguindo a risca todas as instrucoes acima dedicando-se ao bem e evitando o mal adquirira um dominio tao grande que pessoa alguma podera lhe ngar o que desejar nem podera lhe fazer mal. O possuidor do anel de salomao tera grande inteligencia adquirindo com facildade todos os conhecimentos que desejar progredindo constantemente em todos os empreendimentos que iniciar tornando-se assim um grande magista.
Esse anel e usado no dedo do coracao da mao direita.
No manuscrito secrto de salomao costa que os mortais que nao puderem fabricar o anel de salomao consta poderao usr o SIGNO DE SALOMAO que produz os mesmos efeitos se for preparado comosegue:
pode ser de qualquer outro metal inclusive ouro ou prata mas nao pode ser de ferro ou aco.
Adquirndo em lugar que enda o SIGNO DE SALOMAO legitimo e ja preparado o possuidor o levara consigo num domingo assistindo a missa ajoelhado o tempo todo rezando as costumeiras oracos. E ao sair da igreja com o signo na mao direita fara o sinal da cruz.
Naquela mesma noite colocar o SIGNO DE SALOMAO junto a uma estrel do mar e uma figa de arruda e a meia-noite em pronto embrulhar os tres objectos num pano preto de la colocando-os embaixo do travesseiro repetindo isso durante os dias uteis daquela semana.
No domingo seguinte as 6 horas da manha queimar a estrela e a figa dizendo as seguintes palavras enquanto segura na mao o amuleto ja desembrulhado:”dabi habi habem alpha e omega espiritos do bem do poder e da saude dai-me as virtudes do bem para que possa vencer na vida e protegei-me contra o mal e que este signo de sabio salomao substitua em tudo e por tudo o anel que nao posso possuir por falta de maos terrenos. Que assm seja. Amem”.
Ditas essas palavras passar uma fita ou cordao preto de seda colocando-o no pescoco. Apos obter a graca desejad deve o SIGNO DE SALOMAO ser gurdado em lugar somente por vos conhecido e usado sempre que desejar obter novas gracas ou fizer novos pedidos quando a operacao acima deve ser repetida.

GRANDE AMULETO DAS CONSTELACOES

E um dos mais usados para conquistar a simpatia da pessoa por nos escolhida e pelos que desejam ser felizes em amor.

AMULETO CELESTE

Recomenda-se para queles que desejam felicidade nas viagens e para os condutores de veiculos.

AMULETO EXTERMINADOR

Indispensavel para os que sofrem de insonia perseguicoes e doencas nervosas. Suas virtudes sao tao extraordinarias que com esse amuleto a pessoa fica livre inclusive das perseguicoes dos inimigos tendo grande felicidade. O amuleto “exterminador” contem a cruz de caravaca e o grande signo zodiacal do escorpiao alem de circulos e sias cabalisticos contidos no mesmo.

AMULETO DO SOL

Influi na saude de seu possudor pois o sol como se sabe e o que da vida ao homem e a todos os seres vivos.
Quem o possuir gozara de grande resistencia fisica.

AMULETO DE MERCURIO

As propriedades deste amuleto sao grandes na luta contra os inimigos e para obtencao de facilidade nos negocios e em todos os mpreendimentos comerciais.

AMULETO DE MARTE

Quem possuir este amuleto dificilmente sera vencido na pratica de exercicios fisicos e esportes. Chegara a obter os primeirs lugares nas competicoes de que participar. Por isso gozara de grande preferencia do sexo oposto pois marte beneficia todos estes assuntos.

AMULETO DOMINADOR

Representa a consagracao terestre de todos os amuletos sendo dito que com ele poderemos ter dominio sobre todos os demais amuletos menos o de salomao pois e o que tem mais poder.
Entretanto ainda nao foi comprovado se realmente esse amuleto pode substituir os demais e produzir os efeitos que cada um dos outros amuletos.
Podemos entretanto garantir que o seu poder segundo os manuscritos antigos e de extraordinaria forca.

AMULETO DIVINO

Como seu nome indica so pode ser aplicado pelas pessoa que querem fazer o bem ao proximo criaturas de bondade infinita e dedicadas mas accoes celestes do que as terrenas.
E conhecido sob a denominacao de “schemaanphora”.

AMULETO DO GRANDE CIRUCLO CABALISTICO

Baseado na cruz e esse o amuleto que diminui os efeitos negativos em qualquer situacao. As iniciais JHS reprsentam o emblema da cristandade.

ESPIRITOS

ESPIRITOS DECAIDOS E SERES ASTRAS
(O QUE SAO OS ESPIRITOS)

Divergem muito as opinioes sobre o que seja espirito ou o espiritismo.
Querem muitos que o espirto seja apenas uma vibracao da mente e nada mais do que isto mas enganam-se.
Os seguidores dessa doutrina afirmam que o homem e uma alma que possui uma mente que lhe serve de instrumento de trabalho sendo o espirito apenas uma vibracao destra e da mente com o que nao concordamos.
Os que afirmam ser o homem um espirito dizem que ele possui uma alma que serve de instrumento de trabalho nos tres planos.
A alma dispoe da mente como sua auxiliar imediata.
Se a mente domina a alma temos o homem fraco involuido.
Assim tendem os ensinamentos das diversas escolas espiritualistas a dar forca ao espirito de modo a que ele possa dominar a alma e consequentemente a mente de ode lhe advem todo o poder e saber.
O espirito dotado de corpo fisico paralisa a vida no planeta terra onde vem espiar suas culpas pagar as suas dividas e evoluir ate que liberto das fraquezas e imperfeicoes ja capaz de viver sem cometer erros deixa de voltar a este planeta porque tera atingido a perfeicao sendo entao encminhando aos plaos mais elevados.
Podera sim voltar a rterra em missao especial como aconteceu a cristo buda krisna e muitos outros que passarm para a historia das religioes e do misticismo pelos seus grandes feitos alem de terem disseminado ensinamentos capazes de elevar o homem espiritual e moralmente.
Assim sendo nada mais somos do que simples espiritos isto e dotados de um corpo fisico que nos serve de meio de expressao e de trabalhov no mundo material onde vivemos.
Morto o corpo fisico voltamos ao nosso estado original isto e voltamos para os planos invisiveis da natureza onde teremos um periodo de repuso cuja duracao e variavel tambem de acordo com as “licoes” que tivermos praticado ou o mal que tenhamos infligido aos outros.
Uma das leis mais importantes da natureza e a do movimento.
A natureza esta em constante movimento. Tudo na natureza move sem cessar multiplicando sempre.
Assim e constante a vinda de espiritos ao planeta terra onde recebem um corpo fisico. Diariamente tambem inumeros espritos abandonam o corpo fisico cumprindo os designios da natureza para voltarem ao plano invisivel porque terminaram sua missao na terra durante aquela jornada. E assim prossegue esse ritmo admiravel constantemente.
Ate aqui temo-nos referido exclusivamente a natureza nao mencionando o nome de deus pois infelizmente muitos negam sua existencia chegando ao absurdo de substitui-lo por “natureza”.
A natureza nao pode ser deus e deus nao pode ser a natureza:
Esta e apenas o nstrumento por meio do qual deus se manifesta.
Ele e um ser superior e tao sublme que nao deve ser invocado em qualquer circunstancia a nao ser quando alguem se dirige directamente a ele para fazer algum pedido muito justo e muito honesto.
Apeguemo-nos entretanto a natureza que e seu instrumento de expressao seu instrumento de trabalho. E um verdadeiro sacrilegio invocar o nome de deus para justificar faltas que devemos atribuir a nos mesmos.
Cometem crime ignominioso sem qualquer qualificacao diante das les humanas ou da natureza certos individuos completamente destituidos de preparo espiritual sem a menor parcela de consciencia moral que se dizem espiritas para poder se aproximar dos incautos geralmete pessoa honestas e de boa fe e assm os apunhalarem miseravelmente pelas costas como costumam gir os traidores e covardes ou quando circunstancias especiais as colocaram em situacao de fraqueza de modo a nao poderem se defender sequer.
Esses individuos se assemelham aos caes traicoeiros e raivosos e com a lei do retorno reencarnarao muitas vezes ate que saldem suas dividas.
Alertamos nossos leitores contra os individuos dessa laia pois so prejudicam a humanidade. Costumam usar “chapas” com que impressionaram as suas futuras vitimas...
Principais chapas usadas por esses individuos:
“minha felicidade consiste apenas na felicidade dos outros”.
Assim querem dar a entender que sao completamente desprendidos nao tem interesses materiais e que seu iteresse esta todo em servir ao proximo.
Certo individuo costumava dizer que tinha especial interesse em “aproximar algumas almas de deus” mas para isso costumava arrastar os corpos pela sarjeta fazendo a mulher separar-se do marido utilizando-se da sugestao.
Ninguem tem o poder de aproximar as almas de deus. Cada pessoa deve procurar-se se aproximar de deus pela pratica honesta do bem da honestidade do trabalho e dfa humildade.
Nao chegaremos evidentemente ao absurdo de insinuar que todas as pessoas aparentemente boas sejam canalhas como os tais individuos que se intitulam como “espiritas” emissarios de deus e coisas parecidas visando burlar a boa fe dos incautos.
Cada um deve procurar deus dentro de si mesmo.
Podemos e devemos aceitar o auxilo daqueles que estao mais adiantados que sabem mais do que nos desde que tenhamos a certeza de que sao realmente pessoas honestas capazes de dar o que tem com boa vontade sem causar prejuizos de ordem moral ou material.
Muitas pessoas agem de boa fe ensinam o que sabem aconselhando de modo sincero e honesto. Porem nao nos devemos egoistas e desmoralizam os verdadeiros espiritos honestos que trabalham sinceramente.
O que for vitima de uma traicao praticada por um falso espirita geralmente ficara com certa prevencao contra todos os outros espiritos e mesmo contra a doutrina espirita. Mas a doutrina nao e culpada pela sua aplicacao para fins indignos. Tambem ninguem e responsavel pelos actos de maus espiritas.
Os espiritos que partem da terra cumprindo os designios da natureza nao ficam completamente alheios ao que se passa na terra. Eles procuram se aproxmar dos homens auxiliando-os ou prejudicand-os segundo a sua indole.
Uns espiritos prejudicam os homens inconscientemente pela irradiacao natural dos seus fluidos . sao espiritos que cometeram faltas graves contra os homens quando estiveram na terra e nao encontram a paz.
Muitas veze suas faltas sao grave que nao encontram a simpatia e o amaparo dos seus superiores e outro modo pelo qual a natureza castiga os maus.
Perguntarei o leitor:”devemos afastar os espiritos?”
Responderemos afirmativamente pois muitos espiritos sao naturalmetnte maus se comprazem em fazer o mal em causar sofrimento aos seus semelhantes. Nao se contentando com as lutas que criam nos planos invisiveis onde se encontram estendem suas actividades maleficas ao plano terreno prejudicando os espiritos encarnados. Esses espirtos devem ser afastados existindo diversos meios para isso.
No original encontrado por alibek estava completamente desaparecida a parte relativa ao afastamento dos espiritos.
Mas numa outra parte mais adiantada foram encontrados os seguintes conselhos visado a afastar os espiritos:
“o sofrimento e condicao de todos aqueles que ainda nao atingiram conselhos visando a afastar os espiritos:
“o sofrimento e condicao de todos aqueles que ainda nao atingiram o verdadeiro saber pois so o verdadeiro saber pode anular o sofrimento.
“tudo o que existe na natureza foi criado por um unico ser deus porque ele e o grande rei ele e o grande arquitecto.
“e tudo o que existe nos diversos planos da natureza tem seus correspondentes em outros planos.”
“na terra existem os corrrespondentes de todos os outros planos”.
“quase todas as coisas que existem na terra tem seus correspondentes materiais que tem o caracter de simbolos.”
“a palavra e o simbolo do pensamento da vontade e do desejo.”
“a cruz e o simbolo do sofrimento.”
“se bom para com todos. Mas se alguem quiser ser mau para contigo desde que nao exista uma razao para essa maldade entao se mau para com esse alguem.”
“guarda-te porem de ser mau par com aquela a quem deves.”
“a maldade praticada contra ti por um credor moral ou material nada mais e do que a cobranca e o pagamento da divida que contraiste. Submete-se de bom grado ao sofrimento que ele te infligir. Assim estara paga sua divida.”
“se porem nada deves nao aceita a maldade dos outros espirtos encarnados ou desencarnados.”
“rechaca energicamnete essa maldade.”
“quando um espirito desencarnado quiser te atacar castiga-o. Para isso aplica contra ele o simbolo do sofrimento pois assim o sofrimento que ele tiver tentado contra ti voltara para ele sem que nada sofras.
“eis porque deves usar a cruz – simblo de sofrimento.”
“mas nao penses na cruz para nao atraires para ti o sofrimento.”
“castiga os espirtos maus usando um dos seguintes meios:
“quando os mercadores forem ao coracao do continente negro pede-lhes que te tragam uma porcao de guine e outra de arruda sufciente para fazeres duas cruzes.”
“quando o sol tiver dado lugar a lua corta um pedaco da madeira da guine separa-a em dois pedacos. Em cada pedaco prepara uma pequena mao.”
“quando a lua e o sol estiverem correndo juntos estando o ceu dominado pelo sol junta as duas maos de madeira da guine de modo a formarem uma cruz.”
“njo proxmo domingo uma hora antes de nascer o sol pendura a cruz assim preparada ao teu pescoco. Com ela castigaras e afastaras os espiritos maus que ainda nao tenham grande poder sobre ti.”
“se porem o espirito mau tiver dominado a ti de modo que nao te possas furtar ao seu dominio entao em vez da cruz acima descrita prepara uma outra de modo que uma mao seja de madeira de guine e a outra da planta denominada arruda.”
“assim afstaras de ti e ficaras livre dos espiritos maus que quiserem levar-te para o caminho do mal.”
“entretanto quando usares os instrumentos acima contra os espiritos teus inimigos guarda-te de praticar o acto carnal estando esse instrumentos pendurados ao pescoco. Retira-os primeiro. Coloque-os depois.”
Sao estes os conselhos que alibeckl encontrou no celebre manuscrito para nos livrarmos dos maus espiritos e castiga-los ao mesmo tempo tirando-lhes toda forca que porventura tenham sobre nos.
Muitas pessoas tem-se deitado a invocacao dos espritos. Ficam assim em contacto mais intimo com eles e ao podendo domina-los sao dominados pr eles trando-se seus joguetes seus escravos. A invocacao dos espiritos processada nas sessoes espiritas constitui uma pratica perigosa. Por isso deve ser levada a efeito em condcoes muito favoraveis sendo essencia que se trate de uma “sessao” realizada por pessoas de moralidade elevada animadas por propositos honestos.

OS SERES ASTRAIS

Alem dos espiritos que povoam o espaco e procuram impor sofrimentos a humanidade ou ao menos contrariar os seus propositos existem ainda os seres astrais nao menos perniciosos do que os espiritos decaidos.
A semelhaca do que ocorre com os espiritos os seres astrais tambem auxiliam ou hostilizam os sers humanos causando-lhes os mais variados sofrimentos ou ao menos contrriando seus propositos durante a vida e as vezes ate apos a morte.
A harmonia com os seres astrais atrai seu beneplacito ou ao menos neutraliza suas hostilidades.
O desconhecimento desses fenomenos naturais leva o homem a atribuir os seus fracassos e insucessos quase ivariavelemente aos espiritos porem muitas vezes eles sao obrigados pelos seres astrais superiores chamados na umbanda de orixas.
Entretanto sao imunes ou quase imunes aqueles que cohecem as leis naturais e sabem viver de acoordo com elas respeitando os preceitos de cada ser.
Os seres astrais estao divididos em quatro grandes classes correspondentes aos quatro elementos que constituem a ntureza:
Ar agua terra e o fogo sendo chamados de elementais.
O ar e habitado pelos silfos a agua pelas ondinas a terra pelos gnomos e o fogo pelas salamandras.
Sa as seguintes as fases da lua:
Silfos – quarto crescente
Ondnas – lua nova
Salamandras – lua cehia
Cnomos – quarto minguante
A seguir daremos as oracoes destinadas a colocar a pessoa em relacao harmoniosa com estes seres que devem ser feitas na fase da lua correspondente ao elementar.
Pessoa que atribuir a esses seres infelicidades e insucessos fara uma dessas oracoes durante algum tempo e procurara observar o resultado.
Se este for negativo passra a fazer as demais sucessivamente uma de cada vez durante um certo periodo de tempo que podera ser de 7 14 ou 21 dias consecutivos.
A oracao que produzir resultados favoraveis e a que deve ser feita continuamete.
Se surgirem efeitos maus ou de natureza diferente da desejada devera ser suspensa a oracao por sete dias sendo recomecada outra oracao.

ORACAO DOS SILFOS

(vivem e dominam no ar e estao sob o dominio da lua quarto crescente).
“espirito de luz espirito de sabedoria cujo alento da e toma a forma de todas as coisas tu perante o qual a vida de todos os seres e uma sombra que muda e um vapor que passa tu que sobes ate as nuvens e que andas sobre os ventos tu que respiras e habitas os espacos sem fim movendo-te sem cessar na estabillidade eterna es eternamente bendito. Nos te luvamos e bendizemos e aspiramos continuamente tua luz imutavel e imperecivel. Deixa penetrar ate nos o raio da tua inteligencia e o calor do teu amor entao o que e movel sera fixo a sombra sera um corpo o espirto do ar sera uma alma o sonho sera um pensamento e nos ja nao seremos levados pela tempestade seguraremos as redeas dos cavalos alados do amanha e dirigiremos as corridas dos ventos da noite para voar a tua presenca. O espiritos dos espiritos! O alma trena das almas^! O alento imperecivel da vida op suspiro vencedor o boca que aspira e respira a existencia de todos os seres no fluxo e refluxo da tua palavra eterna que e o oceano divio do movimento e da vontade! Amem.”

ORACAO DAS ONDINAS

(vivem e dominam na agua e estao sob o dominio da lua nova).
“rei terrivel do mar. Tu que tens as chaves das cataratas do ceu e que encerras as aguas subterraneas nas caveras da terra rei do diluvio e das chuvas da primavera tu que mandas na humanidade que es como o sangue da terra es adorada por nos que te invocamos. A nos tuas moveis e voluveis criaturas fala-nos das grandes comocoes do mar e tremeremos fala-nos tambem dos murmurios das aguas limpidas e desejaremos teu amor. Oh imensidade na qual se vao perder as correntes do ser que sempre reasce em ti! Oh oceano de perfeicoes infinitas! Altura que tu contemplas na imensidade profundeza que tu exalas nas alturas conduze-nos a imortalidade pelo sacrificio para que sejamos dignos de oferecer-te um dia a agua o sangue e as lagrimas para o perdao dos erros. Aem.”

ORACAO AS SALAMANDRAS

(vivem e dominam no fogo e estao sob o dominio da lua cheia).
Imoral eterno inefavel e incriado pai de todas as coisas que es levado sobre o eixo dos mundos que sempre se movem dominacao das imensidades terreas onde esta levantando o trono do teu poder do qual teus olhos sem par tudo veem e teus ouvidos belos e santos tudo escutam: ouve teus filhos a quem amaste desde o nascimento dos seculos. Tua morada grande e eterna majestade resplandece por cima do mundo do ceu e das estrelas. Tu estas elevado sobre estas. O fogo citilante! Ali tu mesma te iluminas com o proprio resplendor que sai de tua esencia dos arroios de luz que nutre todas as coisas e esta sempre disposto para a geracao que os trabalha e que se apropria das formas de que tu impregnaste desde o principio. Deste espirito tiraram sua origem reis e muitos santos que stao em redor de ti e que compoem tua corte. O pai universal! O pais dos bem-aventurados mortais e imortais! Tu criaste potencias maravilhosas semelhante ao teu eterno pensamento e a tua essencia adoravel. Tu os estabelecestes superiores aos anjos que anunciam ao mundo a tua vontade. Enfm tu os criaste no terceiro grau do imperio elementar. Ali nosso exercicio continuo e adorar seus desejos. La nos nos consumimos sem cessar aspirando a tua posse. O model admiravel da maternidade e do puro amor! O filho! A flor dos filhos! O forma de todas as formas alma espirito harmonia nome de todas as coisas. Aeme.”

ORACAO DOS GNOMOS

(vivem na terra e estao sob o dominio da lua quarto minguante ).
“rei invisivel que tomaste a terra para apoio e que cruzas os abismos para enche-los de teu poder: tu cujo nome faz tremer o mundo tu que fazes correr os sete metais nas veias da pedra monarca das sete luzes remunerador dos operarios subterraneos conduze-nos ao ar desejavel e ao reino da luz. Nos vigiamos e trabalhamos sem descanso nos buscamos pelas doze pedras da cidade santa pelos talismas pelo buraco pelas doze pedras da cidade santa pelos talismas pelo buraco que atravessa o centro do mundo senhor senhor! Tem compaixao dos que sofrem alarga nossos peitos levanta nossas cabecas engrandece-nos o estabilidade e movimento! O dia e noite! O obscuridade velada de luz! O mestre que jamais retem o salario de seus trabalhadores! O brancura argentia! O esplendor dourado! O coroa de diamantes vivas e melodiosas! Tu que levas o ceu em teu dedo como um anel de safiras tu que levas o ceu em teu dedo como um anel de safiras tru que ocultas embaixo da terra no reino das pdrarias a essencia maravilhosa das estrelas vive reina e se o eterno dispensador das riquezas de que nos tem feito guardas. Amem.”
Essas invocacoes dos elementais devem ser feitas sempre estando operador no centro do circulo magico.
Geralmente elas tem a finalidade de faze-los aparecer ou manifetarem sua presenca.
Qaundo isso acontecer o operador deve pedir o que desejar e em seguida despedir o elemental.
Nao deve sair do circulo magico antes que o elemental se tenha retirado.
Para faze-lo reitrar-se prontamente e com seguranca o operador deve se prevenir do seguinte modo: ao penetrar no circulo magico coloque um braseiro dentro do mesmo e tambem uma porcao da eerva cotraria ao elemtal que vai invocar. Feita a ivocacao e depois que ele tiver se manifestado e o operador o tiver despedido colocara a erva no braseiro e esperara ate que seja completamente consumida pelo fogo.
Sao as seguintes as ervas que devem ser usadas. Daremos primeiramente o nome do elemental e em seguida o da erva que deve ser queimada para faze-lo desaparecer.
Invocando as ondinas despeca-as queimando acafrao.
Invocando os gnomos despeca-os queimando aloes.
Invocando as salamandras despeca-as queimando enxofre.
Invocando os silfos despeca-os queimando heleboro.
Termiando defumar o local com almiscar.


EVOCACAO DE ESPIRITOS

numa sala tranquila e meio escura onde nao cheguem os ruidos urbanos reunir umas cinco pessoas amigas entre si honestas e que nao estejam com o sistema nervoso alterado. devem estar interessadas na experiencia ser serias e nao ter intuito de brincadeira durante o trabalho.
sentar em torno da mesa que deve ser de preferencia redonda com um pe so preferencialmente do tipo chamado “pe de galo”.
as pessoas apoiam so as pontas dos dedos na borda da mesa sem fazer muita forca. nao devem estar muito proximas da mesa e sim afastadas na extensao do braco.
uma das pessoas faz a seguinte prece que deve ser repetida pelos demais presentes:
“ a um espirito bondoso pedimos em nome de deus todo poderoso a graca de comunicar-se conosco por meio de uma pancada nesta mesa ou por meio da movimentacao dela”.
quando se deseja a vinda de determinado espirito e nao de qualquer um deve-se mencionar o nome que ele em vida teve e em vez de se dizer “espirito bondoso” dizer:”ao espirito de fulano” (dizer o nome da pessoa).
acabada a prece esperar com toda compenetracao e em completo silencio que se manifeste o espirito evocado. se todavia passados vinte minutos nao se ouvir ruido e porque nenhum dos presentes e medium ou entao porque alguem que ali esta tem intuito malevolo. há ainda a hipotese de que nao haja bastante compenetracao de todos para que se realize o pedido.
para evitar enganos o medium (ou a pessoa que dirige a sessao) deve estabelecer o modo como o espirito devera dar sinal de que já esta presente. por exemplo uma batida na mesa no tecto ou na parede significara”sim” duas batidas quererao dizer “nao” tres valerao por “com certeza” e assim por diante.
quando o dirigente da sessao perceber que o espirito já esta presente fara a seguinte indagacao:
“podes conceder-nos a graca de uma comunicacao conosco?”
se o que se convidou foi um determinado espirito (e nao qualquer um) e necessario esclarecer este ponto.
faz-se entao a seguinte pergunta:
-e fulano?
confirmado isto com uma pancada na mesa passa-se a realizacao dos trabalhos propriamente ditos. se nao se sabe qal dos presentes e medium pergunta-se ao espirito:
-“queres conceder-nos a graca de dizer quem dentre nos e medium?”
uma pancada na mesa e a resposta afirmativa do espirito.
para identificar o dirigente da sessao deve comecar a dizer os nomes um a um pausadamente. se for ouvida uma pancada no momento um a um pausadamente. se for ouvida uma pancada no momneto em que algum dos nomes for dito esta e a pessoa mediunica indicada pelo espirito e por meio dela se farao as comunicacoes dai em diante. mas e bom sempre indagar ao espirito:
-podes conceder-nos a graca de uma comunicacao conosco atraves deste medium?
as respostas do espirito (“sim”,”nao”,”talvez” etc.) podem ser dadas atraves de batidas na mesa ou tambem atraves de movimentos de mesa. assim por exemplo um movimento para a direita significara “sim” um para a esquerda significara “nao” etc.
há ocasioes em que o espirito demonstra simpatia por determinada pessoa que esteja ali presente e nesse caso a mesa pode inclinar-se para ela ou as pancadas podem ser dadas na direcao em que esteja sentada esta pessoa.
por outro lado pode ocorrer que o espirito nao goste de uma das pessoas presentes e nessecaso dara pancadas fortes na direcao dessa pessoa ou inclinara a mesa para ela de modo violento. já foram registrados casos de se quebrarem mesas com a violencia dos movimentos que lhe dao os espiritos quando nao gostam de um dos presentes.
quando acontece isto e bom retirar da mesa e da sala a pessoa que esta causando a irregularidade.
alem das batidas na mesa para indicar “sim” “nao” “talvez etc. há outras maneiras de comunicacao com os espiritos. uma delas e a designacao das letras do alfabeto por meio de pancadas na mesa: uma pancada significa A duas pancadas B tres C assim por diante. acada batida ou grupo de batidas corresponde uma letra e uma das pessoas ali presente devera escrever num papel as letras correspondentes ate que formem palavras e frases. uma pequena interrupcao nas batidas significara separacao de palavras e uma batida especial representa o fim da comunicacao.
esta forma de comunicacao tem a desvantagem de ser lenta.
há outras que sao mais rapidas como por exemplo aquela em que se utiliza a chamada “mesa leitora”. trata-se de um instrumento facil de fazer e do qual damos a seguir a descricao.
toma-se uma pequena mesa redonda de trinta a quarenta centimetros de diametro que tenha um pe único no centro construida de tal modo que possa girar sobre si mesma. para isso abre-se um furo vertical no pe no qual e introduzida uma haste que devera ser firmemmente cravadas no eixo. nessa haste e fixado um ponteiro feito de madeira ou de arame.
nas bordas da mesa desenham-se as letras do alfabeto os algarismos de um a zero e as palavras “sim” e “nao”. dessa forma quando se gira a mesa sobre si mesma o ponteiro ( que esta firmemente pregado no eixo ou pe da mesa) estara sempre apontando para determinado algarismo ou letra ou para os vocabulos “sim” ou “nao”.
obtida a “mesa leitora” (que podera ser fabricada por marceneiro profissional sob a orientacao dos interessados) os trabalhos devem ser feitos em local silencioso onde nao cheguem os barulhos da rua.
as pessoas interessadas sentam-se conforme descrito no inicio deste capitulo em volta da mesa e o medium evoca o espirito enquanto poe a mao sobre a borda da mesa sem fazer muita pressao e sob a influnecia do espirito vai fazendo girar. o ponteiro estara sempre apontando para algum sinal e quando o medium fizer ligeira parada uma das pessoas presentes escrevera qual foi o sinal apontado (letra algarismo etc). a proporcao que o medium continuar a girar amesa a pessoa designada vai anotando as letras ou sinais ate que formem palavras e frases. atraves deste sistema se recebem as mensagens que o espirito queira transmitir.
pode-se ainda trabalhar sem a mesa leitora e apenas com o auxilio de uma folha de cartolina colocada sobre a mesa comum.
escrevem-se na cartolina as letras do alfabeto e os algarismos de um a zero mais as palavras “sim” e “nao”. evocando o espirito uma das pessoas presentes vai apontando para as letras ou algarismos ate que se ouca uma pancada na mesa. ao ouvir a pancada uma outra pessoa toma nota da letra ou sinal para onde o dedo estiver apontando.
assim vao-se formando as palavras e as frases da mensagem que o espirito deseja transmitir.
existe ainda o processo do copo emborcado o qual e apenas uma variedade dos demais processos e consiste no seguinte: na superficie lisa da mesa poe-se um copo emborcado. nas bordas da mesa colocam-se pedacos de cartolina com as letras do alfabeto e as palavras “sim” e “nao”. tres ou quatro pessoas colocam o dedo indicador no fundo do copo e este comeca a movimentar-se na direccao de cada letra. o copo funciona como ponteiro. no mais a sessao deve prosseguir como a sessao com a mesa leitora.

A ESCRITA MEDIUNICA SEGUNDO SAO CIPRIANO

no caso da escrita mediunica o medium segura levemente um lapis e escreve directamente no papel aquilo que o espirito quer transmitir.
a palavra medium e latina e significa meio. o medium e portanto o meio (o instrumento) de que se serve o espirito para escrever aquilo que deseja comunicar.
o medium nao participa da mensagem: fica passivamente segurando o lapis com que o espirito escreve. ele apenas empresta sua forca fisica tal como as maquinas electricas de escrever emprestam energia para que o datilografo trabalhe mais rapidamente sem muito esforco.
esta maneira de comunicacao e muito rapida mas sao raros os casos de mediuns capazes de receber mensagens desse tipo.
há alguns mediuns que escrevem as palavras invertidas isto e de tras para frente. e as letras saem tambem invertidas. esta e a chamada escrita do espelho porque quando posta diante dum espelho e facilmente lida pois o que esta invertido no papel aparece normal no espelho.
cada um de nos pode saber se tem ou nao qualidades mediunicas para a comunicacao escrita: basta que tenhamos fe que nos concentremos elevemos uma prece e facamos a evocacao.
tomar umas folhas de papel fazer a concentracao edepois de ter elevado uma prece e feito uma evocacao esperar durante uns dez a quinze minutos com a ponta do lapis encostada no papel.
e importante estar sozinho no recinto tendo acerteza de que ninguem importunara durante pelo menos meia-hora.
orar um padre-nosso e fazer a evocacao seguinte:
“em nome de deus todo poderoso e em nome do meu querido anjo da guarda rogo a um espirito bom(ou entao:”rogo ao espirito de fulano…”se houver intencao de evocar determinado espirito e nao qualquer um) que me conceda a graca de se comunicar atraves deste lapis e deste papel”.
se for tudo feito com sinceridade e a pessoa tiver o dom de receber mensagens desse tipo sentira que a mao comecara a manejar o lapis e a escrever palavras que nao sao pensadas. a letra sera diferente e as ideias serao independentes. ate a mao parece que nao e da propria pessoa que sente como se uma forca invisivel estivesse conduzindo o braco e formando as letras no papel.
e possivel que as palavras nao sejam legiveis nas primeiras experiencias e que em vez de letras surjam riscos extravagantes no papel. isto nbao deve desanimar o estudioso e sim estimula-lo a que volte a fazer a mesma experiencia. com a pratica tudo se acomoda.
há todavia pessoas que nao tem qualidades mediunicas realmente e nesse caso nao adiantara insistir. se a experiencia for feita com toda a seriedade por uns quinze dias seguidos sem resultados satisfatorios e provavel que a pessoa nao possua qualidades mediunicas.
acontece tambem as vezes que o espirito e de um estrangeiro e que as palavras escritas nao sejam entendidas. nesse caso o seguinte ponto deve ser esclarecido.
-em nome de deus todo poderoso responda:” es bom espirito e queres conceder-me a graca de comunicar-se comigo?”
quase sempre surge no papel a palavra”sim” mas há casos em que em vez daquele adverbio comecam a surgir tracos e riscos sem qualquer sentido. nesse caso e provavel estar diante de um espirito zombeteiro que nao deseja colaborar e sim divertir-se. e claro que nao adianta insistir devendo ser feita invocacao pedindo aos bons espiritos que afastem aquele.
uma vez confirmada a presenca de um espirito de boa indole desejoso de colaborar convosco podem ser-lhe feitas as perguntas que nao devem ter caracter jocoso nem critico.
as indagacoes devem ser a respeito de assuntos elevados e serios. nunca deve-se tentar saber particularidades da vida alheia nem tampouco tentar obter o resultado antecipado das loterias.

se coisas mesquinhas forem perguntadas o espirito afastara permitindo que outros de mentalidade zombeteira se aproximem.
em outras palavras a comunicacao com os espiritos so deve ser feita com objectivos humanitarios e nobres.




EXORCISMOS

EXORCISMOS DO AR

“spiritus dei ferebatur super aquas et inspiravit in facien hominis spiraculus vitae. Sit michael dux meus et sabtabiel servus meus in luce et per lucem. Fait verbum halitus meus et imperabo spiritus aeris hujus et refrenabo equos solis voluntade cordis meis et cogitatione mentis mede et mutu oculi dextri.
“exorcio igitur te creatura aeris per pentagrammaton et n nomine tetragrammaton in quibus sunt voluntas firma et fides recta.
Amen. Selah. Fiat.”

F EXORCISMO PARA LIVRAR A CASA DAS TENTACOERS DE ESPIRITOS

“eu vos conjuro espirito rebelde hbitante e arruinador desta casa para que sem demora nem pretexto algum desaparecais daqui dissolvendo todo maleficio que vos ou vossos ajudantes tenhais feito por mm eu o dissolvo contando com a ajuda de deus e dos espiritos de luz adonay e jehovah. Eu vos ligo ao formal preceito de obediecia fim de que nao +possais permanecer nem voltar nem enviar outros para pertubar esta casa sob pena de serdes queimado eternamente com fogo de pezx e enxofre derretido”.
Em seguida benzer a casa com agua benta fazendo cruzes em direccao as paredes com uma faca de ponta nova e de cabo branco dizendo:
“eu te exorcizo criatura casa para que sejas livbre dos espiritos tentadores que aqui vierqam morar”.

EXORCISMOS CONTRA CORISCOS E FURACOES

“eu vos cnjuro nuvens furacoes granizos coriscos e tormentas pelo nome do grande deus vivo de eloim jehovah e mitraton para que sejas dissolvidos como o sal na agua e vos retireis para as selvas inabitadas e barrancos icultos sem causar dano nem estrato algum”.
dito isto tomar uma faca de ponta de cabo brqanco e com ela fazer quatro cruzes no ar como quem deseja cortar de cima para baixo e da esquerda a direita.
Tanto a conjuracao como as cruzes devem repetir-se a direccao dos quatro pontos cardeais..

ANTASMAS OU ALMAS QUE APARECEM BUSCANDO PRECES QUE AS PURIFIQUEM DAS FALTAS COMETIDAS

fantasmas sao espiritos que aparecem a certos individuos fracos e crentes e que vem do mundo das almas.
aparecem so aos crentes atraves de seres espiritualizados e nao aos incredulos porque com eles nada aproveitam pelo contrario so recebem pragas.
dobram-se os tormentos daqueles que so escarneceram dos servos do senhor que vem a este mundo buscar alivio.
e importante cultivar bons amigos par que no dia do juizo eles roguem por nos ao criador.
quando uma pessoa se deparar com uma visao nao deve esconjura-la e sim recorrer a oracao que neste livro aparece sob o titulo de oracao pelos espiritos de luz.
orai orai por esses desgracados espiritos e invocai-os em todas as vossas oracoes.
feliz a criatur que e perseguida pelos espiritos porque com certeza e uma pessoa boa. se os espirtos a perseguem e ara ela ore ao senhor por eles ja que e digna de ser ouvida pelo criador.
o exorcismo tambem e uma reza um certo tipo de oracao. e a missa nao deixa de ser um exorcismo realizado pelos padres.

EXORCISMO PARA EXPULSAR O DIABO DO CORPO

Este exorcismo foi encontrado num livro muito antigo escrito por frei bento do rosario religioso descalco: “eu te renego anjo mau que pretendes introduzir-te em mim e perverter-me. Pelo poder da cruz de cristo pelo poder das suas divinas chagas eu te esconjuro maldito para que nao possas tentar a minha alma sossegada! Amem”
(normalmente este exorcismo e repetido tres vezes enquanto e feito o sinal da cruz sobre o peito.)

EXORCISMO PARA ACOMPANHAR OS ENFERMOS NA HORA DA MORTE

Este exorcismo e tao eficaz diz s. Cipriano que nenhuma alma se perde quando eta oracao e dita com devocao e fe em jesus cristo.
Diz s. Cirpiano que e de tanta virtude esta oracao que de todos os enfermos a quem lia tirava um cabelo da cabeca e o lancava dentro de um vidro de agua para com esta agua lavar as chagas dos doentes cujas molestias eram incuraveis pela medicina lancando-lhe uma gota e dizendo: - eu cipriano te curo em nome do padre do filho e do espirito santo. amem.

A ORACAO

Jesus meu redentor em vossas maos senhor encomendo a alma deste servo para que vos salvador do mundo a leveis para o ceu na companhia dos anjos.
Jesus jesus jesus recebei a alma deste vosso servo.
Misericordia! Defendei-me do inimigo e ampara-me com vossa intercessao para que eu seja livre do perigo dos inimigos e das tentacoes.
Jesus jesus jesus recebei a alma desse vosso servo (fulano) olhai-o com olhos de compaixao abri-lhe esses bracos amparai-o senhor com a vossa misericordia pois e feitura de vossas maos e a alma imagem vossa.
Jesus jesus jesus! De vos meu deus lhe ha de vir ate o remedio: nao lhe negueis a vossa graca nesta hora pois eu (fulano) vos chamo o deus poderoso para que venhas sem demora receber esta alma nos vossos santissimos bracos. Vinde em meu socorro assim como vieste em socorro de cipriano quando andava em batalha com lucifer.
Jesus jesus jesus! Creio senhor firmemente em tudo quanto manda crer a igreja catolica apostolica romana. Fortalecei pois a alma deste vosso servo (fulano). Vinde jesus jesus o vida verdadeira de todas as almas. Livrai-o senhor de seus inimigos. Como medico soberano curai todas as suas enfermidades purificai-os meu jesus com o vosso precioso sangue pois prostrado a vossos pes fico calmo pela vossa misericordia.
Jesus jesus jesus o maria santissima mae de nosso senhor agora senhora: e tempo de mostrar que ois mae sua e de todos nos. Socorrei-o nesta tao arriscada hora pois em vossas maos temos posto o importante negocio da nossa salvacao.
Tirai-o deste conflito e agonia em que se ve pondo-lhe a sua alma na presenca de vosso amado filho.
Jesus salvai-a jesus socorrei-a jesus amparai-a o meu deus meu senhor tende compaixao de todos nos livrai-nos de todas as coisas. Assim como o certo deseja as fontes d’agua vos deseja minha meus ouvidos de vossa sagrada boca aquelas palavras: - “entra e vem alma minha ao gozo do teu senhor”!
Jesus jesus jesus em vossas maos deus meus ofereco e ponho o meu espirito que justo e que torne a vos o que de vos recebi sede pois por vossa alma justo e salvai-a das trevas.
Defendei-a senhor de todos os combates para eternamente va cantar no ceu vossas infintas misericordias.
Misericordia dulcissimo jesus misericordia amabilissimo jesus misericordia e perdao para todos os vossos filhos pelos quais sofrestes na cruzx! E pois justo que nos salvemos. Amem.


HIPNOTISMO

HIPNOTISMO

O hipnotismo e materia cientifica mais do que provada utilizada por medicos e cientistas em todo o mundo civilizado.
Quem desejar utilizar-se do hipnotismo deve acreditar nele com toda a sinceridade. Quem nao acredita numa coisa nao pode nem deve usa-la.
O hipnotizador deve passar calma serenidade estabilidade e tranquilidade. Deve evitar reacoes impensadas violentas ou impulsivas. Enfim e necessario que o hipnotizador mantenha-se impertubavel em qualquer circunstancia pois mostrando-se nervoso ou irritado nao passara uma energia positiva e de confianca para as pessoas a sua volta.
Se necessario convem ate estudar-se diante de um especlho para ver a postura que mais inspira confianca. Uma pessoa de aparencia tranquila gesos comedidos e andar seguro tem mais possibilidades de impressionar clientes do que outra de andar saltitante gesticulacao desgovernada e aparencia nervosa. Acentuando bem esta aparencia exerna e ate mesmo exagerando-a conseguira o hipnotizador causar forte impressao nas pessoas a sua volta.
Alem de tudo e importante que o hipnotizador tenha uma atitude sempre alerta usando uma linguagem simples clara e concisa sem floreios numa voz grave roupa limpa e elegante – tudo isso contribui para bons resultados.
Ha individuos que tem uma maneira convincente e tranquilizadora de falar: isto pode ser usado com vantagem na aplicacao do hipnotismo. Alguns desses individuos sao hipnotizadores sem o saberem e serao capazes de convencer qualquer pessoa pelo seu pensamento ou suas palavras. Ja esta provado inclusive casos de hipnose e atraves da gravacao de mensagens.
Nao esquecer portanto:
1) de cultivar uma maneira de falar convincente grave segura.
2) 2) de acreditar nos poderes que possui e na mensagem que esta sendo passada ao hipnotizado mantendo-se impertubavel em qualquer circunstancia.
3) 3) finalmente se a situacao exigir uma atitude dramatica adota-la com arte de modo a que ela pareca natural e nao artificial. Sede dramatico se a situacao assim o exigir porem com engenho e arte.

TECNICAS DE HIPNOSE

Ha 3 normas basicas imutaveis que o hipnotizador deve observar no seu trabalho a fim de evitar dramas de consciencia para si e para seus clientes.
1º) nunca hipnotizar uma pessoa sem seu expresso consentimento ou da pessoa por ela responsavel.
2º) nunca hipnotizar uma pessoa sem que esdteja presente uma terceira de responsabilidade que garanta a lisura do hipnbotizador e do cliente.
3º)nunca ordenar nada ao pacioente que nao seja para a cura ou melhoria da sua saude. O hipnotizador nao tem outros direitos alem dos que lhe confere o paciente.
Estas regras sao validas para qualquer hipnotizador inclusive os medicos e cientistas.
Nenhum hipnotizador por mera curiosidade nem sugerir coisas ao hipbnotizado como simples experiencia.
Nao se conhece um meodo de hipnose que seja melhor que outro.
Cada operador adota um metodo diferente e alguns adotam misturas de metodos. Todos os metodos funcionam desde que aplicados com seriedade e por um operador realmente bom que tenha magnetismo pessoal e vocacao.

METODOS DE HIPNOSE
SEGUNDO MANUSCRITOS ANTIGOS

Os dedos elementos basicos do sono hipnotico sao a sugestao e concentracao do olhar do paciente no operador ou em algio objeto brilhante.
Os chamados passes magneticos poderao conduzir a hipnose porem nao tao rapidamente como quando se usam aqueles dois elementos.
Por outro lado sao indispensaveis os passes quando se deseja um estado profundo de hipnose.
Fazer o possivel para que o cliente fique bem a vontade.
Mandar que ele dse sente numa cadeira sentando-se noutra diante dele.
Segurar os polegares do paciene e fixar o olhar na parte externa media do nariz dele. Os olhos do paciente devem estar ao mesmo tempo fixos nos do operador.
Ordenar ao cliente que caia no sono e que o sono seja calmo e pacifico.
Se ao cabo de dez minutos nao vier o sono mudar de metodo fechando os olhos do cliente suavemente com a mao. Ao mesmo tempo ordenar-lhe brandamente que durma.
Em regra este segundo metodo da resultado e o cliente cai prontamente no primeiro estagio da hipnose e ocasionalmente num estado de sonambulismo.
Num caso ou noutro e possivel por meio de passes magneticos provocar sono mais profundo alcancando os resultados desejados.
Ha contudo pacientes com quem estes metodos nao funcionam. Neste caso fazer ligeira pressao na parte superior da cabeca movendo-a devagart para um lado e para outro.
E comum nao serem obtidos resultados satisfatorios na primeira tentativa e as vezes nem na segunda terceira ou quarta tentativa e as vezes nem na segunda terceira ou quarta tentativa. Isso nao deve desanimar o operador.
Podem ser necessarias varias tentativas as vezes para que seja revelado um optimo paciente.

OUTRO METODO DE HIPNOTIZAR SEGUNDO OS MANUSCRITOS ANTIGOS

Fazer o paciente sentar-se numa cadeira de bracos. De frente para ele segurar os seus polegares um em cada mao fazendo-lhes pressao firme e regular os seus polegares um em cada mao fazendo-lhes pressao firme e regular pelo espaco de tres ou quatro minutos. Ao cabo desse tempo e comum que o paciente nervoso experimente a sensacao de peso nos bracos cotovelos e pulsos.
Comecar entao a fazer passes sobre sua cabeca testa e ombros. Dar particular atencao as palpebras fazendo um movimento para cima e para baixo com as maos como se fosse fechar os olhos do paciente.
Nao e necessario experimente a sensco de peso nos bracos cotovelos e pulsos.
Comecar entao a fazer passes sobre sua cabeca testa e ombros. Dar particular atencao as palpebras fazendo um movimento para cima e para baixo com as maos como se fosse fechar os olhjos do paciente.
Comecar entao a fazer passes sobre sua cabeca testa e ombros.
Dar particular atencao as palpebras fazendo um movimento para cima e para baixo com as maos como se fosse fechar os olhos do paciente.
Nao e necessario que o paciente fite algum objecto o olhar fixo pode ajudar mas nao e indispensavel.

OUTRO METODO DE HIPNOSE SEGUNDO MANUSCRITOS ENCONTRADOS NA FENICIA

Comecar por dizer ao paciente que acredita no hipnotismo e que desse tipo de tratamento somente poderao advir beneficios.
Dizer ainda que e possivel curar ou pelo menos amenizar varios sintomas atraves do hipnotismo. Que nao ha nada estranho nem prejudicial neste tratamento. Se necessario hipnotizar uma ou duas pessoas na presenca do cliente.
Entao dizer:
-olhar para mim e nao penses em nada que nao seja dormir.
Suas palpebras estao pesadas... seus olhos estao cansados.... estao humidos... comecando a pestanejar e nao podendo ver as coisas nitidamente.... seus olhos estao fechando...
Alguns pacientes fecham os olhos e caem prontamente no sono. Outros requerem mais esforco do operador.
E necessario repetir as palavras muitas vezes dando enfase ao que e dito. As vezes e preciso ate fazer gestos. Nao importa que tipo de gestos mas eis aqui uma sugestao: aproximar dos olhos do paciente dois dedos da mao direita pedindo-lhe que olhe para eles ou movimentar a mao diversas vezes diante dos olhos do paciente pedindo-lhe que fixe os olhos dele nos seus ao mesmo tempo em que insiste na ideia de dormir.
Continuar a dizer:
-suas palpebras estao se fechando. Voce nao pode abri-las....
Seus bracos estao pesados.... as pernas tambem.... voce nao pode sntir nada... suas maos estao imoveis... voce nao ve nada... vai dormir. – dorme!
Esta ordem quase sempre faz efeito: os olhos se fecham o paciente dorme ou pelo menos se deixa influenciar.
Se o paciente nao mostrar sonolencia dizer que o sono nao e essencial e que muitas pessoas estao hipnotizadas sem o saber.
Se o pacxiente nao fechar os olhos nem os cnservar fechados baixar-lhe as palpebras fechando-as gradualmente e mantendo-as fechadas. Ao mesmo tempo continuar a repetir a sugestao:
-suas palpebras estao coladas... voce nao pode abri-las... cada vez mais sente vontade de dormir... nao pode resitir mais...
Baixar a voz gradualmente ordenando mais uma vez:
-dorme!
Raramente sao necessarios mais de tres minutos par que venha o sono ou para que haja alguma influencia hipnotica.
E o sono por sugesta um tipo de sono que o operador insinua no cerebro do paciente.
Os passes ou o olhar fixo nos olhos ou nos dedos do operador sao uteis somente para concentrar a atencao: nao essenciais.

OUTRO METODO DE HIPNOTIZAR SEGUNDO MANUSCRITOS ENCONTRADOS NA ASIA

Comecar a experiencia com um jovem de vinte anos mais ou menos. Pedir que ele se sente numa cadeira e dar-lhe a sguir um botao.
Dizer-lhe que olhe para o botao fixamente.
Depois de tres minutos as palpebras dele baixrao. Em vao tentara abrir os olhos: as palpebras estar coladas.
A mao direita que ate ali segurava o botao cai sem forcas nos joelhos dele.
Dizer com toda a conviccao que ele nao podera abrir os olhos (ele fara vos esforcos para abri-los) e completar dizendo:
-suas maos estao presas aos seus joelhos: voce nao podera levanta-las.
Se todavia ele levantar as maos continuar conversando com ele.
Levantar um dos bracos e em seguida solta-lo. Ele caira. Se ao soprar os olhos eles se abrirem imediatamente e porque o cliente esta bem.

METODO DA VELA ACESA
SEGUNDO OS MANUSCRITOS

Metodo semelhante ao que acabamos de mencionar e o da vela acesa.
Ordenar ao paciente que durante uns oito ou dez minutos fite uma vela acesa.
Segurar a vela numa altura tal que olhar para ela exija esforco.
O paciente nao deve pastenejar mais do que o estritamente necessario e deve respeirar profundamente a espacos regulares de tempo.
Dizer ao paciente antes de comecar que mantenha a boca aberta cerca de dois centimentros com a lingua curva e a ponta encostada nos dentes inferiores.
Por cerca de tres minutos executar dois ou tres passes magneticos acima da nuca do paciente com a mao esquerda os dedos afastados uns dos outros de cima para baixo ao longo dos nervos do espinhaco.
Depois disso ordenar que o paciente feche os olhos fazendo mais um ou dois passes ate ficar certo de que o paciente dormiu.

O QUE FAZER PARA O PACIENTE SAIR DO ESTADO HIPNOTICO

Fala-se muito do problema de fazer sair o paciente do estado hipnotico.
Parece todavia que esse problema nao existe pois o sono hipnotico sempre se transforma em sono comum se o paciente nao acordar logo depois da sessao de hipnose.
Com efeito o desperar da hipnose pode ocorrer de tres modos:
a) atraves da accao imediata sobre a imaginacao;
b) pela irritacao dos sentidos (como por xemplo um ruido forte uma sacudidela etc.);
c) pela simples transformacao do sono hipnotico em sono comum do qual o paciente despertara no devido tempo.
Nao ha perigo de o cliente nao acordar: nunca se soube de casos em que o hipnotizado tivesse morrido em consequencia da hipnose.
Quase sempre e possivel suspender a hipnose por processos mentais ordenando simplesmente ao paciente que ele acorde ou que acorde quando ouvir determinado sinal.
Raramente e preciso recorrer a outros meios tais como abanar o rosto do paciente salpicr-lhe agua ou chama-lo em voz alta.
Tambem pode ser usada a sugestao verbal repetida:
–acorda! Acorda!
Alguns pacientes continuam sonolentos quando acordam. Se o operador movimentar a mao uma vez ou duas diante dos olhos do paciente quase sempre saira da sonolencia.
Ha clientes que se queixam de cabeca pesada dor-de-cabeca ou tonura. Para evitar estas sensacoes dizer ao paciente antes de desperta-lo:
-voce acordara e se sentira muito bem. Sua cabeca nao esta pesada. Voce e sente muito bem.
O cliente acordara sem qualquer sensacao desagradavel.
Alguns pacientes podem ser acordados por sugestoes depois de determinado tempo. Basta orienta-los e eles acordarao exactamente no momento sugerido porque tem nocao da passagem do tempo.
Alguns clientes porem nao tem ideia acurada de tempo e acordam antes do momento sugerido.
Outros se esquecem de acordar e permanecem passivos e incapazes de sair espontaneamente do sono.
Ai e necessario dizer-lhes:”acorde!” a fim de obriga-los a acordar.
Em alguns casos e preciso dizer:
-seus olhos se abrem. Voce esta acordado.
Se nao for bastante soprar uma vez ou duas vezes nos olhos do paciente: isto geralmente faz com que eles se abram.
Ha operadores que borrifam agua fria no rosto do paciente mas este nao e um meio agradavel de acordar alguem.
Repetimos que o despertar e geralmente muito facil mas se algum paciente nao acordar quando lhe for ordenado nao e preciso ficar preocupado com isto pois todo sono hipnotico se transforma em sono comum se o paciente for deixado em paz. Nunca se registrou caso de um paciente se recusar a acordar. Todavia para evitar qualquer complicacao basta dizer ao paciente:
-nao acordara senao quando eu determinar. Entao acordara calma e facilmente.
Assim como os passes magneticos provocam a hipnose tambem podem desfaze-la. Nao se sabe se e por causa das correntes de ar frio que os passes geralmente desencadeiam ou se e (o mais provavel) a crenca do paciente de que ele deve acordar.
O operador pode abrir os olhos do paciente com as maos para desfazer a hipnose.
Nalguns casos os meios artificiais de acordar nao funcionam com rapidez: o paciente ainda conserva sinais de fadiga.
Ora quase todos nos sentimos a mema coisa quando acordamos do sono natural. Depois de longa e profunda hipnose e no qualainda se notam reacoes de cunho hipnotico.
O bom operador deve ter sempre o cuidado de acordar o cliente a menos que haja motivos especiais para deixa-lo dormindo (como por exemplo no caso do tratamento da insonia).


VIAGENS

OS CORPOS DO HOMEM E AS VIAGENS ASTRAIS SEGUNDO OS ENSINAMENTOS ENCONTRADOS NOS MANUSCRITOS DE SAO CIRPIANO

O homem que se encontrava no estado selvagem vivia sempre junto dfa natureza pois os costumes da vida moderna que hoje temos ainda nao o haviam separado dela.
O homem olhava para tudo e se encontrava com a beleza das arvores das aves e das cachoeiras. Gostava da luz sentia pavor da noite quando ele se enchia de medo e se sentia feliz quando via voltar a claridade.
A sua vida estav ana mao da natureza – esperava com ansiedade a chuva da qual dependia a sua plantacao e temia que viesse a tempestade que poderia destruir o seu trabalho e suas esperancas no ano inteiro.
A todo momento percebia o quanto era fraco comparado com a forca imensa daquilo que o rodeava e experimentava sempre um conjunto de respeito amor e medo por essa poderosa natureza. Por causa deste sentimento misto de admiracao e medo o selvagem (pois nao tinha nocao de universo).
O homem daquele tempo nao sabia que a terra o sol e os astros sao partes dum mesmo conjunto nao podia entender que os astros o sol e a terra fossem governados por um mesmo ser.
Quando o homem deitou seus primeiros olhares sobre o mundo achou aquilo tudo muito confusop e pensou que havia forcas rivais em guerra: a chuva contra o sol o trovao contra o relampago os animais uns contra os oputros.
Como julgava as coisas pelo que sentia dentro de si proprio julgou ver tambem em cada parte da criacao (no solo na arvore na nuvem na agua do rio no sol) outras tantas pessoas semelhantes a sua. E julgou que essas coisas tivessem pensamento vontade desejos. Como as considerou poderosas sofvreu por causa delas teve medo delas dirigiu-lhes preces e pos o joelho em terra para adora-las.
Por isso ainda hoje certas tribos selvagens da africa e da america do sul adoram a natureza o sol a lua a agua etc. Para elas a ideia do deus unico e muito confusa.
Alguns escritores cristaos acham que o homem tem tres partes: o espirito que e imortal por causa da sua natureza divina a alma que pode ser ou nao imortal isto e pode ganhar a imortalidade se se reunir com o espiritop e finalemente este corpo que vemos e que apodrece depois da nossa morte.
Porem a maioria dos cristaos diz que o homem tem so duas partes o corpo que se transforma em po quando morremos e a alma ou espirito que continua a existir depois que morremos. Acham estes que espirito e alma sao iguais: e tudo a mesma coisa.
Os sabios do oriente nao concordam com essa divisao em duas partes nem mesmo com a divisao em tres partes e dizem que elas sao erradas.
Dao-nos os sabios orientais o seguinte exemplo:
“quando um rapaz comeca a estudar medicina e obrigado a aprender uma porcao de nomes esquisitos pois nao deve saber apenas os nomes das partes do corpo que ficam do lado de fora. Nao basta que saiba que ha pele carne sangue e ossos e preciso aprender que ha tendoes nervos musculos glandulas cartilagens e muitas outras coisas. Cada uma dessas coisas tem sua funcao: servem umas para manter o corpo outras para movimenta-lo outras para deitar fora dele o que nao presta outras para tirar da comida o que ela tem de bom para o nosso organismo e assim por diante. Ora se nao se desse a cada partezinha do corpo um nome especial seria grande a confusao do rapaz e ele nunca chegaria a compreender como e que trabalha o nosso corpo.
Que seria do estudante de medicina se lhe dissessem:
- o corpo humano se divide em tres partes a saber: carne sangue e ossos. Carne e o que nao e sangue nem ossos sangue e o que nao e osso nem carne e osso e o que nao e carne nem sangue.
O estudante ficaria quase na mesma ignorancia do comeco e os estudos que fizesse dariam muito poucos resultados.
Assim da mesma forma que o estudante de medicina tem de aprender a divisao certa do nosso corpo fisico e tem de aprender uma porcao de nomes estrambolicos assim tambem o estudante de nosso corpo astral fica obrigado a saber qual a divisao certa desse mesmo corpo e quais os nomes que se dao as diversas partes.”
Dizem os sabios orientais que o homem e composto de um triade imortal (a individualidade) e de um quaterno mortal (a personalidade).
A triade imortal subdivide-se em atma (espirito puro) budi (alma espoiritual) e manas (pensador).
Por sua vez o quaterno mortal (a personalidade) tem as seguintes subdivisoes: cama (natureza emocional) prama (vitalidade) linga xarira (forma eterea) estula xarira (corpo fisico).
Examinemos ligeiramente estes elementos a partir do ultimo.
O corpo fisico e segundo podemos logo entender a nossa forma exterior material visivel. Compoe-se de varios tecidos.
A forma eterea e a reproducao do nosso corpo feita de eteres fisicos.
O prana e a energia tambem chamada vitalidade qeu integra e coordena as moleculas fisicas e as mantem unidas e por assim dizer o sopro da vida dentro do corpo a parte do alento da vida universal conhecida vulgarmente como vida como se fosse a respiracao.
Aparece em duas formas: vitalidade consciente e vitalidade automatica.
O cama e a reuniao dos desejos das paixoes e das emocoes.
Esta no homem como no animal porem no homem tem maior desenvolvimento pro causa da inteligencia do espirito inferior.
O manas e o pensamento ou seja aquilo que em nos raciocina ou seja a inteligencia.
O budi e o trecho espirtual que se manifesta acima da inteligencia. E o veiculo de que se serve o manas para manifestar-se.
O que liga a triade imortal (permanente) com o quaterno mortal (perecivel transitorio) e o intelecto ou seja a inteligencia que e dual durante a vida terrestre (funciona como inteligencia ou manas superior e como espirito ou manas inferior). A inteligencia emite um raio que e o espirito que trabalha no cerebro humano e por meio dele funciona como consciencia cerebral como consciencia raciocinadora.
Temos portanto que a arma o budi e o manas superior sao imortais o cama-manas e condicionalmente imortal o prana a forma eterea e o corpo fisico sao mortais.

AS VIAGENS ASTRAIS

O homem tem sete corpos como acabamos de ver mas aqui so cogitamos do corpo fisico e do corpo astral. O corpo astral nao conhece barreiras na terra e assim atravessa paredes de qualquer grossura tal como fazem as imagens da televisao. Mas no mundo astral tambem ha barreiras par aoc orpo astral e sao tao solidas para ele como sao as paredes para o nosso corpo fisico.
“se ja vistes um fantasma podereis ter visto uma entidade astral ou o corpo astral de alguem o qual talvez houvesse vindo de uma cidade longinqua. Talvez tivesseis tido ja um sonho muito nitido. Talvez tivesseis sonhado que estaveis pairando no ar como se fosseis um balao preso a terra por uma corda. Talvez tenhais olhado la de cima e tenhais visto na ponta da corda o grosso corpo imovel. Se vos mantivestes calmo diante de tal imagem talvez tenhais sentido como se estivesseis voando para longe como folha conduzida pelo vento pouco depois talvez tenhais chegado a uma terra distante ou e algum bairro vosso conhecido. No dia seguinte se vos veio a memoria tal passeio com certeza o considerastes um sonho. Nao foi sonho porem: foi viagem astral. Podeis fazer esta viagem mesmo quando estiverdes acordado se aprenderdes a licao que aqui ensinaremos.
A viagem astral e diferente das viagens que fazemos por terra ou por mar a pe a cavalo de trem de barco ou mesmo de aeroplano. E que na viagem astral nao ha trepidacoes nao ha poeira nao ha cansaco e a velocidade e a mesma do pensamento. Quando aprendemos a viajar com o nosso corpo aastral pdoemos ir para onde quisermos sem nenhum contratempo. O nosso corpo fisico permanece deitado na cama em lugar onde ninguem pode incomoda-lo e o nosso corpo astral se desprende e fica preso a ele somente pelo cordao de prata. Este cordao de prata e formado da energia que sai do nosso corpo fisico e pode esticar-se indefinidamente. Nao e musculo nao e vela nao e feixe de nervos: e a energia da vida a qual liga o corpo fisico ao corpo astral.
Imaginai que estais formando no ar o vosso corpo. E como se fosse reproducao com ectoplasma do vosso corpo fisico. Sendo feito de ectoplasma esse segundo corpo nao tem peso e portanto flutua.
Nao vos amendronteis: conservai-vos calmo e percebereis que o vosso corpo astral feito por assim dizer de ectoplasma esta perto do tecto do vosso quarto. Olhai de la de cima e vereis o vosso corpo fisico deitado na cama. Notareis que os dois corpos (o astral e o fisico) estao ligados por um cordao brilhante. E um cordao de prata azulado que pulsa como se fosse uma vela. Mas tende puros os vossos pensamentos e nada vos acontecera de mal. Tereis uma sensacao agradavel”.

PARA PODER VISITAR SEM SAIR DE CASA UMA PESSOA QUE ESTEJA NOUTRO BAIRRO ETC.

“deitai-vos na vossa cama com roupas frouxas e o corpo bem limpo. O quarto deve estar fechado e qeum for fazer a experiencia deve primeiro assegurar-se de que ninguem vira interrompe-la. Ainterrupcao de uma experinecia deste genero pode ter consequancias desagradaveis.
Procurai aclmar-vos e relaxar os musculos e nervos. Qualquer tensao prejudicara a experiencia. Tirai do cerebro os pensamentos mesquinhos as ideias de vinganca as coisas grosseiras. Procurai concentrar-vos no que ides fazer. Nao e imprecisdinvel que facais nenhuma oracao mas se quiserdes dizer alguma podeis dizer a seguinte ou outra que nao seja dirigida a deus nem a nenhuma entidade.
“forcas ocultas forcas magneticas forcas do bem forcas do astral forcas animicas vinde! Meu corpo se tornara leve meu pensamento flutuara meu desejo sera todo voltado para isto que vou fazer. Magnetismo do ar magnetismo das estrelas magnetismo das coisas! Sairei do meu involucro e meu corpo astral flutuara ira para onde eu quiser para fins honestos e ficara seguro pelo meu cordao de prata ao meu corpo terreno.”
Imaginai-vos agora a sair de casa descei as escadas (se as houver) em pensamento. Comecai a andar pela calcada na direccao da casa da pessoa que desejais visitar. Segui o caminho que vai aquela casa. Qaunto mais pormenores puderes ver na imaginacao tanto melhor. Andai em pensamento como se estivesseis andando com o corpo fisco. Devagar. Nao vos precipiteis. Nao desvieis a atencao. Continuai. Se houver interrupcao isto e se pensardes noutra coiusa mesmo sem quererdes voltai e comecai tudo de novo. Lembrai-vos de que estais indo em pensamento visitar uma pessoa amiga e portanto nao podereis desviar-vos. Lembrai-vos tambem de que a visita nao pdoera ser para fins desonestos nem ter caracter amoroso. As forcas magneticas nao permitirao isto embora nao se saiba porque.
Se os vossos nervos estiverem bem frouxos e o pensamento bem concentrado e se a caminhada imaginaria for cuidadosamente feita dentro de alguns minutos estareis visitando a pessoa de que se trata. Mas nao tenteis fazer isto com fins desonestos nem para actividades sexuais.
A volta sera automatica pois o cordao de prata trara de volta o vosso corpo astral e sentireis como se despertasseis dum sonho.
Quase todos nos fazemos de vez emq aundo viagens astrais. Nao vos acontece uma vez por outra estardes quase a ferrar no sono e sentirdes como se fosseis caindo? Parece-vos que tropecastes e que ieis cair com toda a forca no chao. Entao acordais e ficais em duvida: era o comeco do sono ou era um sonho que principiava? Nao se trata porem de nenhuma dessas duas coisas e sim de viagem astral a viagem como fica ensinada neste livro nao tereis mais estas sensacoes esquisitas. E uma questao de pratica. Nao ha inconveniente nenhum nas viagens astrais porem as pessoas de coracao fraco nao devem faze-las: podem advir complicacoes.
Julgamos necessario insistir numa coisa: o pensamento do viajante astral deve estar puro durante as viagens. Qualquer pensdamento mesquinho criminoso impuro fara interromper a viagem.
Os sabios do oriente ainda nao descobriram porque isto e assim mas sabem que e assim. Parece que ha uma forca controladora superior que impede o homem de fazer uma viagem astral para fins criminosos impuros desonestos ou mesquinhos.
E ainda uma observacao: nunca podereis conduzir qualquer coisa fisica durante as viagens astrais – nem na ida nem na volta podereis conduzir coisas por insignificantes que sejam”.

O MODO DE ESCOLHER E DE USAR A BOLA DE CRISTAL COMO A USAVA SAO CIPRIANO E ANTIGOS FEITICEIROS

Recomendam os sabios orientais que a bola de cristal deve ser comprada a um especialista. Mas se voce tiver de compra-la numa loja qualquer procure convencer o mercador d eque ele deve troca-la se a priemira (ou a segunda ou a terceira) que ele vender nao vos agradar.
Ao chegar em casa lavar a bola em agua da bica enxugando-a cuidadosamente e segurando-a com um pano preto. Examina-la entao com toda a calma para ver se descobre falhas no vidro. Se descobrir falhas trocar a bola e repetir o mesmo exame na bola seguinte ate encontrar uma que o satisfaca. Uma vez escolhida a bola nao a troque mais.
E muito dificil conseguir uma bola realmente de cristal de modo que em geral temos de concentrar-nos com uma de vidro.
O tamanho da bola nao e muito importante mas os sabios do que improta e que nao haja falhas mas se houver que sejam na menor quantidade possivel e nao sejam visiveis quando quarto estiver na penumbra.
A bola nao deve ser pega por outra pessoa que nao seja o seu dono e nao de ve ser usada senao para consultas serias. Se varias pessoas utilizarem a bola ou se ela for utilizada para coisas futeis dara imagens cada vez mais confusas.
Quando nao estiver em uso a bola deve ficar sempre envolta em pano preto: jamais deve ser exposta a luz do sol.
Antes de comecar a consultar a bola prestar a maxima atencao a sua propria saude durante uma semana. Verificar se tudo funciona bem no seu corpo e no seu espirito. Evitar zangar-se. Comer comida simples.
Pegar a bola sempre que puder para que a ela seja transmitido o seu magnetismo porem nao deixar que ninguem pegue. Alias – repetimos – a bola só pode e deve ser pega pelo dono dela e por mais ninguem sob nenhum pretexto. Quando nao estiver em uso ela deve estar envolta num pano preto e guardada em lugar onde ninguem possa manusea-la (se possivel deve ser trancada a chave).
Passa uma semana levar a bola para um quarto penumbroso e proceder como indicado neste livro. Anoite e a hora melhor para esse tipo de trabalho.
Sentar-se num tapete ou numa almofada com as pernas cruzadas na posicao que os orientais chamam flor-de-lotus. Sentar-se comodamente e procurar sentir-se a vontade. Se a posicao da flor-delotus nao for agradavel adoptar outras posicoes ate encontrar uma que lhe de sensacao de comodidade. A sensacao de comodidade e importante porque o mal estar fisico distrai a tencao.
Sentar-se de maneira confortavel com as costas contra a luz.
Pegar a bola com as duas maos e procurar os reflexos que nela houver. Eles devem ser eliminados com a diminuicao da luz ou com o repuxamento das cortinas (se houver) ou ainda com a mudanca de posicao do vidente.
Quando ficar satisfeito encostar a bola na testa por alguns segundos e afasta-la lentamente ate que ela atinja as suas pernas cruzadas. Segurar a bola com as duas maos (as costas das maos ja devem estar portanto sobre as pernas cruzadas). Olhar a superficie do vidro e em seguida tentar olhar para o interior da bola como se fosse para um pespaco vazio. Procurar esvaziar a mente o mais que puder evitando pensar e sentir emocoes fortes.
Da primeira vez bastam dez minutos de experiencia. Aumentar gradualmente o tempo ate que no fim da semana possa olhar para a bola durante meia hora.
Na semana seguinte se observar cuidadosamente o que aqui e dito sua mente se esvaziara logo que voce quiser. Olhar para o espaco vazio da bola: notar que os contornos dela comecarao a flutuar. Pode parecer que a bola esta crescendo ou que voce esta caindo para a frente. Nao se assuteis: e assim mesmo. Se se assutar prejudicara o trabalho: devei entao suspende-lo e so retornar a ele na noite seguinte.
Com um pouco mais de pratica vera que a bola se tornara para ela que ela esta luminosa e cheia de fumo branco. Se nao se de coisas do passado). Mantendo-se nisso procurar ver apenas as coisas que lhe dizem respeito. Quando puder vir a vontade dirija a visao para o que desejar saber dizendo firmemente e em voz alta por exemplo:
- “hoje verei fulano”.
Se tiver fe ve-lo-as. Nao ha misterio nisso. Para saber o futuro deve ordenar os factos conh3ecidos. Reunir os dados que puder repetindo-os em voz alta. Entao fazer perguntas a bola e dizer em voz alta:
- “hoje verei aquilo que desejo ver”.
Nao use a bola para loterias para corridas de cavalos para jogos de nenhuma especie para competicoes desportivas nem tampouco para prejudicar alguem. Em suma a bola nao funciona para fins de lucro para causar prejuizo as pessoas. Nao adianta insistir porque nao sera obitdo nenhum resultado.
So depois de ter pratica em ver os proprios assuntos e que podera tentar ver assuntos alehios. Mergulhar o cristal na agua e podera tentar ver assuntos alheios. Mergulhar o cristal na agua e podera tentar ver assuntos alheios. Mergulhar o cristal na agua e enxuga-lo cuidadosamente sem que sua pele toque a superficie dele. Entregar a bola a pessoa que veio consulta-lo e dizer-lhe:
Pegar a bola com as maos e pensar naquilo que deseja saber.
Pedir ao consulente que nao fale durante a consulta que nao interrompa enfim que nao atrapalhe a boa marcha dos trabalhos (e coveniente que faca a primeira experiencia com uma pessoa amiga pois um estrnho pode prejudicar a visao).
Quando o consulente devolver a bola segura-la com as maos mas ou cobertas com pano preto (isto importa no caso uma vez que o cristal ja tera sido personalizado).
Sentar-se de modo confortavel levar a bola ate a testa por um instante depois leva-la com as maos ate as pernas cruzadas e faze-las repousar ai com a bola entre elas e de modo que nao lhe cause incomodo. Olhar para dentro dela a sua mente se tornara vazia mas na primeira experiencia podera surgir dificuldade se voce estiver nervoso. Se porem estiver repousado tranquilo e sentado em posicao comoda e houver obedecido ao que esta dito neste capitulo observara uma das seguintes coisas: imagens reais daquilo que deseja ver. Nao havera portanto dificuldade neste caso.
Ha pessoas que nao veem coisas directamente porem simbolos (uma flor uma cadeira um navio). Se isto acontecer sera necessario aprender a interpretar os simbolos que aparecerem.
No caso de ter impressoes ver nuvens luminosidade sentir reaccoes na pele ou escutar ruidos deve ficar neutro evitando as simpatias pessoais que podem sobrepor as impressoes aos proprios sentimentos.
Se uma pessoa o consultar e qando olhar a bola de cristal voce nao vir nada dizer francamente que nao viu nada. Nao inventar nada. O consulente o respeitara muito mais se voce nao chegar a ver nada do qeu se disser alguma coisa inventada que ele possa descobrir que e incorreta.
Nunca dizer nada que possa vir a destruir um lar ou causar sofrimento. A bola nao e foco de intrigas nem pomo de discordias e sim um meio de ajudar as pessoas a sairem de dificuldades. Deve ser usada para dar felcidade as pessoas e nao para torna-las infelizes.
Quando encerrar a consulta enrolar a bola cuidadosamente no pano e coloca-la de lado delicadamente. Qaundo o consulente sair mergulhar a bola em agua enxuga-la e apalpa-la de novo para dar-lhe magnetismo. Quanto mais a apalpar melhor. Evitar arranha-la e quando ela nao estiver em uso mante-la enrolada em pano preto. Nao deixar sob qualquer pretexto que alguem a utilize. Toca-la todos que seja para si proprio. Nao mostrar a bola por mostrar e sim para ler o que ela tem para dizer.

O ESPIRITO PRECISA DO CORPO DIZIA EM SEUS MANUSCRITOS SAO CIRPIANO

A pessoa que deseja ap+licar as suas forcas animicas em toda a plenitude nao pode nem deve comer carne de nenhuma especie. Tambe nao pode beber nenhum tipo de bebida que contenha alcool nem aquelas que embora sem alcool sejam preparadas com produtos quimicos.
Assima unica bebida que o homem pode ingerir e a agua pura das fontes e os sucos de frutas (qunado extraidos na ocasiao em que forem ser bebidos). Os sucos engarrafados comprados nas mercearias por aqueles que zelam pela propria saude.
Afora isso qualquer bebida sera prejudicial ao home que deseja tornar-se espiritualmente forte.

A agua das torneiras que e tirada dos rios recebe grande quantidade de cloro – produto quimico – para que fique em condicoes de ser bebida. Sem o cloro a agua dos rios carreegada de imunndicies nao poderia ser bebida sem causar envenenamento.
A carne dos animais herbivorso e alimento secundario porque eles comem os vegetais e os transformam em carne e gordura. E vai o homem e come a carne deles – que e o vegetal modificado ou transformado. Com isso o homem faz com qeu o seu organismo deixze de fabricar os tecidos a partir do elemento primario (que e o vegetal).
O organismo do hopme deve saber produzir os seus proprios tecidos o sangue e todas as materias de que precisa para viver. Se o homem tentar ajudar o seu proprio corpo dando-lhe material ja meio trbalhado o organismo por assim dizer se esquece de fabricar o que precisa.
O animal que mais se parece com o homem e o macaco. Pois bem: o macaco se alimenta de vegetais e e mais forte do que o homem. O animal mais forte do mundo e o elefante e no entanto se alimenta de vegetais e nao de carne.
Ha quem responda que os animais carnivorso tambem sao fortes mas aqui podemos rebater que embora fortes sao preguicosos e qaundo nao estao cacando estao sempre repousando. O elefante se movimenta e chega ate quando domesticado a trabalhar para o homem. Os leoes e os tigres nao trabalham para o homem.
A dentadura do homem nao e de animal carnivoro e sim de vegetariano. Basta comparar a dentadura do homem com a dos carnivoros para perceber que nao e da mesma especie da deles.
A carne de peixe tambem e secundaria porque o peixe de modo geral se alimenta de outros peixes. Alguns se alimentam de imundicie e ate de cadaveres humanos quando os encontram. Ha crustaceos que roem os cadaveres dos afogados. Esses crustaceos sao muitas vezes pescados pelos homens e comidos gosotosamente.
Quem quiser todavia seguir os regimes vegetarianos deve consultar pessoas entendidas no assunto e nao fazer as coisas aloucadamente. Nao se pode substituir de repente a carne por um prato de salada. Os vegetais contem tudo de qunato o nosso corpo necessita para ter uma vida sdadia sem achaques. Mas e preciso que o individuo saiba extrair deles os elementos necessarios a vida. A qualidade e a quantidade dos vegetais comidos devem ser vigiados para que a pessoa nao fique enfraquecida.
Quem nao compreende nada a respeito do vegetarianismo pensa que ser vegetariano e comer saladas. Nao e isso. Ha centenas talvez milhares de pratos qeu sao preparados sem carnes sem peixes sem leite e sem ovos. Ha frutas castanhas raizes verduras legumes leguminosas cereais – e com eles e posivel fazer muitas comidas gostosas que alimentam e agradam o paladar.
Com cereais legumes verduras raizes castanhas e frutas se preparam sucos sopas cozidos aferventados cozinhados acordas etc que contem tudo que o nosso corpo exige para funcionar direito. Mas e preciso saber dosar e preparar tudo a contento para que o organismo nao fique desnutrido nem debilitado. As pessoas que desejarem comer somente vegetais devem consultar os entendidos no assunto ou entao comprar livros que tratem do assunto.
Os cereais que podem ser comidos sao apenas os cereais integrais (completos). O arroz branco (polido) e a farinha branca de trigo nao servem para o consum0o. O arroz deve ser aquele do qual so se extraiu a casca. E um arroz mais escuro do que esse que se se acostuma com o arroz integral (completo nao polido) nao quer mais saber do outro. O arroz integral realmente alimenta ao passo que o branco e composto de amido somente e portanto nao serve para nada. Pode-se fazer uma experiencia muito facil com uma ninhada de pintos. Divide-se a ninhada em duas partes. A uma se da apenas arroz branco e a outra se da arroz integral (competo nao polido mas sem a casca). Dentro de alguns dias a parte que se poderao sequer levantar-se do chao. E se nao se der logo outro alimento a eles e nao se suspender o arroz branco morrerao todos. Enquanto isso a parte da ninhada que se alimenta de arroz completo ou integral (de cor escura) estara sadia e alegre e nao tera nenhum problema.
Os cereais sao: arroz aveia centeio cevada milho e trigo. Os diferentes tipos de feijao nao sao cereais – pertencem a familia das leguminosas.
As pessoas qeu quiserem manter sua forca psiquica nao devem fumar. O tabaco nao traz nenhuma vantagem para a corpo e pode trazer muitos maleficios. Os medicos modernos descobriram que o tabaco pode causar cancer nos pulmoes. Assim o homem que gosta de si mesmo que deseja manter-se integro e conservar sua forca psiquica nao bebe nem fuma.
Duas coias ainda devem ser obsercadas: a pratica da ginastica e a utilizacao das massagens orientais. Tambem neste ponto deve o interessado consultar pessoas entendidas para nao fazer coisas erradas qeu o prejudiquem. A ioga ensina a respiracao correta faz com que as juntas se movimentem e estimula a circulacao. O homem que tem a circulacao perfeita as juntas nao emperradas e que respira correctamente nao pode ter doencas. Alem disso com a alimentacao vegetariana nao podera vir a sofrer de nenhum tipo de molestia. Vivera mais tempo do que os que comem carne e sempre com boa saude.
Nao se deve ingerir produtos quimicos de nenhuma especie nem mesmo como remedio pois sao prejudiciais.
Quando alguem se sentir doente deve procurar curar-se atraves da homeopatia ou com plantas e raizes e ate com jejuns. Mas tambem neste ponto ninguem deve fazer nada sem consultar as pessoas entendidas. Ha medicos homeopatas em varias regioes e livros que ensinam como obter a cura de qualquer doenca por meio das plantas.
O cerebro tem uma forma maravilhosa. Tudo podemos conseguir com essa forca mas e preciso aprendermos a usa-la com seguranca e nos momentos oportunos. A forca dos explosivos pode ser usada para destruir mas pode ser tambem usada com objectivos pacificos tera porem de ser disciplinada e canalizada. O motor do automovel e posto a funcionar com pequeninas explosoes dos gases emanados da gasolina. Nesse caso a gasolina esta disciplinada e emanados da gasolina. Nesse caso a gasolina esta disciplinada e canalizada para movimentar os pistoes. Por isso o motor do automovel se chama “de explosao”: cada explosao faz com que os pistoes se movimentem e por sua vez movimentem os eixos. Mas a mesma quantidade de gasolina que faz andar o carro durante muitos quilometros bastaria para destrui-lo reduzi-lo a pedacos: para tanto em vez de disciplinar as explosoes fariamos explodir de uma so vez toda a gasolina que estivesse no tanque.
Tambem o nosso pensamento deve ser disciplinado par aque nao se espalhe nem se perca o poder que ele tem sem resultados positivos para nos.
Saber concentrar-se e segredo que poucs pessoas conhecem. Os antigos sabiam concentrar-se e por isso conseguiam bons resultados. Ainda hoje certos orientais conhecem a tecnica da concentracao e a utilizam com proveito.
Quando estiver fazendo alguma coisa concentrar o seu pensamento naquilo que estiver fazendo alguma coisa concentrar o seu pensamento naquilo que estiver fazendo. O resultado sera positivo. Tente fazer tudo com a maxima perfeicao. Quando estiver andando pela rua preste atencao a tudo que o cerca. Nao se perca em sonhos em fantasias. Quando estiver andando pela rua olhe para tudo com intencao de ver (porque olhar nao e ver): ve quem vem quem vai quem anda ao seu lado a sua direita a sua esquerda e a sua retaguarda. Ve onde ifcam os sinais de transito e nao atravesses a rua sem olha-los e sem olhar os carros. Nao atravesses a rua somente porque as outras pessoas esao atravessando mas sim porque verificou antes a cor dos sinais de trafego e a posicao dos carros em relacao a voce.
Ao entrar numa casa num restaurante numa loja repare em tudo rapidamente. Ha individuos que entram numa loja de tecidos e perguntam se ha sabonetes para vender outros entram numa livraria onde so ha livros expostos e perguntam se ha papel lapis cadernos e tinta para vender. Prova isto que os individuos nao reparam em nada: sao distraidos vivem com a cabeca nas nuvens. Esta distracao lhes e prejudicial e por causa dela ocorrem todos os dias desastres qeu poderiam ser evitados.
Quando andar pelas calcadas nao pense que elas sao suas: lembre-se de que elas pertencem a todos e ha outros individuos que precisam utiliza-las. Assim nao fiques andando em ziqgue-zague nem fiques andando nop meio calcada quando ela for estreita. Conserve-se a direita e de passagem a qeum vai apressado.
Nao ande por ofra da calcada excepto quando for atravessar a rua. Nao pare no meio da calcada para conversar principaleente se ela for estreita. Nao jogue detritos na rua. Nao cuspa na rua. Nao jogue nada de dentro de casa para fora porque o que atirar pode atingir quem vier passando.
Procure nao ficar zangado nunca. Quando uma pessoa se zanga da sinal de fraqueza e envenena o organismo. Aquele que facilemnte se encoleriza esta sujeito a ser dominado por alguem que tenha o espirito mais forte e que nao se deixe impressionar pelos problemas da vida.
A zanga nao resolve problemas. Quem esta zangado nervoso irritado nao tem capacidade par asaber o que deve fazer numa situacao dificil quem esta calmo pode avaliar o que esta acontecendo e adoptar providencias que sejam convenientes e apropriadas.
Quem se zanga nao se controla e acaba fazendo coisas que nao devia. A zanga nao ajuda e sim atrapalha.
Qualquer individuo pode aprender a dominar-se e nao se deixar encolerizar com o que lhe acontece. Pergunte a si mesmo: por que estou zangado? Para que fiquei zangado? Ficarao mais simples as coisas se eu me zangar?
Ha ocasioes em que realmente o individuo se sente irritado aborrecido encolerizado com o que ve mas se ele pensar que nao vai conseguir nada pelo facto de zangar-se acabara convencendo-se de que e melhor manter-se calmo e tentar encontrar uma solucao para aquilo que o irrita. No comeco nao e facil mas aos poucos se quisermos poderemos ir dominando os nossos impulsos e acabaremos ficando calmos em qualquer circusntancias. Sera melhor para cada um de nos.
Nao diga palavroes porque as palavras desse genero tem forca negativa. Quem usa palavroes atrai sobre si essa forca negativa e portanto se enfraquece para recebe ro maleficio que outras pessoas poderao lhe desejar. O uso de palavras obscenas de baixo calao de giria cria circulos de magnetismo contraproducente. A pessoa que recorre a essas palavras para expresar-se demonstra falta de educacao falta de vocabulario falta de equilibrio. Quem sabe o que quer e esta em paz interior nao precisa dessas coisas quem conhece bem a lingua que fala nao necessita usar palavras condensadas pela sociedade.
A palavra e o pensamento exteriorizado. Ja dissseram alguns filosofos que a palavra e o pensamento em voz alta. Os homens se comunicam por meio de palavras e sem elas ficam por assim dizer peados (amarrados) e o pensamento nao flui normalmente.
Quando um homem se encontra com outro que pertence a outra nacao e que fala outra lingua que ele nao entende fica sem poder comunicar aesse outro as coisas que estao guardadas na cabeca. Quando se encontram dois homens que falam linguas diferentes ficam mudos porque nada do que um diga o outro entende. Entao ficam mudos porque nada do que um diga o outro entende. Nao adianta nada a nenhum deles emitir os sons da fala se a outra pessoa nao entende essa fala.
Quando os romanos chegaram a peninsula iberica (onde hoje ficam as terras de portugal e de espanha) nao sabiam falar a lingua dos celtas e tudo quanto queriam dizer tinha de ser dito por meio de gestos. Mas a comunicacao era precaria porque o gesto pode ser mal interpretado.
A oracao e o meio que o homem tem para comunicar-se com deus e com os espiritos. Quando moises esteve no monte sinai para comunicar-se com deus tiveram de falar a lingua hebraica. E por isso ainda hoje se diz que o hebraico e a mais antiga das linguas e e a lingua sagrada porque foi falada por deus. E embora jesus cristo falasse aramaico para comunicar-se com os homens do seu tempo e bem possivel que falasse tambem o hebraico pois discutiu com os doutores da lei segundo nos dizem as sagradas escrituras.
Ao invocar o nome de deus e o nome do demonio usam os homens as suas diferentes linguas. E a igreja catolica usou sempre o latim para comunicar-se com deus embora devesse usar o hebraico pois esta e como ficou dito acima a lingua sagrada.
Os tibetanos fazem as rodas de oracao onde quais rodas estao escritas as oracoes que elss desejam dizer aos seus deuses. Cada vez que a roda faz um circulo completo ao girar sobre si mesma entendem os tibetanos que fica rezada a oracao que esta escrita na oracoes mas isto nao e bom porque a palavra escrita nao tem a forca da palavra que sai da boca p+ara formar o som que pode ouvir.


CURAS

MANEIRA DE FAZER A VERDADEIRA AGUA CELESTE

tera grande necessidade de escolher as drogas seguintes de forma a que nao haja nenhuma estragada ou sofisticada: canela fina cravo-da-india noz-moscada gengibre zedoaria galegapimenta branca – de tudo isto uma onca seis cascas de bom limao dois punhados de uvas de damasco outras tantas jujubas um punhado de medula de engos quatro punhados de graos de zimbro que estejam bem maduros um punhado de sementes de funcho verde outras tantas flores de basilisco outras tantas flores de hipericao outras tantas flores de basilisco outras tantas flores de hipericao outras tantas flores de alecrim outras tantas flores de manjerona de anemona-dos-bosques de sabugueiro de rosa-moscada de arruda de escabiosa de centaurea de fumaria e de agrimonia duas oncas de nardo outro tanto de madeira de aloes outro tanto de grao-de-paraiso outro tanto de olibano outro tanto de olibano outro tanto de sandalo citrino um dracma de aloes hepatico ambar fino ruibarbo – dois dracmas.
depois de todas estas drogas estarem reunidas e bem condicionadas moer-se-ao aquelas que devem ser moidas e pulverizadas e colocar-se-a tudo muito bem misturado num grande alambique de vridro forte de um pe e meio de altura e vertera uma boa aguardente sobre estas drogas. depois tendo rolhado bem o alambique dentro de estrume de cavalo bem quente em digestao pelo espaco de quinze dias depois por-se-a em destilacao em banho maria sempre a ferver depois de o ter munido do seu capacete e do seu recipiente – um e outro bem betumados e selados. estar-se-a atento a destilacaode forma que quando se vir que destilou no alambique para a purificar do seu fleuma por segunda destilacao e esta segunda sera a verdadeira agua celeste.
note que quando vir esta segunda agua mudar de cor a atirar para o ruivo po-la-a de reserva bem rolhada dentro de um frasco de vidro forte. depois diluira meia libra de boa teriaga com outro tanto de fina terebintina de veneza e de oleo de amendoas doces e misture tudo isto com fogo de areia violenmtamente para ter o verdadeiro oleo de balsamo que deve ser claro como mel.

PROPRIEDADES QUASE MILAGROSAS DA AGUA CELESTE

se esfregarmos de manha com esta agua a testa as palpebras a parte de tras da cabeca e a nuca do pescoco torna a pessoa pronta e habil a bem aprender fortifica a memoria agudiza os sentidos e conforta maravilhosamente a vista. pondo-a com um bocado de algodao nas narinas e um soberano cefalico para purificar o cerebro de todas as superfluidades humores frios e catarrosos. se de pessoa com forca em vigor e boa disposicao e a beleza mantem-se ate a idade decrepita. e soberana contra a falta de folego e torna o halito agradavel adocicando os orgaos do pulmao e curando-o quando esta esta estragado. se a dermos de vez em quando a um leproso repara tao bem o seu figado que o poe em vias de pronta cura. e de tal modo limpa contra os venenos que se se deitar sobre um sapo ou um outro insecto venenoso apenas seis gotas vemo-lo morrer subitamente. nao há remedio que iguale a virtude substancial desta agua divina. porque nao so podemos deixar de beber e de comer durante vinte e quatro horas qudo se engoliu de manha uma boa colherada mas mesmo se a pusermos na boca de um agonizante e que ele a possa engolir volta a dar-lhe vigor e devolve-lhe o uso da palavra e da razao se a perdeu. serve para partir a pedra e as areias dissipa a retencao de urina e o ardor escaldante do penis. alivia de modo notavel os hecticos asmaticos e hidropicos. os proprios gotosos podem servir-se dela utilemente em fomentacoes. garante contra a peste e qualquer febre maligna seja ela qual for numa palavra pode chamar-se a esta agua celeste um remedio universal.

CONTRA AS DOENCAS E OUTROS ACIDENTES QUE PREJUDICAM A VIDA DO HOMEM

apanhe na estacao folhas de hipericao antes que tenham dado flor e tantas quantas puder segurar nas duas maos. ponha-as de infusao ao sol dentro de quatro libras de azeite de oliveira durante dez dias depois ponha-as no de azeite de oliveira durante dez dias depois ponha-as no fogao em banho-maria dentro de agua quente em seguida espremera o sumo com uma prensa po-lo-a num recipiente garrafa ou frasco de vidro forte e quando o hipericao estiver florido e em grao metera um punhado desta semente e destas flores dentro do frasco e fa-lo-a ferver no fogao em banho-maria durante uma hora depois acrescentara trinta escorpioes uma vibora e uma ra verde aque retirara as cabecas e os pes depois de os ter feito ferver durante um bocado juntaras duas oncas de cada uma das drogas seguintes moidas ou aos bocados: raiz de genciana dictamno branco tormentila ruibarbo bolo armenio preparado boa teriaga e um pouco de esmeralda pulverizada. expora tudo isto ao sl durante os dias caniculares depois de ter rolhado bem o frasco e finalmente po-lo-a em digestao durante tres meses em estrume quente. e ao fim deste tempo passara este composto por um funil eguarda-lo-a preciosamnete dentro de um recipiente de estranho ou de vidro forte para se servir dele. utiliza-se para esfregar em redor do coracao nas temporas nas narinas no ventre e ao longo da espinha dorsal e sentira que e um antidoto contra toda a especie de males. e bom tambem para curar as mordeduras de animais venenosos.

DO REGIME DE VIDA

para o regime de vida deve comportar-se com moderacao ssem excessos e sair da mesa mais com apetiteque demasiado cheio. mas este axioma nem sempre ede seguir pelo contrario nao se deve estar nem cheio nem vazio segundo hipocrates que diz que a demasiada replecao e a demasiada abstinencia prejudicam se ultrapassarem o ambito da natureza de uma pessoa uma carrega e prime as forcas pela abundancia dos humores a outra enfraquece seca e consome a substancia das partes internas e externas. o corpo assim enfraquecido tem menor resistencia a doenca e a corrupcao que e a fonte da peste forma-se de bom grado da demasiada abundancia dos alimentos a acreditar em galiano que diz: quanto mais humores mais corrupcao quanto mais corrupcao mais perigo.» mas porque a saude consiste na moderacao quee a verdadeira regra que se deve seguir deve tentar conformar-se-lhe a maneira de viver e todas as accoes do corpo.
quanto a qualidade das carnes e preciso escolhe-las com muito suco faceis de digerir. as carnes e preciso escolhe-las com muito suco faceis de digerir. as carnes corrompem-se facilmente pela infeccao do ar o que faz que seja conveniente tempera-las em vinagre ou agraco ou entao salga-las lava-las antes de as cozer e come-las assadas ou cozidas com agraco de grao ou de azedas sumo de laranja limao ou vinagre.
no que diz respeito aos frutos nao sao bons nem saos excepto a cereja o damasco e a capandua no seu tempo as azeitonas fortificam o estomago as alcaparras limpam o figado e o baco as ameixas sao boas para os calores do figado e outras partes nobres os figos as uvas de damasco as amendoas purgam as obstrucoes das veias purificam o pulmao e o peito todos estes frutos impedem a corrupcao os humores que vem deles nao se corrompem num nunca seinflamam.
a sede aquece o sangue o que faz que se deva beber com moderacao para evitar essa inflamacao de sangue que o poeria dispor a febre beber-se-a vinho delicado em vez do grosseiro que e o violento e pouco claro e ainda…[???]

REMEDIOS EXTERNOS

depois de ter falado a fundo dos remedios internos abordar-se-ao nestes capitulos os externos para se preparar contra essas perigosas doencas que se engendram vulgarmente da corrupcao do ar que se respira. e por essas racoes que se indicam aqui remedios para preveni e impedir que esta infeccao penetre ate ao coracao.
a cidade de atenas foi assolada por uma grande peste por um ar corrompido oriundo dos lados da etiopia. hipocrates ao ver esta corrupcao do ar fe-lo purificar com fogueiras que mandou acender em redor da cidade inteira e em todas as pracas publicas o que fez cessar este mal perigoso.
deve fazer-se a mersma coisa em redor das casas particulares e mesmo nos quartos com perfumes odoriferos como o zimbro o loureiro o alecrim a salva o timo a lavanda o cravo-da-india a canela a arruda o incenso a mirra o mastique e outras semelhantes. perfurmar-se-ao as casas varias vezes por dia tanto quanto se julgar necessario tambem e bom respirar o ar destes perfumes o vinagre so excelente para ferfumar deitando-lhe frequentemente uma pedra ardente.

DO MITRIDATO E DA TERIAGA

o rei mitridates deu o seu nome a este remedio teve o cuidado de reunir todos os simples que sabia oporem-se ao veneno e compos com eles este preparado admiravel nao apenas contra o veneno mas mesmo contra a peste. a teriaga e um pouco diferente e andromaco primeiro medico de nero acrescentou-lhe apenas a carne de vibora e certo que a teriaga tem um poder maravilhoso sobre o veneno das viboras mas o mitridato e superior a tudo o resto sendo mais suave a natureza mais agradavel e menos inflamavel.
este rei servia-se dele vulgarmente contra os venenos aos quais estava tao habituado que tendo-se querido envenenar a fim de nao cair nas maos dos seus inimigos nao o conseguiu e foiobrigado a mandar-se matar por um dos seus criados.
nao e necessario dar outras provas para mostrar que estes remedios sao bons contra a peste depois daquela que elianus famoso medico de italia do tempo de antonino fez durante uma peste que aconteceu tendo todos os outros remedios sido inuteis. todavia e preciso escolhe-los bem e apanha-los num tempo adequado. vamos ver a seguir os seus efeitos admiraveis.
se o metermos naboca de uma viborae certo que ela morrera tal como se o metermos na boca e cuspirmos sobre um escorpiao e infalivel que morreera pouco tempo depois. as serpentes fogem de tudo o que e esfregado com ele e se o sorarmos sobre um remedio impediremos que faca o seu efeito. se quisermos faremos ainda esta prova: pegue num galo e faca-o engolir uma boa teriaga faca-o atirar-se contra as serpentes ou viboras e e garantido que nao morrera das suas mordeduras como outros galos a quem nao se faz engolir. estes remedios sao semelhantes ao fogo que consome o veneno e que purifica o ar corrompido.
e por esta razao que varios medicos antigos e mesmo modernos proibiram a sua utilizacao porqueos julgavam mais quentes que com efeito sao. porque se forem compostos com calor este e bastante moderado pela grande quantidade de opio que ai se mete . um dos mais sabios medicos desse tempo refectindo sobre a proporcao do opio que ai entra que e mais de um grao por dracma das outras drogas colocou estes remedios no primeiro grau de calor.
e por isso que as pessoas moderadas podem usa-los com certezas e sem receio desde que seja com discricao e sem excessos ver-se-ao as superfluidades que podem corromper os efeitos que farao consomem os humoress resistem e impedem a corrupcao que e a fonte das doencas acalmam o sanguenas veias dao forcas conservam a saude e prolongam a vida. sao precisos doze anos ou mias para tornar perfeita a teriaga. digo mais porque o clima em que estamos e mais frio que ode italia e de africa onde os antigos medicos demoravam todo esse tempo para a tornar perfeita assim so se deve usar ao fim deste espaco de tempo este remedio pode conservar-se trinta anos na sua virtude e na sua mesma forca de tal modo que nao se deve deixar de se servir dele senao ao fim de quarenta anos. galiano usou-o ate aos sessenta anos quando as doencas nao eram perigosas.
e preciso portanto tomar a teriaga de doze a treze anos ate aos quarenta se se quer ter os socorros que dissemos antes e de que falaremos em seguida amaneira de se servir e tomar vinte graos de manha quatro horas antes do jantar ou a noitequatro ou cinco horas depois de um leve jantar. o melhor e toma-la depois da digestao quando o estomago esta limpo e purificacao de tudo.
pode usar-se todos os dias a exemplo desse imperador nao apenas contra o veneno mas contra todas as indisposicoes da natureza contudo deve abster-se dele durante os calores de verao sobretudo aqueles que sao sujeitos a bilis ou que estao na flor da idade ate aos 25 anos toma-los-ao com moderacao. devem proibir-se as criancas porque ser-lhes-ao mais prejudiciais que adequados nao por causa do seu calor mas da sua qualidade essencial.
estes remedios sao soberanos para os idosos e devem usa-los como se fosse um auxilio divino paralhes conservar a saude.
os abusos que vejo cometer todos os dias na utilizacao destes remedios detiveram-me e fizeram-me passar os limites queme tinha prescrito porque muitas pessoas os tomamm sem discricao como se todas as teriagas fossem as mesmas e confiassem no quelhes dizem aqueles que as vendem o que torna estes remedios despreziveis apesar de serem os melhores e os mais preciosos da medicina.

REMEDIOS NATURAIS

os remedios naturais consistem em tres especies: em internos externos e no regime de vida a purga e a sangria referem-se aos internos há simples e compostos os simples sao por exemplo a arruda e o limao os compostos como as pilulas chamas pestilencias a teriaga e o mitridato de que falaremos por ordem agora fazendo ver as suas virtudes e as suas propriedades admiraveis aprovadas pela razao e a experiencia diaria.
os primeiros remedios internos sao a purga e a sangria porque o corpo estando cheio de excrementos e de corrupcoes e facilmente infectado pela peste e e por isso que nos servimos da purga mas o mais suavemente que se puder com medo de agitar e irritar os humores.

MANEIRA DE FAZER UM XAROPE PARA CONSERVAR A VIDA

ponha esta coadura nos ditos sucos com o mel fazendo ferver tudo a cozer em consistencia de xarope. po-los-a a arrefecer numa terrina envernizzada depois em garrafas que conservara em lugar temperado para se servir como se disse tomando todas as manhas uma colherada.
o xarope de que vos falo neste resumo prolonga a vida restabelece a saude contra todas as especies de doencas mesmo a gota dissipa o calor das entranhas e quando já so restar no corpo um pequeno bocado de pulmao e o resto estiver doente mantera o bom e restabelecera o mau. e bom para as dores do estomago para a ciatica as vertigens a enxaqueca e regra geral para as dores internas.
tomando apenas todas as manhas uma colherada deste xarope pode ter-se a certeza de nao precisar nem de medico nem de boticario e passar-se-ao os dias da vida destinada de deus numa feliz saude porque tem uma tal virtude que nao pode sofrer corrupcao nem mau humor no corpo fazendo evacuar tudo suavemente por baixo.
este segredo foi confiado por um pobre campones da calabria aquele que foi nomeado por carlos V como general desse belo exercito naval que enviou a barbaria. o homenzinho tinha 132 anossegundo assegurou a esse general. o qual tendo ido instalar-se em sua casa e ao ve-lo com tanta idade se informou da sua maneira de viver e de varios dos seus vizinhos que eram quase tao idosos como ele e mesmo tao espertos e alegres como se tivessem apenas 30 anos apesar alias de confessarem que tinham levado uma vida muito libertina.
um conde da alemanha doiente há treze anos ficou curado o eleitor da baviera condenado e abandonado pelos medicos do imperio a marquesa de brandeburgo paralitica há nove anos a duqeusa de friburgo que ficou apatica depois de uma longa doenca e varias outras personagens de qualidades cujo numero e quase infinito finalmente todos aqueles que se serviram fizeram uma feliz experiencia dasua qualidade.

PARA A PEDRA DA BEXIGA

este mal e causado pela lua. apanhe escorpioes a hora de marte ou mercurio. ponha-os dentro de um vaso de terra novo que tenha a boca estreita e meta num forno que nao esteja quente de mais durante seis horas depois retire-os e reduza-os imediatamente a po.

PARA AS DORES DE COLICAS

este mal e causado pela lua. apanhe a hora de marte ou mercurio seus inimigos o fruto do loureiro faca um po e de a beber o peso de duas dracmas com vinho aromatico. isto tirara a dor.

PARA A DIFICULDADE DE URINAR

este mal e causado pela lua. pegue a hora de marte ou mercurio seus inimigos na folha e smenete da luzerna e na semente de artemisia e faca-a cozer dentro de agua a cuja cozedura acrescentara uma cantaria sem cabeca pes e asas feitas em po e beba uma colherada. isto faz urinar.

PARA A HIDROPISIA

este mal e causado por saturno. a hora demarte ou de venus seus inimigos mate um faisao e tire-lhe o sangue de ao doente dois copos a beber e ele curar-se-a infalivelmente.

PARA AS DORES DE ESTOMAGO

este mal e causado pelo sol. pegue a hora de marte mercurio ou lua seus inimigos numa galinha e mate-a. e tire entao essa pelucia que se encontra no ventre e faca com ela um po. dando-o a beber com vinho e um bom remedio.

PARA SE PRESERVAR DA GOTA

este mal e causado por saturno. pegue a hora de marte ou de venus na erva chamada matricaria que moera e misturara com a gema de um ovo cozida a maneira de uma omoleta e coma-a em jejum. isso preservar-vos-a totalmente da gota.

PARA LIMPAR OS DENTES E AS GENGIVAS E FAZER CRESCER A CARNE

pegue numa onca de mirra bem moida duas colheradas do melhor mel branco e um pouco de salva verde bem pulverizada e esfregue com isso os dentes a noite e de manha.

CONTRA O MAU HALITO

pegue a noite ao deitar num bocado de mirra do tamanho de uma noz que fara derreter dentro da boca.

PARA A FEBRE TERCA OU QUARTA

cardo-bendito ou cardus benedictus absinto e acafrao. deite em cima agua a ferver e beba da mesma maneira que faz com o cha todos os dias ou um pouco antes de a febre surgir desaparecera em breve.

SEGREDOS MARAVILHOSOS PARA SE CONSERVAR SEMPRE SAUDAVEL

os quais devem tomar-se e compor-se sob as influencias das estrelas para curar em pouco tempo as enfermidadesd a seguir descritas.
pegue a hora do sol como autor da vida em quatro ramos de arruda nove graos de zimbro uma noz um figo seco e um pouco de sal. moa tudo junto e coma em jejum varias vezes.

SIGNIFICADO E CAUSA DOS SINAIS BRANCOS E PRETOS QUE APARECEM NAS UNHAS

As vezes aparecem nas unhas dos dedos das maos uns sinais brancos e outros negros estes bem mais malignos que procedem dos quatro humores que dominam: o sangue a fleugma a colera e a melancolia os quais por estarem sujeitos as influencias dos corpos celestes se alteram diminuem ou aumentam causando varios efeitos.
Para a cura sugeria sao damasceno que fossem feitos quatro jejuns inclusive com abstinencia sexual para reprimir ou atenuar seus efeitos:
1 na primavera para reprimir ou controlar o humor sanguineo que nessa epoca costuma predominar e incitar os mortais a luxuria e a vangloria.
2 na entrada do verao para reporimir ou controlar o humor colerico que nesta parte do ano costuma predominar provocando nos homens as iras odios e coleras.
3 no outono para atenuar os efeitos do humor melancolico que costuma predominar causando enfados tristezas molestias avareza e desesperos varios.
4 no inverno para diminuir o humor fleugmatico que leva a preguica e a lassidao tanto espiritual como corporal.

CURA COM VINHO AZEITE E ORACOES

Um maravilhoso modo de curar todas e as chagas frescas e com vinho e azeite. Essa tatica foi extraida do sacrossanto evangelho de sao lucas no cap. 10 que conta que um homem que ia de jerusalem a jerico caiu nas maos de ladroes que quase o deixaram por morto. E que um samaritano que passava vendo o triste homem nao mal parado se compadeceu dele e apertou as chagas com vinho e azeite curando-o. Entretanto esta tecnica nao cura chagas velhas nem fistulas.

MODO DE CURAR AS CHAGAS NOVAS E FRESCAS SO COM VINHO E AZEITE

Pega rcinco ou seis pedacinhos de pano muito limpo do tamnho da chaga ou pouco maior pondo um pouco de vinho branco em uma vasilha com um pouco de agua filtrada e fervida para que o vinho nao fique muito forte. Benzer a chaga em nome do padre do filho e do espriito santo. Lava-la com um pano de linho molhado azeite comum.
Por entao os paninhos molhados com o vinho sobre a chaga ou ferida em forma de cruz. Notar que os paninhos molhadinhos conservam a chaga mais fresca impedindo que se criem materias danosas a cura.

SEGREDO NECESSARIO PARA REDUZIR A PERDA DE SANGUE

Quando ha muita perda de sangue seja de feridas como pelo nariz ou outros locais como por exemplo na menstruacao das mulheres escreve constantino e o confirma pedro logreto deve ser aplicado po de ras torradas na parte de onde sai o sangue que de logo estancara.

PREPARACAO DO PO DAS RAS

Lancar ras vivas em uma panela nova coberta da qual nao saia qualquer vapor. A panela e posta no fogo sobre brasas vivas ate que as ras estejam de todo torradas. Depois as amassar e passar por uma peneira rala.

UNGUENTO PARA CURAR QUAISQUER FISTULAS OU CHAGAS VELHAS E OUTROS MALES

O segredo de um admiravel unguento para sarar qualquer fistula e chaga velha e o que se segue:
Em uma libra de azeite rosado lancar quatro de oncas de alecrim numa redoma de vidro bem tampada pondo ao sol e tambem no sereno pelo espaco de um mes.
Feito isso lancar um pouco desse azeite em uma tigela de fogo nova pondo a esquentar. Colocar nela bastante cera bela para fazer um unguento que nao seja muito espesso nem muito ralo. Quando a cera estiver derretida e incorporada tirar fora da tigela. Quando esfriar se o unguento ficar muito espesso e duro lancar mais azeite.
Se estiver muito mole acrescentar mais cera bela. Esse unguento cura as fistulas e chagas velhas e tambem as novas e frescas. Observar que se sobre a redoma com azeite e flor se puser quantidade de esterco de cavalo bem quente conservando-a enterrada e bem coberta por espaco de um mes e so depois fizer o unguento ele ficara perfeito e com tanto poder que sarara o mal do cancro as tinhas de bostelas que aparecem nacabeca dos meninos as sarnas e toda a queimadura.
Mas advirto que para sarar todos essas doencas que sao de menor porte o unguento deve ser mais ralo e brando.

PROCESSO DE REJUVENESCIMENTO USADO PELOS ANTIGOS

O medico alemao henrique cohausen mencionava o facto de que o halito das mulheres muito jovens rejuvenesce os homens velhos.
Retif de la bretonne informa que houve em paris uma casa onde mulheres novas e virgens conviviam com os velhos mas sem qualquer contacto carnal porque se o homem tivesse outras intencoes que nao fossem a recuperacao da saude perderiam as forcas e sairiam dali em pior situacao do que aquela em que entraram.
A intencao nao era a d3e excitacao do apetite sexual mas tao somente a recuperacao de parte da juventude. E isto nao pdoera o hopmem conseguir se em vez de respirar o hbalito da mulher jovem e para quiser descarregar neal o seu resto de virilidade.

PEDRA DA CAMURCA

O mundo animal oferece valiosos meios de protecao.
O velhissimo autor staricius fala-nos da camurca que como se sabe e uma especie de cabra montes.
Escreve staricius que em determinada epoca de cada ano aquele animal fica invulneravel as balas dos cacadores. Uma vez que sabe quais sao as ervas protectoras a camurca pasta despreocupadamente certa de que nenhum mal lhe podera advir. Assim (continua staricius) basta sabermos quais as ervas que a camurca come e onde podem se rencontradas para que comendo-as fiquemos imunes tambem.
Quais serao porem essas ervas? Nao e facil a resposta porque ninguem podera seguir o animal para anotar que plantas ele come naquela epoca do ano. Todavia foi-nos revelado o segredo pois sempre ficam partes das ervas no estomago do bicho onde se unem aos pelos dele proprio e formam uma bola bem dura esta chamada pedra de camurca. Essa bola ou pedra e tambem formada no estomago de varios outros animais como podera informar qualquer magarefe.
Segundo se diz quandoum animal lambe outro a fim de obter um pouco de sal engole sempre alguns pelos daquele que esta sendo lambido. Esses pelos nao sao digeridos nem eliminados: ficam no estomago do bicho e ali formam a pecira ou bola muito dura que os magarefes encontram quando matam as reses.
A pedra da camurca substitui satisfatoriamente o bezoar que por sua vez e a cocrecao que se forma nos intestino sendo considerado pelos autores antigos como antidoto para todos os venenos. O verdadeiro bezoar e produzido pela cabra selvagem da protectoras e que a camurca volte a ser vulneravel para que se possa mata-la e extrair do estomago dela a pedra que concentra o poder magico de todas as ervas.
Uma vez obtida a pedra de camurca fazer com ela o seguinte: reduzir a po a referida pedra bebendo-a adicionada em pitadas ao vinho de malvasia. Depois correr ou andar muito depressa ate suar copiosamente.
Dizem os escritores antigos que a pessoa que fizer tres vezes isto ficara invulneravel.

Nota: a malvasia (e nao malvisia) e uma variedade de uva. Esse nome tambem e dado ao vinho feito com essa uva.

PARA OS CASADOS QWUE NAO TEM FILHOS

Para saber qual das pessoa (numc asal) nao podia ter filhos tornavam os antigos a urina de ambos marido e mulher cada uma numa vasilha. Em cada qual descansavam um pouco de farelo de trigo. Na urina que aparecessem bichos estava o defeito de nao poder procriar ou conceber.

ELIXIR DA CORAGEM

Eis aqui o chamado elixir da coragem (conhecido durante a guerra dos trinta anos pelo nome latino de acqua magnanimitatis).
Prepara-se da seguinte maneira: - em pleno verao bater com um chicote num morro de formigas ate que elas assustadas produzam uma secrecao acida de cheiro intenso.
Recolher entao boa quantidade de formigas as quais sao postas num alambique.
Enche-lo de aguardente muito forte e pura. Depois selar e por o alambique ao sol.
Quatorze dias apos coar o liquido (que ja tera consistencia de xarope) misturando a ele meia onca de canela em po.
Tomar meia colher de sopa deste elixir num copo de bom vinho.

FEITICO PARA CURAR A CALVICIE

Pegar umas dez moscas domesticas e atirar numa frigideira onde esteja a ferver um poucfo de azeite puro de boa qualidade.
Deixar que as moscas fervam bastante com o azeite. Quando passar tempo suficiente para ue os microbios morram pela fervura tirar a frigideira do fogo. Deixar esfriar e guardar aquele azeite com as moscas num frasco. Unta-se com este azeite a parte calva da cabeca todos os dias.
E bom que antes de aplicar o azeite se raspe com navalha parte ja calva para dar forca a penugem que ainda resta.

PARA QUE OS CABELOS SE CONSERVEM PRETOS E NAO CAIAM NUNCA

Tomar folhas de azenheiro e cascas de pepino secas em partes iguais. Pisar e espremer bem.
O sumo obtido e colocado em meio quartilho de aguardente canforada e com ela bem misturado.
O resultado e posto ao relento por oito noites seguidas.
Com esta mistura lavar a cabeca pelo menos de tres em tres dias.
Os cabelos nao cairao nem mudarao de cor.

PARA QUE AS UNHAS E OS CABELOS CRESCAM DEPRESSA

Cortar as unhas e os cabelos quando a lua estiver no crescente e no signo do touro virgem ou libra.

PARA QUE AS UNHAS E OS CABELOS CRESCAM POUCO

Cortar as unhas e os cabelos quando a lua estiver no minguante e no signo de cancer peixes ou escorpiao.

PARA QUE A BARBA E OS CABELOS BRANCOS SE TORNEM PRETOS

Tomar folhas de figueira negra bem seca e feitas em po. Misturar com azeite de marcela galega e untar os cabelos e a barba muitas vezes.

PARA QUE NAO NASCAM NEM CRESCAM CABELOS

Raspar muito bem com uma navalha os cabelos que nao se quer que nascam mais.
Untar aquele lugar com goma arabica desfeita com o sumo de erva moleirinha ou sangue de morcego.
Os cabelos nao crescerao mais.

PARA CONSERVAR LOUROS O CABELO E A BARBA

Tomar folhas de nogueira e cascas de roma.
Destilar tudo junto em alambique de vidro. Com esta agua lavar muito bem por quinze dias seguidos a barba e oscabelos. Eles se conservarao louros se ja forem naturalmente dessa cor.

PAR AQUE A BARBA E OS CABELOS SE CONSERVEM SEMPRE NEGROS

Mandavam os antigos fazer um grande pente de chumbo com o qual penteavam a barba e os cabelos varias vezes durante o dia.

RECEITA DE PARACELSO PAR AFORMACAO DE UMA CRIATURA ARTIFICIAL POR ELE CHAMADA DE HOMUNCULO

No seu livro de nature rerum diz paracelso:
“tem-se muito discutido a ideia de que a natureza e a ciencia nos teriam proporcionado meios para criar um ser humano sem a interferencia da mulher.
Quanto a mim acho isto e p+erfeitamente possivel e nao e contrario as leis da natureza.
Dou aqui as normas que deverao ser observadas para que se atinja aquel objectivo.
Poe-se num alambique a porcao suficiente de semn humano sela-se o alambique e este e conservado durante quarenta dias a temperatura semelhante a que prevalece no interior dum cavalo.
Ao fim desse prazo a semente humana comeca a crescer a viver e a mover-se.
Ja entao deve possuir forma humana embora apareca transparente e imaterial.
Durante mais quarenta semanas deve ser cuidadosamente alimentada com sague humano e guardada no mesmo local aquecido.
Aparece entao uma crianca viva com todas as caracteristicas de um recem-nascido porem menor.
A isso se da o nome de homunculo.
Deve ser tratado com todo o cuidado ate crescer o necessario e comecar a evidenciar sinais de inteligencia.”

PILULAS PARA TER SONHOS QUE POSSAM SER INTERPRETADOS

Casca de raiz de cinoglossa: 15% semente de meimen 20% dro: 15% extrato de opio: 15% mirra: 23% olibano: acafrao: 6% castoreo: 6%.
Fazer com essa mistura pequenas pilulas que serao tomadas quando a pessoa for deitar-se para dormir.

PRODUTO USADO PARA QUE A PESSOA NAO SEJA FERIDA

Procurar um cranio (ja com musgo) de enforcado ou de quem tenha sido morto no suplicio da roda.
Anotar o local e deixar o cranio de jeito que seja facil retirar o musgo.
Voltar finalmente ao sitio na sexta-feira seguinte antes do nascer do sol.
Raspar o musgo e guarda-lo num pedaco de pano.
Coser depoiseste pano no forno do casaco debaixo da axila esquerda.

Enquanto usar este casaco a pessoa esta livre de qualquer genero de ferimento.
Segundo alguns autores a pessoa que engolir um pouco do musgo antes duma batalha estara livre de ferimentos.
Esta substancia (musgo de caveira) figura como remedio de grande eficacia na antiga farmacopeia com o nome latino de “usnea humana”.
Ensiava-se na idade media que a “usnea humana” dva bons resultados nas perturbacoes mentais uma vez que e produzida pelo cerebro humano. A sua estrutura musgosa concedia-lhe tambem o poder de estancar hemorragias (e nem era preciso aplica-la a ferida) bastava que o ferido a segurasse na mao fechada).
E sabido que depois de certo tempo surge uma penugem musgosa nas caveiras humanas quando nao foram enterradas.
Um livro antiquissimo chamado o misterioso tesouro dos herois ensinava que caveira tinha de ser de enforcado ou de decapitado.
De acordo com a medicina magica nenhuma outra caveira servira porque nos casos de morte por doenca o corpo do doente ha de estar naturalmente contaminado e portanto e incapaz de fornecer a verdadeira usnea humana.
So um individuo que tenha morrido em boa saude (alguem cuja morte haja sido provocada pelo carrasco) possui as qualidades requeridas.
Esta receita e quase impossivel de ser utilizada hoje em dia porque ja nao se costumam deixar os enforcados pendurados na forca.

COMO FAZER E USAR A CORRENTE MILAGROSA
(SEGUNDO OS ANTIGOS MAGOS)

Tomar uma folha de papel branco e escrever a mao a carta cujo texto daremos abaixo.
Tirar treze copias iguais. Conseguir treze nomes compeltos (de baptismo e sobrenome) e os respectivos enderecos de pessoas conhecidas ou desconhecidas mas que nao sejam amigas intimas nem parentes de quem vai iniciar a corrente.
Para cada uma dessas pessoas mandar pelo correio uma copia da carta.
Nao se deve escrever o noem nem endereco de quem esta mandando a carta. Noutras palavras a pessoa que receber a carta nao deve saber quem a mandou.
Tambem nao se deve levar pessoalmente as cartas nem mesmo para coloca-las por baixo das portas pois sempre ha o perigo de as pessoas a quem sao dirigidas verem quem as esta distribuindo.
Eis as palavras que deverao ser escritas em cada folha de papel:
“ser humano meu semelhante:
Escrevo-te em nome das forcas magneticas do universo em nome das forcas do bem e do mal.
Peco-te que tires treze copias deste carta e envies cada uma das copias a uma pessoa diferente que nao seja tua amiga intima nem tua parenta.
Estara ajudando assim a um teu semelhante.
Desejo alcancar um beneficio (que nao trara prejuizo para ninguem) e isto depende desta corrente pois se fizeres estaras prejudicando alguem e nao teras vantagem nenhuma com isto ao passo que se deres prosseguimento a corrente faras um bem a mim e a ti mesmo porque tambem poderas alcancar um beneficio.
Muitas pessoas que quebraram correntes como esta sofreram grandes males e prejuizos ao passo que todas aquelas que deram prosseguimento as correntes alcancaram beneficios e vantagens.
Nao mandes dinheiro – manda so um pouco do teu magnetismo e da tua boa vontade. Que as forcas magneticas do universo te sejam favoraveis.”
Fazer o pedido as forcas magneticas do universo e as forcas do bem e do mal.
Se a corrente for mantida sera alcancado aquilo que se deseja. Caso seja partida poderao vir muitos males para quem a quebrou.
Tambem se pode iniciar a corrente depois de alcancado o beneficio.
Fazer o pedido as forcas magneticas do universo e as forcas do bem e do mal prometendo a elas que fara uma corrente do tipo desta.
Obtido o beneficio iniciar a corrente da maneira como foi explicada acima porem com ligeira diferenca no texto: em vez de escrever:”desejo alcancar um beneficio” deve-se escrever:”alcancei um beneficio”. O resto e igual.
O pedido as forcas magneticas forcas do bem e do mal – sou aprte integrante de vos. Eu dependo de vos assim como vos dependeis de mim. So desejo o equilibrio das coisas. Preciso de... (dizer aqui o pedido) para que seja mantido o meu equilibrio. Preciso de vossa energia para que tudo me saia como desejo e para que tudo fique equilibrado.
O magnetismo sai de um lugar para outro a fim de que a parte desequilibrada se torne equilibrada.
E o magnetismo das coisas e o equilibrio perfeito da energia de todo o universo.
O mecanismo do universo depende tao-so da perfeita distribuicao de energias.”


MISSA NEGRA



Missa negra

como e de fato a missa negra em hoimenagem a lúcifer (sata)

a missa negra e oficiada em homenagem a lúcifer, e nela se faz tudo ao contrario daquilo que se fgaz na misssa romana: comeca pelo fim; as expressões de perdao e paz sao trocadas por expressões de perdao e paz sao trocada por expressões de guerra e de ódio; em lugar da aceitacao da vontade divina lanca-se um repto ao celestial poder; e a consagracao e violentamnete profanada.
Conforme o lugar e o tempo que que e celebrada, pode a missa negra variar: sempre haverá no altar um corpo nu de mulher, e os fins que se deseja alcancar3 serao sempre os mesmos: o crime e o sexo, ou entao esssas duas coisas de uma so vez.

Alguns livros dos fins do seculo XVII e do principio do seculo XVIII trazem a descricao da famosa missa negra celebrada na franca em Janeiro de 1678. traduzimos a seguir essa descricao, compilada de vários manuscritos:

Sete pessoas se dedicam afanosamente ao arranjo das coisas necessárias a misssa que se vai celebrar em casa da marquesa de montespan: a voisin e a sua filha margaridfa; a chanfrein, a a trianon, lesage, romain e o padre guibourg. E a missa negra, e o altar foi erguido num pavilhao que existe no fundo do quintal da marquesa.

Lesage da por encerrado o misterio da quarentena; a chanfrein, a trianon, lesage, romain e o padre guibourg. E a missa negra, e o altar foi erguido num pavilhao que existe no fundo do quintal da marquesa.

Lesage da por encerrado o misterio da quarentena; a chanfrein, a trianon, lesage, romain e o padre guibourg. E a missa negra, e o altar foi erguido num pavilhao que existe no fundo do quintal da marquesa.

Lessage da por encerrado o misterio da quarentena; a chanfrein, trouxe um menino, cerrtamente raptado num dos bairros: a roman acende o forno, o carrasco já forneceu a quantidade suficiente de banha humana, extraída dos criminososo por ele enforcados no pátio da prisao.

A marquesa teve de pagar a voisin as cem mil libras que prometera. E uma grossxsa quantia, mas a voisin nao faz por menos, e, afinal, que sao cem mil libras para quem quer satisfazer um capricho? Com efeito: a marquesa, favorita de luís XIV, deseja mudar as inclinacoes do soberano em relacao a fontages e para issso esta disposta a fazxer o impossível. A bela fontages e para isso esta disposta a fazer o impossível. A bela fontages e para isso esta disposta a fazer o impossível. A bela fontages esta prejudicvando a amizade que luís XIV . destruída esta, fácil será convencer o soberano a casar-se de novo… desta vez< com ela própria. Tudo isto lhe e soprado pela voisin, que promete resolver os problemas todos, por mais difíceis que sejam. Pois nao e verdade que os filtros e artes magicas da voisin podem tudo? Nao e verdade que o amor, e tambem a morte, obedecem a esssas artes e a esses filtros?

Aproxima-se o momento supremo; esta escura a noite; duma porta secreta emerge o sacerdote, que vai rezar durante algum tempo no pavilhao.

Nao e esta a primeira vez que o padre guibourg oficia sobre um corpo nu de mulher: já o fez em varias ocasiões no seu castelo de villebousin; mas aqui, na rua beauregard, neste pavilhao quase escondido no fundo sombrio do quintal e e por isso da o máximo de si mesmo: nao quer que a patrocionadora deixe, nem um minuto sequer, de confiar nele com todo o ardor.

Vem agora a montespan, que se faz acompanhar de uma das suas damas (a senhorita dês oeillets). Cobre-lhe o rosto perfumada mascara, porem a voisin logo a reconhece, pois sao inconfundíveis aqueles ombros elegantisssimos, aquele ta-lhe divino, e aquele porte orgulhoso. Sem delongas a bruxa a conduz ao pavilhao.
A marquesa e que parece hesitar um pouco: estremece levemente, quase resiste, retarda os passos… sim, já conhecia de perto a misssa negra, e já expusera o corpo num altar semelhante aquele; mas isto em sua própria casa em situacao menos seria. Ali, naquele pavilhao, sentia-se estranha. Nao há, porem, lugar para desfalecimento: já a voisin comeca logo a tirar as jóias e os vestidos de sua senhora.
Enquanto isso, a bruxa diz a meia voz:

-avante, marquesa! Nao há o que temer!

Contudo, a montespan nao se mostra definitivamente resolvida; e quanto chega as ultimas pecas da roupa, quando o corpo sublime esta para desnudar-se por completo, ela ainda resiste. Sem perda de tempo, a voisin cochicha-lhe palavras de animacao:

-bem sabeis querida marquesa, que e imprescindível a nudez total: vosso corpo tem de ficar todo nu sobre o negro pano do altar. Sem isto, nao serao obtidos bons resultados.

A formosa dama se deixa vencer, mas ainda há uma coisa que a perturba, e ela pergunta com certa angustia:

-e o menino? Caira sobre mim o sangue dele?

Responde-lhe a voisin com um elogio macabro:

-nao pode ser de outro modo, senhora; e as gotas de sangue parecerao rubis quando baterem de encontro a esse extraordinário mármore que forma o vosso corpo de ninta.

Rebate ainda a marquesa com voz tremula:

-que horror! Sinto-me desfalecer. E terrível!

Mas a voisin e que nao titubeia nunca:

-lembrai-vos do trono, senhora! (diz ela com calor), imaginai que, em vez do sangue do menino, e o sangue da vossa rival que se derrama sobre o vosso corpo. Lúcifer nada se alcancara.
Comeca entao o ritual. Já agora se encontra no altar o corpo nagnbifico da grande dama. As linhas impecáveis daquele corpo; as curvas suaves; a brancura de neve – tudo isto que faz a loucura do rei sobressai de encontro ao negror do forro do altar. A almofada de veludo, tambem negra, posta debaixo da cabeca majestosa, parece fazer resssaltar a belezxa da cabeleira cor de ouro, que desce, em ondas, para o chao. As pernas, buriladas, rolicas, de ancas poderosas, se afastam para a direita e para a esquerda, num abanion que seria obsceno se nao fosse tao artisticamentye sublime; os bracos estao abertos em cruz; e as maos seguram, cada uma delas, um castical de ouro macico.
A luz palente das velas como que saltita pelos recantos escuros, envolve os objectos, dao contornos ao mesmo tempo o perfume estranho que se evola dos turibulos alimentados com incenso oriental e as espirais de fumo parecem fantasmas que se elevam no ambiente e logo desaparecem. Reina silencio quase total, porque se ouve tao-so o estalar do círio preto, e, talvez, o bater agitado daquele coracao ardente que e o da marquesa.
Agora se ouvem passos leves e compasssados: e o sacerdote que traz o cálice de ouro para colocar sobre o ventre da aristocrata. O objecto sagrado vem coberto com finíssimo pano de linho, por cima do qual foi posto um pergaminho novo, onde estao escritos os desejos daquela mulher. Comeca o padre maldito a recitar, com voz monótona e rouca, mas firme, funciona como sacrista. E quando finalmente ela vibra a campainha, o sacerdote põe um joelho em terra e beija o púbis quer ali esta a mostra. A marquesa nao pode evitar um estremecimento, ao sentir aquele contato impuro.
Aproxima-se o momento da consagracao: o sacerdote prepara no cálice uma estranha mistura: um pouco das cvinzas dum menino queimado num forno e reunido a uma hóstia consagrada partida em pequeninos; para completar a pasta conjuntoria, falta apenas certa quantidade do sangue duma crianca. E ali esta a dês oeillets, ajudante da voisin, com um menino trazido pela chanfrein, guibourg o recebe e o levanta acima ds cabeca; e enquanto a crianca grita de medo, ele pronuncia solenenmente as seguintes palavras:

-cristo Jesus procurava atrair os pequeninos: “sinite parvulos venire ad me.” Eu, que dele fui sacerdote, sacrifico para quem assim me posssas conceder o que te rogo e requeiro.
E com uma faca de dois gumas afiadíssimos, abre, sem perdendo as forcas, e os gemidos enfraquecem a proporcao que o sangue emana da grosssa arteria cortada e cai pesadamente no corpo marmóreo da marquesa. O completa-se o conteúdo do cálice com aquele sangue; e o cadáver do imolado e entregue a voisin para que o atire dentro do forno.
Antes que se extinga o circulo negro, feito com a banha dum enforcado, o apóstata suspende ate acima da cabeca o cálice no qual se encontra a horrenda mistura, e em voz solene comeca a falar como se ele próprio fosse a montespan:

-eu aqui (aqui diz o nomne, apelido, e titulo da montespan) rogo e requerio para mim, e somente para mim, o carinho do rei, e que ele nunca, jamais, em tempo algum, de mim se afaste ou se aborreca; e rogo tambem que facas com que a rainha fique para sempre esteril; e que o soberano deixe o leito conjugal.
Aqui termina a descricao da missa. Fazem-se a seguir alguns comentários a respeito deste assunto.
Os serios problemas sociais que principiaram em 1793 e cumularam com a revolucao francesa contribuíram para que fosse praticamente abandonada a missa negra, e assim memo sem a pompa que antes a caracterizava.
Foi isto assim ate 1850, mas, a partir de entao, viram-se os europeus novamente magnetizados pelo estudo das coisas extraterrenas; comecaram a investigar a magia negra e a magia branca; puseram-sze a fazer experiências no campo do ocultismo; fundaram centros espíritas; descobriram novas ciências, como a frenologia e o magnetismo.
Parece que foi a franca o pais que mais se dedicou a essas atividades e pesquisas, embora toda a Europa demonstre o máximo interessse por tudo isso. Temos de reconhecer, porem, que a misssa negra restaurada nao exibe o mesmo esplendor da original; já nao se derrrama o sangue de meninos sobre os corpos das mulheres; já nao se obedece fielmente aos princípios tetricos da lei antiga, e o que se viu foi a busca de prazeres sexuais atraves de um misticismo confuso e vacilante.

Como efeito: a partir de 1850, os sequazes de lúcifer já nao tem a mesma fe que os antigos demonstravam: alguns sao aventureiros sem orientacao religiosa; outros sao meros buscantes de gozos sexuais: sao sádicos, masoquistas, degenerados de todas as especies: em vez da invocacao dos demónios verdadeiros, invocam os demónios do prazer e do vicio.

Há excecoes, todavia, e uma delas e eugenio vintras, mencionado em todos os livros que tratam destes assuntos. Foi ele o fundador de uma seita chamada o carmelo, tambem conhecida como obra da misericórdia.

Considerava-se vintras a reencarnacao do profeta Elias, e, com tal, usava barba longa, envergava túnica de sacerdote pomposos. Com isso tudo, logrou reunir muitos seguidores, que viam nele pelo menos um ser misterioso e dotado de poderes estranhos. Talvez fosse realmente um homem extraordinário, de grande forca mística, ou talvez andasse em busca de prazeres inauditos, mas o fato e que as autoridades francesssas o consideram infrator das leis.

Os proselitos de vintras celebravam suas missas aos sábados, e de maneira peculiar: mantinham-se nus durante a cerimonia toda; gritavam: “amor! Amor! Amor!; e terminavam caindo nos bracos uns dos outros. Consta nos livros que tais missas degeneravam sempre em desenfreadas orgias. Uma delas (a mais citada) foi celebrada em paris em 1845. havia sido proibida por vintyras (que na ocasiao se encontyrava em Londres), mas talvez por isso mesmo despertou mais intyeressse. Durante ela, materializou-se um demónio que para isso aproveitou o fluido magnetico de três pessoas em estado sonambulico, em seguida, entrou na posse erótica de uma rapariga que lhe foi entregue em sono cataleptico. O sacerdote que devia realizar a consagracao do alto ficou inibido por causa da oposicao de vintras (o qual mesmo a distancioa, fazia sentir sua influencia). Debalde se es esforcarem os indivíduos presentes ao ato: brotava-lhes o sangue pelos olhos, pelo nariz be pelos ouvidos; com o esforco que desenvolviam, faziam com que estremecesssem e se entrechocassem os moveisdo recinto; o ambiente ficou saturado de eletricidade. Nada disso, porem, logrou modificar aquele estado de coisas: definitivamente estuporado, o sacerdote se viu impossibilitado de desenhar no espaco os sinais mágicos da consagracao, e assim a rapariga, deflorada pelo demónio, permaneceu em estado cataleptico ate morrrer.

O sucessor de vintras foi um certo abade boullan, que imprimiu nova orientacao ao carmelo, mas incentivou-lhe o carácter sexual (que ele chamava misticismo). Atingiu excessos inacreditáveis a perversao moral do abade. Para termos ideia de como se passavam as coisas, basta dizer que a copula sedomita (coito anal), por ele imposta aos escolhidos do carmelo, era considerada uniao celeste.

Missas como a que descrevemos acima, e que apresentavam elementos de cunho re4almente satânico, nao se realizam mais nos tempos modernos, a nao ser, talvez, muito excepcionalmente. Em nossas dias, celebram-se missas negras em casa dalgum milionário norte-americano excêntrico, ou na oficina dalgum artista desequilibrado, improvisa-se um altar, compram-se objectos semelhantes aos que se usavam antigamente, procura-se fazer o que mandam os livros malditos – ridículo do que diabólico, e a intencao e mais de busca de prazeres e emocoes estranhas do que nao de invocacao do demo nio. Comparecem quase sempre indivíduos curiosos que desejam saber o que se passsa neste campo, e tambem homens e mulheresz esgotados que esperam descobrir nessas coisas algum estimulo novo para os seus embotados sentidos.

Pode-se dizer, portanto, e em resumo, que já nao existe a misssa negra como ato demoníaco, embora a imprensa noticie, de vez em quando, o reaparecimento desse genero de actividade. (trata-se, quase sempre, de informacoes imprecisas, fragmentarias, com pouca base real.)

Em 1865, houve em charleston, nos estados unidos, um tempo dedicado a lúcifer, no qual se celebravam, todas as noites cerimonias infernais. Nas quartas e sextas-feiras, a cerimonias infernais. Nas quartas e sextas-feiras, a cerimonia consisitia nba celebracao da missa negra. Entoava-se o hino dedicado a satanaz, hino esse composto por um certo josue cardussi, que era considerado bom poeta.

E longo este hino, e portanto nao nos parece razoável transcreve-lo todo aqui, dsaremos, nada obstante, algumas estrofes dele, para que o leitor faca uma ideia do assunto.

“quando no copo cintila o vinho,
assim como no fundo da pupila brilha noss’alma;
quando correm a terra e o sol,
e trocam palavras de amor;
quando sucede o espasmo duma copula invisível
que atinge os montes e fecunda a planície,
a ti chegam meus cantos atrevidos;
a ti, imenso principio do ser.
Materia e espírito,
Razao e sentimento.”

Naquele tempo, chamado luciferino costumava-se recitar liturgia (ou ladainha) maldita, da qual damos aqui a integra.

A litania dos maldizentes segundo os manuscritos

Emem nome de satanaz, espírito do mal, senhor das trevas amem!
Satanaz esteja convosco – amam!
E com o vosso espírito – amem!
Satanaz, amaldicoai-nos;
Príncipe das fornicacoes, amaldicoai-nos;
Rei da luxúria, amaldicoai-nos;
Pai do incesto, amaldicoai-nos;
Satanaz, que fazeis com que
Os homens se destruam como feras, amaldicoai-nos;
Serpente do genesis, amaldicoai-nos;
Satanaz, que movestes o braco de Caim, amaldicoai-nos;
Satanaz, que fizeste noe cair no sono, amaldicoai-nos;
Protetor dos ladroers e assassinos, amparai-nos;
Ânfora de peconha, ajudai-nos;
Mestre das ciências malditas, velai por nos;
Materia e espírito razao e forca, npos vos adoramos.
Satanaz esteja connosco – amem!
E com o nosso espirto – ama!
Terminou a missa demoníaca.
Sejam nossos podertes mágicos invioláveis
Em toda a superfície da terrra,
Nas profundezas do mar,
E no espaco infinito.
Amem! Amem! Amem!.

No livro intitulado historia da magia em franca, de autoria de júlio carinet, descreve-se um templco que existiu em paris no comeco do seculco XIX, o qual era mantido por bruxedos e bruxas de todo genero. Neste templo, segundo o mesmo autor, entoava-se, durante uma das cerimonias sacrílegas, a seguinte:


A litania negra segundo

Os manuscritos de s. Cipriano

Lúcifer, misere nobis;
Belzebu, misere nobis;
Leviata, misere nobis;
Bael, principoe dos serafins, ora pró nobis;
Belfegor, príncipe dos serafins, ora pró nobis;
Astaro, príncipe dos tronos, ora pró nobis;
Asmodeu, príncipe das dominacoes, ora pró nobis;
Belial, príncipe das virtudes, ora pró nobis;
Perriel, príncipe dos principados, ora pró nobis;
Eurinomo, príncipe dos arcanjops, ora pró nobis;
Juniel, príncipe dos anjos, ora pró nobis;
Belfegor, pai da luxúria, ora pró nobis;

Esta parte da litania negra parece querer dar a entender que as entiudades celestes se encontram sob o domínio das infernais. Seguem-se nomes desconhecidos na literatura demoníaca. Taalvez se trate de pessoas de certa notoriedade naquela epoca, mas nao se sabe a intencao do autor da litania se e desmoraliza-las ou prestar-lhes homenagens. Eis as estrofes em que aparecem tais nomes:

Fereal, pai dos assassinos, ora pró nobis;
Bordao, pai dos ladroes, ora pró nobis;
Perrier, pai dos bêbados, ora pró nobis;

Termina a ladainha com uma sequencia de nomes que nao estao seguidos de apostos:

Ataúde, ora pró nobis;
Boca fumegante, ora pró nobis;
Pedra de fogo, ora pró nobis;
Carnívoro, ora pró nobis;
Cuteleiro, ora pró nobis;
Candeeiro, ora pró nobis;
Grande bode, ora pró nobis.

O QUE E SABBAT

Sabbat e o nome que os franceses davam a festa celebrada pelos feiticeiro num lugar isolado para entrar em contacto com o diabo e executar suas operacoes magicas.
O nome frances de sabbat vem do fato de ais festas se se realizarem geralmente aos sabados.
No fausto de goethe encontra-se uma descricao maravilhosa da festa ou reuniao dos feiticeiros sob o nome de noite de walpurgis.
Os espanhoies o designavam pelo termo aquelarre derivado do vasconco:”aquer” – bode e “larre” – campo porque o diabo se apresentava a festa sob a forma de um bode e essas reunioes se faziam nos campos e lugares ermos por serem os lugares ais existem a descricao que nos da dessa assembleia tal como a celebravam a descricao que nos da dessa assembleia tal como a celebravam so feiticeiros na espanha dom juan anotio lorente que foi secretario-geral da inquisicao espanhola que tirou-a dos documentos oficiais do santo oficio:
“a elas presidia o diabo sentado numa grande cadeira as vezes dourada outras vezes escura como ebano com muitos adornos de estilo majestoso. Tomava a figura de um ser monstruoso triste iracundo negro e horrivel. Sua cabeca de burro apresentava dois chifres grandes como de bode na fronte e ouro menor no meio deste se desprendia uma luz que alumiava mais que a lua porem menos que o sol. Seus olhos eram grandes redondos muito abertos cintilantes e aterrorizadores a barba era como a de cabra o corpo e a estatura como o de homem e uma parte de bode nos ombros havia grandes asas de uma plumagem exremamente negra os bracos e as maos eram de forma humana os pes como os de cabra sua voz era como a de um touro rouca e desagradavel suas palavras eram pronunciadas em tom severo e grave seu semblante tinha uma expressao repugnante e melancolica – chamavam-no de o bode de sabbat.
As sessoes iniciavam-se as vinte e uma horas em ponto e terminavam a meia-noite ou mais tarde sempre porem antes do cantar do galo. Os assistentes comecavam por aproximar-se do diabo e prestar-lhe adoracao beijando-lhe o pe esquerdo a mao esquerda o orificio anal e as partes sexuais e chamando-o senhor e deus – mas era o deus do mal o negativo.

“depois faziam um arremedo infernal da missa. Seis ou mais diabos inferiiores apareciam e apresentavam no altar calices patena galheta e outras coisas preparavam um dossel com figuras diabnolicas ajudavam-no a por o habito a alva a casula e outros ornamentos todos pretos como as toalhas de adornos do altar e assim era arrumado o palco para a missa negra.

“comecavam a sua missa e sermao exortando a que nunca mais voltassem ao cristianismo pois que prometia aos seus um paraiso melhor do que o dos cristaos para o qual quao mais fizessem nesta vida do wque os cristaos chamam de pecado maior e melhor eden os esperaria na oura.

“recebia as ofertas sentado numa cadeira preta. A feiticeira mais importante chamada rainha das feiticeiras sentava-se ao seu lado direito trazendo um porta-voz em que se achava pintada a figura do diabo ao lado esquerdo sentava-se o feiticeiro mais importante chamado o rei dos feiticeiros com uma baciazinha. Os principais concorrentes e outros professores se o desejassem oferciam dinheiro e as mulheres torta de farinha. Depois beijavam o porta-voz e de joelhos adoravam o diabo beijando-lhe onde ja dissemos feiticeiro escolhido levantava-lhe a cauda. Continuava a sua missa negra e consagrava primeiramente um objecto redondo e preto que parecia ser uma sola de sapato com a imagem do diabo dizendo as palavras da consagracao do pao e depois com o calice cheio de um liquido asqueroso comungava e dava a comunhao aos presentes.

“acabada a missa os feiticeiros e as feiticeiras realizavam um banquete e logo se entregavam a um furioso bacanal em que cometiam toda especie de aberracoes sexuais.”
Descricoes semelhantes a esta com ligeiras modificacoes form feias por diversos escritores eclesiasticos que se ocuparam do assunto entretanto os demonologos que nao pertencem a igreja nos descrevem o sabbat sob outros aspectos.
E vemo-la repetida salvo pequenas minucias em todos os manuais bruxaria que escreveram membros da igreja os quais em sua maioria foram inquisidores. Sao eles os que mais afirmam a realidade do sabbat pois pelo crime de assistir ao sabbat foram queimados pela inquisicao alguns milhares de inocentes.

Nota:
Cremos que muitos autores ao negar a realidade do sabbat se referem unicamente as cenas fantasticas que nele se descrevem pois referem unicamente as cenas fantasticas que nele se descrevem pois e evidente que estas so podem existir nos sonhos provocados pelas drogas narcoticas e afrodiacas daquele unguento das bruxas pois quanto as reunioes de bruxos nao ha duvida de que existiram apesar de nao ser o seu objectivo precisamente o de render culto ao demonio mas sim a carne.
Por isso disse michelet em “la sorciere”: “o sabbat nao era senao uma farsa libidinosa com pretexto de bruxaria. Infelizmente as descricoes que temos dele sao em geral ridiculas e sobrecarregadas dos adoradores grotescos da epoca.
Nao nos estendemos na investigacao das origens historicas do sabbat porque semelhante especie de consideracoes nos levaria demasiadamente longe. Nteressou-nos mais separar a parte real da parte puramente fantastica que contem asdescricoes do sabbart que nos deixaram os demonologos.
Quem desejar aprofundar-se no assunto deve consultar um notavel documento do seculo XVI relativo as feiticeiras d navarra cujo original se conserva na biblioteca nacional de madrid encardenado com outros documentos interessantes no volume DE 150 da sala dos antigos manuscritos. Trata-se de uma carta dirigida ao condestavel de navarra pelo inquisidor de calaorra.

O CULTO OFERECIDO A SATANAS

Desde tempos mais antigos o homem procurou no decorrer dos seculos conhecer alguma coisa de oculto do que no se aprende nas escolas e se conserva secreto a maioria da humanidade. Desde os tempos remotos dos caldeus dos persas fe dos antigos egipcios ate nossa epoca tem havido pesoas dedicadas ao estudo do ocultismo e da magia negra.
Alguns destes homens trabalharam unicamente pelo afa de saber outros buscando o poder e a riqueza ou fazendo uso de seus conhecimentos com maus propositos para serem poderosos e submeterem os outros as suas vontades.
Apesar do ceticismo de alguns e das proibicoes da igreja catolica o estudo da pratica e ritos de magia nao morreu e esta muito longe de morrer. Ao contrario ganhou maior ctvidade desde a 2º grande guerra quando foi usada por HITLER.
Procurei colecionar alguns detalhes relativos ao estudo do ocultismo moderno que chegaram ao meu conhecimento e exponho adiante um resumo dos mais interssantes sobre o assunto.
E neste tempos materialistas em que dominam a ciencia positiva existem muito devotos da magia e do satanismo que ressurge a cada dia que passa.
Sobre a magia negra disse-me uma pessoa estudiosa do assunto: - ja assiti a sesoes e reunioes dedicadas a essas coisas mas agradar-me-ia penetrar mais a fundo na ciencia e pratica do ocultismo esses ingenuos e simpaticos espiritas nao chegam a triunfar completamente em parte nenhuma or serem quase leigos no assunto.
Na inglaterra um dos mais altos sacerdotes dedicados ao culto do saber no caminho esquerdo e um homem que deve ter feito maravilhas nas pesquisas d ocultismo. Refirmo-me a alcister crowley que tem sofrido ataques tremendos de criticas.
Crowley fez reviver o movimento a favor do oultimsmo ao voltar da sua expedicao ao thibet e desde entao esse movimento tem-se estendido consideravelemnte ate hoje. Comecou por publicar uma revista extraordinaria chamada ate hoje. Comecou por publicar uma revista extraordinaria chamda the equinox (o equinocio) que despertou grande interesse entre os ocultistas ministyrando-lhes poderosos argumentos sobre a magia. O livro de crowley sobre o significado dos tarots egipcios ja e classico.
Em 1919 foi fundada uma loja satanica em londres perto de bloomsbury square. As praticas a que al se entregavam eram muito repugnantes. Os satanistas celebravam um rito diabolico chamado missa negra que nao tinha nada que ver com o rito da magia propriamente pois a missa negra nao era mais do que um pretexto de que se valiam pessoaws depravadas para satisfazer seus vicios.

No comments: